14 injustiçados do Emmy

Falou em injustiça, falou em premiação. E muita gente só lembra do Oscar nessas horas (especialmente os fãs do Leonardo DiCaprio) mas a verdade é que assim como na telona, muita gente que brilha na telinha também não tem o reconhecimento que merece por parte da indústria e dos seus colegas de trabalho. Com o Emmy não é diferente…

A premiação rola semana que vem, dia 20, e provavelmente vai trazer outras injustiças para chatear os fãs de séries. Mas não fica assim, não. O importante é não perder a esperança — e como eles dizem: ser indicado já é uma grande honra! Para lembrar que é possível não ganhar prêmios e ainda assim ser incrível, hoje o Box de Séries selecionou 14 craques do horário nobre da televisão que nunca ganharam o Emmy pelos seus trabalhos em inúmeras séries de sucesso. Se liga:

Sofia Vergara e David Duchovny

Mesmo sendo a atriz mais bem paga de Hollywood, a colombiana Sofia “La Toti” Vergara até hoje só aplaudiu as colegas. Múltipla indicada para melhor atriz coadjuvante em série de comédia, já chegou até a perder para a própria parceira de elenco, Julie Bowen, a outra estrela de Modern Family. Aos 43 anos, Sofia, além das 4 indicações ao Emmy, acumula 5 indicações ao Globo de Ouro e 7 indicações ao SAG.

Já David Duchovny é bacharel em literatura inglesa pela Univesidade de Princeton e mestre do mesmo curso pela Universidade de Yale. Chique, né? Apesar dos muitos prêmios de poesia que ele recebeu, Emmy mesmo não chegou nenhum. Com duas séries de sucesso gigantesco (Arquivo X e Californication), David tem no currículo 4 indicações ao Emmy e 8 ao Globo de Ouro — incluindo a vitória em 2008.

Amy Poehler e Kristen Wiig

Já a genial Amy Poehler conquistou milhares de fãs nos tempos de Saturday Night Live e mais alguns milhões com Parks & Recreation — agora falta só coroar essa carreira de sucesso com um Emmy. Apesar do número inacreditável de 18 indicações, Amy por enquanto tem só o Globo de Ouro, conquistado ano passado. Esse ano, Amy chega com 3 indicações ao principal prêmio da TV: uma para atriz principal em comédia e duas pela criação e roteiro do último Globo de Ouro, que ela também apresentou.

E parece que o SNL só deu sorte no Emmy para Tina Fey mesmo, porque a Kristen Wiig foi outra que não faturou nenhuma estatueta. Com 6 indicações (uma por ano desde 2009), Kristen pode não ter vencido o Emmy mas já foi indicada a coisa muito mais mais graúda: em 2011 ela deu as caras no Oscar, representando as divas do humor com sua indicação a melhor roteiro original, pelo sucesso Missão Madrinha de Casamento.

Kim Catrall e Steve Carell

A fabulosa Kim Catrall é na verdade inglesa e canadense, mas foi no Estados Unidos que ela se deu bem, especialmente com a personagem Samantha Jones, que a consagrou internacionalmente durante os 6 anos de exibição do ultra clássico Sex and the city, que ainda rendeu 2 filmes que foram sucessos de bilheteria. Mesmo com 5 indicações, Kim não abocanhou o Emmy, mas tem um Globo de Ouro e 2 SAG na estante da sala.

Já Steve Carell não pode reclamar de tudo o que conquistou apesar da falta do Emmy. A versão americana de The Office foi um sucesso estrondoso e a escola de um novo jeito de fazer comédia, ensinando Modern Family a ganhar o Emmy anos mais tarde. Steve coleciona 11 indicações (entre atuação, direção e roteiro) e assim como Kristen Wiig, pode dizer que é um membro da “outra Academia”, já que ano passado foi indicado ao Oscar pelo drama Foxcatcher. Steve também é vencedor do Globo de Ouro.

Michael C. Hall e Courteney Cox

A primeira indicação de Michael veio em 2002, pela sua performance na atemporal Six Feet Under. Mas foi mesmo na pele do assassino em série Dexter que a nuvem do Emmy pairou na cabeça dele, mesmo sem nunca chover alguma estatueta. É considerado por muitos um dos maiores injustiçados da história da premiação. Mas se o Emmy não quer, tem quem queira: O Globo de Ouro o premiou, em 2010, como Melhor Ator em série de drama.

Já a eterna Monica Geller-Bing de Friends foi a única das meninas da série que ficou de mãos vazias. Aos 51 anos, Courteney nunca foi indicada ao Emmy, apesar do sucesso estrondoso de Friends e do seu elogiado desempenho em Cougar Town. Para não ser injusto, Courteney tem um SAG em casa, vencido em 1996, dividido com os outros 5 protagonistas de Friends, de Melhor elenco de série de comédia.

Jon Hamm e Christopher Meloni

Apesar da sequência antológica de vitórias de Mad Men no Emmy (foram 4 anos consecutivos como Melhor Série de Drama), Jon Hamm acabou ficando de fora na hora da partilha de pães e passou as 7 temporadas da série sem vencer nada, além de indicações como ator convidado nas séries 30 Rock e Unbreakable Kimmy Schmidt. Jon é premiado com o Globo de Ouro, com o SAG, e outras dezenas de prêmios internacionais, devido ao reconhecimento mundial de seu desempenho como o publicitário Don Draper.

Outro galã que é um conhecido de longa data das telinhas também ainda não tirou a sorte grande no Emmy. Sua carreira impecável inclui os sucesso Oz e Law & Ordem: SVU, sendo a última responsável pela sua única indicação ao prêmio, em 2006. Mas ele tem conquistas importantes em outras áreas: Chris é um admirado ativista das causas LGBT e já recebeu vários prêmios de reconhecimento social de associações ligadas ao movimento.

Hugh Laurie e Jerry Seinfeld

O sucesso indiscutível de House, M.D não foi o suficiente para consagrar Hugh Laurie com um Emmy, mesmo com as 6 indicações que ele recebeu durante os anos de exibição da série. Hugh recebeu 2 Globos de Ouro e 2 SAG, além de ser um músico reconhecido pela crítica especializada e ainda detentor do título de Cavaleiro Real pela Ordem do Império Britânico, uma das mais altas condecorações do Reino Unido.

Mesmo com Seinfeld tendo sido aclamada como Melhor Série no Emmy de 1993, Jerry nunca recebeu uma estatueta pela sua atuação de si mesmo ou pelos episódios que escreveu, roteirizou ou dirigiu. A comédia de observação dessa lenda do stand-up o tornou mundialmente famoso como uma das referências máximas da área, sendo lembrado até hoje pela sua arte de fazer “os vários nadas” da rotina parecerem engraçado.

Michael Landon e Angela Lansburry

Apesar de ficar 15 anos no ar com o sucesso Bonanza, Michael faleceu em 1991 sem nunca ter sido agraciado com a estatueta do Emmy por seus trabalhos na TV. Em compensação, recebeu o Emmy honorário em 1982 pela a Academia Internacional de Arte e Ciência Televisiva, por seu longo esforço na produção de programas e conjunto da obra em vida. Também é considerado um dos maiores injustiçados pela premiação.

Também representando a velha guarda, a icônica Angela Lansburry tem 6 Globos de Ouro, 5 Tonys, 1 Oscar honorário e centenas de prêmio internacionais que colecionou ao longo dos seus 89 anos de idade. Mesmo assim, o Emmy insistiu em ignorar sua excelência e talento, pela excepcional Murder, she wrote, sucesso nas décadas de 80 e 90. Também é condecorada com a Ordem Real do Império Britânico, além de fugitiva da Segunda Guerra Mundial, quando fugiu com sua mãe e irmãos para os Estados Unido, pouco antes da “blitzkrieg”.

E você? Concorda que essa constelação acima é digna de levar um Emmy pra casa? Acha que faltou algum injustiçado na Lista? Conta pra gente aí nos comentários, tô curioso para saber.

A gente se encontra semana que vem, tá? Um abração pra você, obrigado pela visita e boa semana!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER