15 curiosidades publicitárias sobre Mad Men

Mais uma segunda-feira chegando e, com ela, mais uma Caixa Preta recheada de curiosidades aqui no Box para vocês. E hoje, a série escolhida, mesmo não fazendo parte da minha watchlist, faz parte da minha realidade: Mad Men. Pra quem não sabe, a pessoa que vos escreve essa coluna toda semana é publicitário por formação.

A série do AMC já teve quatro temporadas, se passa nos anos 60 e mostra a fictícia agência de publicidade chamada Sterling Cooper. O protagonista da trama é Don Draper, interpretado por Jon Hamm. Na série, seguimos seus passos e também das pessoas que fazem parte de sua vida, dentro e fora do escritório, retratando assim a mudança de comportamento da América nos anos 60.

Vencedora de prêmios importantes como o Globo de Ouro e o Emmy, Mad Men continua trilhando seu caminho de sucesso no mundo das séries. E agora vamos trilhar o caminho rumo às curiosidades?

# Talia Balsam, a Mona Sterling, é esposa de John Slattery na vida real e também vive sua esposa em Mad Men.

# Em 2008, Mad Men e Damages foram as primeiras séries de TV a cabo americanas a serem indicadas ao Emmy de Melhor Série de Drama.

# Glen, o filho mais novo dos vizinhos que cria uma conexão com Betty, é interpretado por Marten Holden Weiner, que é filho do criador de Mad Men, Matthew Weiner.

# A série é exibida pelo AMC, mas sabia que o roteiro foi apresentado inicialmente para a HBO que acabou recusando? Depois de apresentado para o AMC, eles gostaram e aprovaram a produção da série que hoje é um de seus maiores sucessos.

# Os dois atores que interpretam os principais parceiros de Draper na Sterling Cooper — John Slattery (Roger Sterling) e Robert Morse (Bertram Cooper) — nasceram na cidade de Newton, Massachussetts.

# A fachada do edifício onde fica a Sterling Cooper é a mesma utilizada para a torre da UBS no filme Rede de Intrigas, de 1976.

# A professora de Sally é introduzida pela primeira vez na série fazendo um pole-dance para seus alunos. A personagem se chama Suzanne Farrell em homenagem a uma das mais famosas bailarinas americanas das décadas de 60, 70 e 80.

# John Slattery fez testes para viver Don Draper, mas acabou ficando com o papel de Roger Sterling.

# Ironicamente (para um show que mostra os percalços da publicidade), os showrunners fizeram várias ofertas de product placement (termo publicitário para a inserção de produtos ou serviços em tramas de entretenimento) com algumas empresas da vida real para anunciarem na série. Entre as marcas que toparam estão a cerveja Heineken, a Cadillac e os salgadinhos Utz. Product placement é uma das formas de publicidade mais eficazes que existem. Meu trabalho de conclusão de curso foi sobre isso. Quem quiser mais informações, é só falar comigo 🙂

# O papel de Robert Draper já foi interpretado por três crianças diferentes: Maxwell Huckabee, Aaron Hart e Jared Gilmore.

# Cara Buono disse em uma entrevista em setembro de 2010 que sua personagem, Faye, é do Bronx e judia.

# Don Draper foi o primeiro protagonista na carreira de Jon Hamm.

# Mad Men é detentora de um recorde bastante raro. A série é a única na história da TV a vencer três vezes consecutivas o Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Série Dramática. Mad Men levou os prêmios nos anos de 2008, 2009 e 2010.

# Os cigarros usados na trama são falsos. É lei nos Estados Unidos: atores não podem fumar cigarros de tabaco em seu local de trabalho. Eles fumam cigarros com ervas, mas estudos já revelaram que o mal causado pelos dois tipos de fumo é o mesmo.

# A abertura de Mad Men é uma homenagem a filmes famosos de Alfred Hitchcock, como Intriga Internacional e Um Corpo Que Cai.

Ficamos por aqui. Os comentários estão abertos e a Caixa Preta pode continuar lá. Poste as curiosidades que você souber ali. Semana que vem, eu volto com mais curiosidades de alguma série pra vocês.

Até a próxima.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

Drag Race! Confira a ordem de eliminação das queens da décima temporada.

O Mecanismo: Listamos que personagem representa uma personalidade na vida real na operação Lava Jato.

Precisamos falar sobre Credence, um dos personagens mais profundos que já foram criados por JK Rowling.