10 motivos por One Tree Hill ter feito sucesso

Na próxima segunda-feira, 23 de setembro, completa-se dez anos que estreou uma das séries adolescentes de grande sucesso dos anos 2000. One Tree Hill, ou para os mais íntimos Lances da Vida (Oi Xico!), ficou no ar durante nove temporadas entre os canais The WB e futuramente na CW.

A saga de Lucas Scott e companhia acabou caindo no gosto de público, tendo seus períodos de altos e baixos, porém sempre se reinventando. O Manual Prático dessa semana abordará em 10 motivos o sucesso que a série teve.

oth-cast

The WB

Não querendo menosprezar a CW, mas as produções da saudosa The WB sempre tiveram qualidades incríveis. As três primeiras temporadas de One Tree Hill foram produzidas pelo extinto canal, e foram exatamente esses anos que de certa forma acabaram tendo uma audiência que chamasse mais a atenção.

Com a vinda da CW, a série mudou, nem tanto por conta da tal migração de canal, mas também por fatores naturais de roteiro para dar também mais gás à série. Que o fato da emissora ajudou bastante a série em seus primeiros anos, isso é algo um tanto o quanto evidente.

oth-leyton-2

Roteiro

Uma coisa que não se pode negar é que a série sempre teve um roteiro que se destaca. Foi incrível a forma natural da cronologia da evolução da história e dos personagens juntamente com o seu público, mesmo quando teve o avanço de cinco anos no início da quinta temporada.

Os roteiristas conseguiam desenvolver tramas bem trabalhadas, plots interessantes, que sempre conseguiam prender o público. Mesmo quando tem aquele momento “vou abrir mão da série” (quem nunca?), sempre se dava um jeito de voltar a acompanhar.

oth-leyton

Drama

Por mais que One Tree Hill fosse uma série adolescente, sua carga dramática e realista era tão intensa, que era digna de uma produção voltada mais ao gênero adulto. Conflitos familiares, vício, gravidez na adolescência são apenas alguns dos temas abordados ao longo de suas nove temporadas, e sempre de forma bem intensa.

Quem não se lembra do surpreendente episódio With Tired Eyes, Tired Souls and Tired Minds, We Slept, que foi um dos mais memoráveis de toda a série e que atingiu a maior audiência da história de One Tree Hill? A série estava em seu auge, quando fomos presenteados com um episódio tão profundo, com texto, atuação e direção impecáveis e em perfeita sintonia.

oth-haley

Trilha Sonora

Um dos pontos inegáveis de One Tree Hill que vale a pena ser citado é sem sombra de dúvidas a sua trilha sonora. Desde a canção tema, as músicas que embalavam as histórias dos personagens era algo que sempre marcava, algo bastante comum até em séries do gênero.

Toda vez que tocava um som no episódio, no dia seguinte os fãs da série já procuravam loucamente para poder baixar. As músicas que sempre embalavam os casais Lucas e Peyton e Lucas e Brooke eram sempre as mais procuradas.

one-tree-hill

Público fiel

Por mais que a série tenha sofrido diversas mudanças, muitas delas bastante drásticas, um dos motivos que fez a série ficar no ar por tanto tempo foi o seu público. Mesmo com a queda de audiência que foi sofrendo em seus últimos anos, One Tree Hill conseguiu se manter, sempre com o apoio de seus espectadores.

O avanço de cinco anos ocorrido na quinta temporada deu novos ares à trama, fazendo com que a audiência não sofresse tanto com os novos rumos que a série alcançara. O mesmo em relação à saída de Lucas e Peyton, pois pelo fato do casal protagonista deixar a série, ninguém dava fé que a produção teria ainda fôlego, sendo então cancelada em sua 7ª temporada, algo que não aconteceu, para a alegria dos fãs.

oth-brooke-peyton-lucas

Triângulo amoroso

Durante os primeiros anos da série uma coisa que agitou bastante a história foi, sem dúvida, o triângulo amoroso formado por Peyton, Lucas e Brooke. A temática em cima dos três personagens foi algo bem realista, bastante comum de acontecer entre adolescentes, com duas melhores amigas brigando e colocando a amizade entre elas em questão por conta de um garoto.

Na minha opinião, a crise entre as duas durante parte da quarta temporada por conta disso foi um dos melhores momentos dos três personagens, pois apesar de tudo o que aconteceu, no momento mais difícil Brooke e Peyton deixaram as diferenças de lado e viram que a amizade no fim vale mais do que brigar por interesse amoroso.

Apesar de ter terminado com Peyton no final e merecidamente, Lucas e Brooke tinham uma química única também. Esse triângulo deu tanto o que falar que muitos fãs se dividiram em torcidas distintas conhecidas como Brucas (eu sou e sempre serei) Leyton.

oth-haley-nathan

Haley e Nathan

Por mais que Brucas e Leytons de plantão torcessem para que Lucas ficasse com Brooke ou Peyton, nenhuma delas chegou aos pés de Haley e Nathan. O casal é um dos mais emblemáticos não só de One Tree Hill, como de várias séries, por conta de tudo que eles passaram juntos.

Quando Nathan começou a se envolver com Haley, começou a ser visto um lado mais humano do jovem, que com o tempo ficava cada vez mais apaixonado por ela. Como nem tudo são rosas, é claro que o casal teve seus momentos turbulentos, como quando Haley começou a investir em sua carreira de cantora, o início da gravidez da jovem, a invalidez de Nathan no início da quinta temporada, entre outros.

Apesar de tudo isso, os dois foram a prova mais que clara que um casal de verdade é aquele que não importa os obstáculos, passando por cada um deles juntos, sempre se fortalecem.

oth-skills-mouth

Personagens marcantes

Por mais que a série girasse em torno de Lucas, Peyton, Brooke, Nathan e Haley, não foram só eles que ficaram marcados. Não podemos esquecer de diversos outros personagens, que de uma forma ou outra sempre tinham merecido destaque.

Alguns que jamais serão esquecidos são Mouth, Skills, Rachel, entre outros. Além deles, não podemos jamais esquecer de mencionar os irmãos Keith e Dan Scott. O primeiro ajudou a cuidar de Lucas quando nasceu, enquanto o outro foi o grande vilão da série.

Tanto Keith quanto Dan têm uma importância muito grande na série.

oth-brooke-frases

Frases marcantes

Uma das marcas registradas de One Tree Hill eram as frases ditas em seus episódios. Os dizeres eram tão profundos, que por um momento se esquecia de que tratava-se de uma trama adolescente.

Quem nunca utilizou de uma das frases ditas pelos personagens como status do saudoso MSNou na descrição do perfil do Orkut? Dentre eles, destaque para as frases ditas por Lucas Scott no início ou no final de cada episódio, durante sua permanência na série.

oth-s4

Valores

No meio disso tudo, One Tree Hill sempre passou uma mensagem. Os valores da vida sempre foi o que os produtores queriam sempre transmitir aos seus espectadores, com todos os temas abordados em seus nove anos de existência.

De todas as transmitidas durante a série, nenhuma chegou tão perto do que foi o aproveitamento da juventude e a amizade, abordadas principalmente no final da quarta temporada. O desfecho daquele ano, como a cena da formatura e os personagens reunidos na cena final celebrando foi sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da série.

Por esses e outros motivos, One Tree Hill teve o seu sucesso mais que merecido, com certeza.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER