10 episódios essenciais de Breaking Bad

10 episódios essenciais de Breaking Bad

Na sua tribo já chegou televisão? Então é bem provável que você saiba que a partir do próximo domingo (11), irão ao ar os episódios finais de Breaking Bad considerado por muitos o evento televisivo do ano.

Se realmente ficou preso numa ilha deserta e não sabe do que estamos falando, fizemos uma seleção para você não ficar de fora da conversa que vai dominar as rodas de boteco e chats do Facebook de todo mundo que é interessado por séries. Tão próximo do fim, qual a melhor forma de realmente sentir o gosto amargo da transformação de Walter White de tiozinho gente fina para o psicopata assassino druglord? Assistindo a nossa seleção de episódios que fundamentaram essa transformação! Então ‘kirido’, senta que lá vem maratona!

Pilot (primeira temporada, episódio um)

O que acontece? Diagnosticado com câncer no pulmão, o pacato Walter White vê que chegou sua hora e que ele deixará sua família, composta de esposa grávida (nota mental: muito gata para ele) e filho com deficiência física, sem nem um tostão. Qual a solução para isso? Começar a fabricar Metanfetaminas num trailer vagabundo com um ex-aluno drogado, claro!
Porque ele é importante? Olhar esse episódio em retrospectiva mostra quão profundo foi o declínio moral de Walter. Ele era aquele tio da piada do pavê, o professor de química bigodudo sem moral e numa virada impressionante virou o anti-cristo de Albuquerque. Isso nos ensina a tratar com cuidado seu tio sem graça e parar de mexer no celular durante as aulas de química! Nunca se sabe, né….

p.s: Fuck you and your EYEBROWS (Walter Wins!)

Better Call Saul ( episódio oito, segunda temporada)

O que acontece? Quando um dos vendedores de Jesse é preso pelos tiras (#SessãoDaTarde) eles procuram um advogado para tirá-lo da cadeia. Ao invés disso eles terminam com Saul, um projeto de advogado mau caráter, mal vestido, com uma careca recoberta pelo cabelo penteado de lado e muito engraçado.
Porque ele é importante? Saul Goodman eleva o show dando mais características a ele, apresentou Gus para Walter e Jesse, acentua o humor e torna tudo muito mais leve. À medida que as temporadas foram passando, o tom de tudo foi ficando mais sombrio, mas Saul sempre esteve lá para ridicularizar (a si mesmo e aos outros) e diminuir um pouco a tensão entre as cenas. Além disso, não existe nada no mundo melhor que seus comerciais!

4 Day’s Out (episódio nove, segunda temporada)

O que acontece? Walt e Jesse fazem uma maratona de produção de metanfetamina, indo com o trailer para o meio do nada e cozinhando cristal um fim de semana inteiro. Mas tudo sai errado quando a bateria do carro acaba e as provisões deles também.
Poque ele é importante? Jesse Pinkman, o personagem de Aaron Paul, seria morto no final da primeira temporada. Hoje é impossível imaginar Breaking Bad sem ele. A relação dele com Walter é o que norteia a série e pensar em mudar essa dinâmica seria modificar toda a série. Esse episódio inteiro se vale basicamente da interação entre esses dois personagens e na química entre os atores. Bola dentro não tirar Paul da trama. Além disso, nesse episódio aparece um dos mais famosos momentos “Macgyver” de Walt. Olha como ele soluciona o problema da bateria…

Over (episódio dez, segunda temporada)

O que acontece? Walt tem uma milagrosa melhora em seu câncer e decide parar com a produção de drogas. Se o nome do seriado fosse Breaking Good talvez as coisas tivesses melhorado mas, evidentemente, não foi o que aconteceu.
Porque é importante? Esse episódio marca o início da decadência de Walter. Se no começo ele fabricava drogas para manter sua família, aqui ele já tinha dinheiro e sua doença estava melhorando. Ele poderia simplesmente parar. A transformação dele de cara pacato que toma uma decisão ruim para Waltinho Beira-Mar sociopata maluco sem alma fica definitiva a partir desse episódio, pela sua decisão de continuar a produção por que quer. Aqui podemos enxergar quem Walter realmente é e vislumbrar o que ele iria se tornar.

One Minute (episódio sete , terceira temporada)

O que acontece? Jesse toma uma surra de Hank e vai para o hospital, todo quebrado. Hank já aceita que sua carreira na polícia está acabada por ter perdido o controle com o parceiro de Walt quando é atacado pelos “primos” de Tuco, o traficante que ele mata no final da primeira temporada.
Porque é importante? Cenas de tensão de primeira qualidade com Hank se justificando na trama nesse episódio. Se até então ele era um policial machista, cunhado mala, tio chato e babacão, é aqui que ocorre a transformação. Enquanto Walt se aproxima do “lado negro da força”, Hank se torna um grande detetive, um cara de bom coração e um contraponto à espiral de loucura e maldade que Walt está entrando. E anuncia que o grande embate, no final de toda a série, será entre os dois personagens. Uma pequena homenagem a esses dois assassinos bacanas e gentis (#sóquenão), que tem um fim tenso, segue abaixo:

Fly (episódio dez, terceira temporada)

O que acontece? Walt encontra uma mosca dentro do laboratório. Ele quer a mosca morta. Ela não parece disposta a morrer. Fim.
Por que é importante? Brian Cranston e Aaron Paul justificam toda a hype em relação a suas atuações nessa sequência onde o diretor Rian Johnson grava um episódio inteiro dentro de um laboratório com todos os outros personagens da série ausentes e Walt e Jesse colocando sua relação e suas ações até agora em pratos limpos enquanto caçam uma mosca. Pobre mosca. (spoiler: cenas fortes com a morte da mosca em slow-motion no final, assistam ao vídeo abaixo que é sensacional)

Box Cutter (episódio um, quarta temporada)

O que acontece? Walt e Jesse mataram o ex- assistente de laboratório e lidam com as consequências disso.
Porque é importante? Gus era o DrugLord sem muitas expressões, educado e asséptico mas que inspirava temor por demonstrar vislumbres de um monstro em seu interior. Um monstro que conhecemos quando ele resolve dar um uso pouco normal a um estilete. A cena dele entrando calado no laboratório enquanto Walt fala sem parar, tirando sua roupa, colocando um macacão, rodeando a todos em silêncio, calmamente retornando para trás de seu funcionário e abrindo a jugular de seu próprio capanga descuidado assombrou nossos sonhos. Tenso, viu? Durmam mal a partir de agora com a cena abaixo…

Face Off (episódio treze, quarta temporada)

O que acontece? Todas as relações construídas ao longo da série chegam em seu ápice. Walter e Jesse, Walter e Gus, Tio Salamanca e Gus,… meus Deus, a forma como eles dão cabo de Gus (#chorando).
Porque é importante? …. é fenomenal!!!! Sério, ele perde metade da cabeça! Tudo que esperávamos era que Gus sumisse do mapa mas o que acontece é muito mais. Sem ninguém para mandar no pedaço, é criada a situação ideal para Walt tomar o poder e se tornar aquilo que todos nós sabíamos que cedo ou tarde ele se tornaria. Sério, se a cena abaixo não te impressiona, vá ver Gossip Girl

Dead freight (episódio cinco, quinta temporada)

O que acontece? Um grande carregamento de drogas se aproxima e Walter e seus comparsas se mobilizam para interceptá-lo.
Porque é importante? Se você não tinha se convencido do monstro que Walt havia se tornado, esse episódio é para você. Sequências sensacionais e o assassinato de uma criança mostra que a brincadeira ficou lá pela primeira temporada. Para você ver que não somos só nós, o site IGN deu 10 estrelas de 10 possíveis e George Mastras concorre ao Emmy esse ano por ter escrito ele. O vídeo abaixo é grande e se você quer só ficar chocado com a maldade, siga para 13:00.

Gliding Over All (episódio oito, quinta temporada)

O que acontece? Cinco temporadas sendo feito de besta. Walt conseguiu disfarçar suas atividades ilegais durante todo esse tempo mas finalmente Hank, que por acaso é detetive e trabalha na delegacia de narcóticos, soma uma mais um. O resultado? Só veremos nos episódios que virão a seguir.
Porque é importante? Todo mundo sabia que isso aconteceria. Hank finalmente entendeu… (aliás, a cara de esposa traída pegando o marido no pulo do fim do episódio vale dois Emmy’s, um tá pouco). Dois caras que não gostam de perder, cabeça dura, e que apostaram alto demais, sendo adversários secretos por tanto tempo e tudo se resume a isso. É difícil ver uma série mexer em seu status quo de maneira tão definitiva. Achamos complicado ver Walt e Hank saindo, ambos, vivos do embate que virá.

Todo mundo duvida muito que depois disso tudo Walt tenha redenção. E você? Hank mata ele? O câncer mata ele? O que será de Walter White depois disso tudo? Comente!

Fonte: Screen Crush

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER