10 programas de auditório inesquecíveis

Não dá para falar da TV brasileira sem mencionar os programas de auditório. Este gênero de atração é caracterizado pela presença de uma plateia composta por visitantes que interagem com o apresentador através de palmas, vaia e outras manifestações.

Dois ícones a serem citados são Chacrinha e Silvio Santos que tornaram-se fenômenos de audiência popularizando o gênero. Mas como meu Brasil brasileiro tem vasta criatividade vários outros programas surgiram, e na Semana Brasil, o Box de Séries tráz para vocês os dez mais memoráveis.

Discoteca do Chacrinha

Estreou na TV Tupi em 1957 e passou pela Excelsior, Bandeirantes e Globo. Chacrinha também comandou a Buzina do Chacrinha e a Hora do Chacrinha. Esse último foi o primeiro programa de calouros da TV brasileira. Os programas apresentavam artistas, cantores em destaque, músicas da parada de sucesso e calouros. Na TV Globo, Chacrinha passou a promover a entrega dos troféus Disco de Ouro e Velho Guerreiro. Chacrinha tornou famosas as “chacretes” e seu grito de guerra: “Terezinhaaaa!”

Perdidos na Noite

Estreou em rede nacional pela Rede Gazeta, em 1984, e trazia Fausto Silva como apresentador. O nome foi inspirado no filme norte-americano Midnight Cowboy, que, no Brasil, também é conhecido como Perdidos na Noite. O programa era marcado pela irreverência e pelo humor muitas vezes chulo e politicamente incorreto do apresentador Fausto Silva. A principal chamada era: espelho, espelho meu, existe algum programa pior do que o meu?”. O programa durou até 1988, quando Fausto Silva foi contratado pela Rede Globo para comandar o atual Domingão do Faustão.

Programa Livre

Transmitido pelo SBT e apresentado por Serginho Groisman estreou em 1991. Era realizado em um auditório com uma plateia composta por jovens, quase sempre estudantes, trazia entrevistas, shows, quadros humorísticos e gincanas. Em 1999, com a saída de Serginho para a Rede Globo, vários apresentadores passaram pelo programa, incluindo Otávio Mesquita e Christina Rocha. Em janeiro de 2000, a atração passou a ser comandada por Babi Xavier como apresentadora fixa. Porém, um ano depois o programa deixou de ir ao ar por consequência da baixa audiência.

Programa do Ratinho

Mais um soberbo programa do SBT, o Programa do Ratinho foi ao pela primeira vez em 1998, apresentado por Carlos Massa (Ratinho). Seu conteúdo era basicamente cultura popular, com música, informação e humor. Sem sombras de dúvidas um dos quadros mais marcantes era os Exames de DNA que por vezes era trágico, mas muito engraçado. Os personagens criados no programa também são inesquecíveis: Sombra, Marquito, Bola Sete, Xaropinho, Tunico, etc. Após ter sua exibição encerrada em 2006, dois anos depois, o programa retornou à grade de programação até os dias de hoje.

Domingo Legal

Estou certo de que o SBT é o canal mais significativo neste gênero. O Domingo Legal estreou em 1993, apresentado por Gugu Liberato. Os quadros mais marcantes do programa eram Taxi do Gugu, Gugu na Minha Casa, a disputa entre artistas Eles e Elas, com provas conhecidas como Prova do Tato, Prova do Desenho, Mão no Bicho, entre outras, além da polêmica Banheira do Gugu. O programa também ficou marcado pela transmissão de uma falsa entrevista com membros da facção criminosa PCC. Foi polêmico, foi babado, foi confusão e a Vara Civil Federal até proibiu a exibição do programa. Mas tudo foi contornado, só a audiência que nunca mais foi a mesma. Após a saída de Gugu para a Rede Record, o apresentador Celso Portiolli assumiu o comando dando um novo ritmo a atração que é exibida até hoje.

