10 curiosidades de Sai de Baixo

Exibida pela Rede Globo entre 1996 e 2002, Sai de Baixo é uma das melhores sitcoms brasileiras já produzidas. Escrita por um batalhão de roteiristas — incluindo Miguel Falabella, Rosana Hermann, Maria Carmem Barbosa e Euclydes Marinho — atualmente a série está no ar nas terças-feiras, às 20h30, no canal a cabo Viva.

Sai de Baixo contava as atrapalhadas histórias de uma família comandada pelo desastrado Vavá (Luis Gustavo) e pelo vagabundo Caco Antibes (Miguel Falabella). Magda (Marisa Orth), esposa de Caco, é o estereótipo da mulher burra e fútil. Sua mãe Cassandra (Aracy Balabanian) é uma ex-grã-fina que não deixou para trás seu antigo estilo de vida. A empregada Edileuza (Claudia Jimenez), folgada e desbocada, fecha o elenco principal ao lado de Ribamar (Tom Cavalcante) porteiro do prédio no Largo do Arouche (SP), que se aproveita do chefe, o síndico Vavá. Vamos lembrar algumas Curiosidades sobre a turma do Arouche?

# Sai de Baixo fez muito sucesso por se diferenciar dos demais humorísticos em exibição no Brasil.O formato do programa era diferente também das sitcoms norte-americanas, já que era bastante informal. Por ser gravado em um teatro de São Paulo, o Procópio Ferreira, estimulava muito a interação com o público. Os atores frequentemente interagiam com a platéia, esqueciam as falas ou riam das situações que estavam interpretando. Cada episódio era gravado duas vezes e, na edição, eram misturadas as melhores cenas de cada gravação. Muitos dos erros eram editados e não apareciam no final, mas se fosse uma situação que desse graça à história, ia ao ar assim mesmo. O que não era raro!

# A série estreou com a difícil tarefa de ganhar do Topa Tudo por Dinheiro, programa comandado por Sílvio Santos, no SBT, exibido no mesmo horário de Sai de Baixo — nos domingos às 22h, depois do Fantástico. Na estreia, o programa conseguiu chegar a 26 pontos de audiência.O Ibope só cresceu com o decorrer da temporada, e fez a Globo retomar o primeiro lugar.

# No segundo ano da série, com a saída de Cláudia Jimenez e a estreia fracassada de Ilana Kaplan (a Lucinete, que só ficou quatro semanas no Arouche), o programa perdeu um pouco seu público, mas continuava bem. A volta ao auge aconteceria na terceira temporada, com o episódio Toma que o Filme é Teu, transmitido ao vivo. Neste dia, a Rede Globo cravou uma média de 40 pontos de audiência, com picos de 45.Posteriormente, foi revelado que Gimenez deixou o programa por brigas com os diretores e roteiristas, que frequentemente encaixavam nos textos piadas sobre seu peso.

# Outros conflitos ajudaram a desfalcar ainda mais o elenco de Sai de Baixo. Depois de desentendimentos com o restante do elenco e seu diretor Dennis Carvalho, em 1999, Tom Cavalcante pediu a Globo, uma licença do humorístico para se dedicar à produção do piloto de Megatom (estrelado por ele entre 2000 e 2001). O pedido foi aceito, mas ao final de uma gravação da quarta temporada de Sai de Baixo, Tom surpreendeu a todos fazendo um discurso de despedida. Como consequência, foi suspenso do elenco e afastado definitivamente do humorístico.

# Daniel Filho criou e produziu Sai de Baixo, ao lado de Luis Gustavo. Apesar da experiência como ator e diretor, esta foi sua estreia como produtor de uma sitcom. Daniel gostou tanto do gênero que participou da produção das microsséries O Auto da Compadecida e A Invenção do Brasil (depois adaptadas para o cinema). Na telona, o diretor deu seu toque de comédia para o sucesso Se Eu Fosse Você, que rendeu dois filmes.

# Luis Carlos Tourinho (Ataíde), Márcia Cabrita (Neide Aparecida), Ary Fontoura (Pereira) e Caquinho (Lucas Hornos) também fizeram parte do elenco recorrente nas últimas temporadas da sitcom. Ao longo da série, foram dezenas de participações especiais, incluindo Dercy Gonçalves, José Wilker, Milton Nascimento, Elba Ramalho e Rita Lee.

# Falando em Luis Gustavo, o Vavá não foi seu primeiro personagem cômico de sucesso. Em 1983, o ator protagonizou Mário Fofoca, seriado sobre o atrapalhado detetive criado pelo saudoso Cassiano Gabus Mendes na novela Elas por Elas (1982). O personagem fez tanto sucesso que teve sua própria série, deu as caras em Sai de Baixo no episódio Uma Morta Muito Viva (Mario Fofoca apareceu para investigar a suposta morte de Cassandra, mais um golpe da sogra de Caco), e ainda fez uma participação especial no remake de Ti Ti Ti, em 2010.

# Sai de Baixo emplacou vários bordões, lembrados até hoje, como “Cala a boca, Magda!”, “Eu tenho horror a pobre” e “Me inclua fora dessa!”, além de apelidos nada românticos entre Caco e Magda, como “canguru perneta”. Miguel Falabella retomou o formato da sitcom em Toma Lá Dá Cá — série que teve três temporadas e também era gravada com uma plateia — outro sucesso da Globo que foi encerrado antes do seu desgaste inevitável.

# O Largo do Arouche é uma praça tradicional da região central de São Paulo. Situado no distrito República, seu nome foi mudado várias vezes: Largo do Ouvidor, Largo da Artilharia, Praça Alexandre Herculano. O nome é uma homenagem ao Marechal José Arouche de Toledo Rendon (1756–1834), primeiro diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

# Apesar de ter sido um grande sucesso (sem dúvida, a maior audiência que a Globo já teve nas noites de domingo), Sai de Baixo foi cancelada em 2001, já que o “Plim Plim” decidiu investir no então crescente mercado de reality shows. Para quem não se lembra, naquele ano estreava No Limite, apresentado por Zeca Camargo. Bela troca hein? Fala sério…

Lembra de mais Curiosidades sobre Sai de Baixo? Ainda acompanha a série no Viva? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER