15 curiosidades de Downton Abbey

Não é nada fácil uma série estrangeira conseguir fazer sucesso nos Estados Unidos, mas depois de suas 16 indicações ao Emmy do ano passado, um recorde na premiação, Downton Abbey provou para todo mundo que é uma produção acima da média.

Transmitida em mais de 100 países, a série que estreou em 2010 já entrou até no Guinness Book — como a mais aclamada de 2011 — tamanho seu sucesso.

Para os fãs, e para aqueles que ainda não viram a série (VEJÃO), aqui estão 15 curiosidades sobre os Crawleys e seus criados:

downton-abbey-sidebar

# Quando a série foi exibida pela primeira vez, o criador e produtor executivo Julian Fellowes ficou irritado com alguns artigos de jornais que apontavam erros históricos cometidos pela trama. A coisa foi tão séria que, às vésperas da estreia da segunda temporada, Julian veio a público e se desculpou por seu “mau comportamento”.

# Além de ter os erros apontados, Julian também foi acusado de plagiar a obra clássica de Louisa May Alcott, Little Women. Com o passar do tempo, as acusações perderam força e a BBC até produziu uma sátira da série estrelada por Kim Cattrall (a Samantha Jones de Sex and the City), que você pode assistir aqui.

# Apesar da propriedade fictícia de Downton Abbey ser localizada em North Yorkshire, a série usa o castelo de Highclere em Hampshire como locação, o mesmo visto no filme de Stanley Kubrick, De Olhos Bem Fechados. Apenas as cenas da cozinha e dos dormitórios dos empregados são filmadas em estúdio, uma vez que essas áreas do castelo foram totalmente modernizadas.

# De acordo com o livro The World of Downton Abbey, cada episódio da série sai em torno de 1 milhão de libras, ou aproximadamente 2,9 milhões de reais.

Maggie Smith Downton Abbey

# Sem dúvida alguma, Violet é a personagem mais querida da produção. O papel foi escrito especialmente para atriz Maggie Smith, que já ganhou um Globo de Ouro e um Emmy por sua performance. Para o criador, somente Maggie poderia dizer coisas como “Um fim de semana? O que é um fim de semana?” com tanta força, emoção e comédia ao mesmo tempo.

# Ainda sobre Maggie, Downton Abbey marca a terceira colaboração entre ela e o criador Fellowes. Anteriormente, ela estrelou Gosford Park, no qual Julian foi roteirista, e From Time to Time, dirigido por ele.

# Gillian Anderson, a Scully de Arquivo X, recusou o papel de Lady Grantham. Já Steven Waddington, que participou de The Tudors, fez teste para viver Bates, mas o papel ficou mesmo com Brendan Coyle.

# Em entrevista a David Letterman, Michelle Dockery (Lady Mary Crawley) revelou que se encaixaria muito bem num papel de empregada, uma vez que sua família pertence a classe operária e sua bisavó foi uma empregada doméstica.

# Por falar em Michelle, além de atriz, ela também é uma ótima cantora de jazz, tendo se apresentado em vários clubs de Londres. Ela e sua colega de elenco Elizabeth McGovern — que tem uma banda chamada Sadie and the Hotheads — inclusive já se apresentaram juntas.

# Rose Leslie, que deu vida a empregada doméstica Gwen na primeira temporada, foi criada em um castelo do século 15 na vida real. Ela pode não ser exatamente uma baronesa, mas não deixa de ser um ótimo partido.

Julian Fellowes Downton Abbey

# O criador e roteirista Julian Fellowes também cresceu rodeado de privilégios. Filho de diplomata e educado nas melhores escolas da Grã Bretanha, em 2011, ele ganhou o título de Barão Fellowes de West Stafford.

# Por falar em nobreza, Julian deu a seu filho um nome bastante aristocrático — Peregrine Charles Morant Kitchener-Fellowes. Imagina o bullying que o menino sofreu na escola com um nome desses?

# Para assegurar que a etiqueta e formalidade do início de século 20 seriam retratadas corretamente, a série contratou um expert no assunto — o arauto real e escudeiro Alistair Bruce. Ele fica o tempo todo no set checando se tudo está como mando o figurino, desde os rituais de como servir, a posição das medalhes militares até a arte de como entrar e sair de carros com elegância. Segundo Alistair, seu maior desafio, porém, é ensinar os jovens atores a como se sentar retos e a não colocar as mãos nos bolsos.

# Quando a série estreou na Grã-Bretanha, uma emissora escocesa decidiu não transmiti-la, preenchendo a grade com um documentário. A decisão causou furor e os espectadores da Escócia correram para internet para acompanhar a trama. Em 2011, depois de uma avalanche de reclamações, a emissora voltou atrás e colocou a série em sua grade.

# Alguns figurinos vistos no seriado já foram usados em outras produções, como um vestido vermelho e sem mangas que Lady Mary usou em um dos episódios que já havia vestido Catherine Zeta-Jones no filme Atos que Desafiam a Morte, de 2007.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!