Programa H

Este, na minha opinião, é uma das maiores lindezas da televisão brasileira. O Programa H estreou em 1996, apresentado por Luciano Huck. O programa era focado em conteúdo para jovens sendo exibido pela Bandeirantes. Com quadros que apostavam na sensualidade, como as personagens Tiazinha e Feiticeira, o programa que era exibido a tarde passou a fazer parte da programação noturna do canal. Posteriormente Huck foi contratado pela Rede Globo, e a Band deixou o programa nas mãos de Otaviano Costa. Além da mudança de apresentador, o nome do programa foi alterado para O+. Otaviano Costa não estava conseguindo segurar a audiência, logo a emissora resolveu inserir Sabrina Parlatore na atração. Rebatizado mais uma vez como Superpositivo, o programa foi extinto em 2002 devido a baixa audiência. Saudade!!

Beija Sapo

Exibido pela MTV entre os anos 2005 e 2007, era apresentado pela modelo Daniella Cicarelli. No programa, um participante denominado príncipe ou princesa tinha que escolher entre três participantes vestidos de sapos ou pererecas, um deles para dar um beijo na boca no final do programa. Os pretendentes excluídos, ou pela princesa ou pelo príncipe, ainda tinham a oportunidade de beijar na boca mesmo assim. Logo após sua eliminação, Daniella Cicarelli chamava algumas pessoas da platéia para disputar no grito, com a frase “Socorro, Cicarelli!!!”, a chance de beijar a pessoa eliminada. o programa foi responsável por um dos primeiros beijos gays da TV brasileira que se deu entre o Príncipe Alê e o Sapo Jonathas (DJ Feeling) em setembro de 2006.

Casos de Família

Uma das maiores fábricas de memes da internet, o programa Casos de Família estreou em 2004, apresentado por Regina Volpato. Diariamente apresenta temas do cotidiano que vão ressaltar as emoções dos participantes presentes no palco, da plateia convidada e dos telespectadores que estão em casa. Dando espaço para um espetáculo desgraças e bizarrices, sendo exatamente este fato o conquistador de audiência. Em 2009, após a saída de Regina, Christina Rocha assumiu a atração. Além de ter a apresentador mais debochada da TV, o programa ainda passou por algumas controvérsias, como os relados de os participantes receberem cem reais de cachê, além de almoço e transporte todos custeados pela emissora. Mas quer saber? Eu nem me importo, quero é barraco, meu amor!!

Gente Inocente

Momento fofuxo da Lista de hoje! Gente Inocente foi um programa infantil exibido durante a década 60 pela Rede Tupi. Apresentado por Lúcio Mauro e Cecília Lemes, a atração foi extinta nos anos 70, mas vinte e cinco anos depois a Rede Globo ressurgiu com o programa agora apresentado pelo ator Márcio Garcia. Cada domingo, um artista (em geral cantores e atores) era convidado a ser entrevistado por Márcio e crianças do elenco fixo (bancada) Natália Soutto, Pedro Lucas, Peter Brandão, Andressa Nunes, Amanda Ribeiro, Renan Borges e outros. Foi destaque do programa o quadro Cantando no Chuveiro, revelando talentos como a cantora e dubladora Jullie.

Topa Tudo por Dinheiro

Quem quer dinheiro? Não dá para falar de programas de auditório sem citar um dos programas do gênio da comunicação Silvio Santos. Topa tudo por dinheiro estreou em 1991, vinculado logicamente, pelo SBT. Uma atração marcante do programa eram as câmeras escondidas ou pegadinhas, a que os participantes assistiam, e Silvio fazia uma pergunta a respeito da mesma para eles ganharem prêmios em dinheiro. A última exibição ocorreu em 2001, quando deu lugar ao reality show Casa dos Artistas. O formato retornou em 2008, com o nome de Programa Silvio Santos, englobando também atrações dos extintos programas Qual é a Música e Hot Hot Hot.

Menções honrosas: Amor & Sexo, Altas Horas, Dercy de Verdade, Eliana, Esquenta!, Programa Raul Gil, Superpop e Xou da Xuxa.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER