17 filmes de 2014 que você precisa assistir

Continuando nossa retrospectiva, partimos das melhores séries estreantes do ano passado para os 17 filmes de 2014 que você precisa assistir antes de ver qualquer filme em 2015. Tem animação Pixar e Warner, filme de monstro, filme nacional, de contos de fada e de super-heróis.

Uma Aventura Lego

Everything is Awesome, inclusive esse filme. Tudo é incrível quando peças de Lego ganham vida na imaginação de uma criança, e passam e enfrentar suas limitações junto a vilões terríveis. E é preciso dizer que tudo é possível quando se tem uma mãozinha do Batman com voz de Will Arnet. Mesmo que essa mão seja um gancho amarelo.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Nada como ver os mutantes de Stan Lee dirigidos por Bryan Singer, o melhor diretor que qualquer filme sobre os mutantes já teve. Dias de um Futuro Esquecido é a ponte entre Primeira Classe e Apocalipse. Com efeitos gráficos sensacionais, soube contornar as dificuldades de roteiro devido as restrições de personagens Marvel e apresentar atuações incríveis como a de Jennifer Lawrence e Michael Fassbender. De quebra, ainda entendemos mais sobre a origens de diversos personagens.

Homens, Mulheres e Filhos

A internet mudou o mundo. E o cinema está na lista das coisas que mudaram com ela. Neste filme vemos como a rede de computadores influenciou e mudou as relações de um grupo de adolescentes do colegial e de seus pais, tanto na maneira como eles se veem, se comunicam, e em suas vidas amorosas. É daqueles filmes que faz pensar.

Guardiões da Galáxia

Um dos maiores blockbuster do ano! Teve todo o hype imaginável, apresentou uma história com clichês de herói que salva o universo — e amamos assistir isso — e o Groot dançando. Quem imaginaria que uma linha não tão conhecida da Marvel poderia fazer tanto sucesso com o público? Seguindo a receita de Vingadores, GdG é cheio de humor e aventura. Sem dúvida a mais divertida franquia cinematográfica que vimos nascer em 2014.

godzilla

Godzilla

A lenda do rei dos monstros foi bem conduzida nesta novidade da linha Godzilla. E ainda tem no elenco o mestre Bryan Cranston (Breaking Bad). Aguardávamos há muito a possibilidade de ver Godzilla salvar o planeta e finalmente tivemos a chance de vê-lo enfrentando dois perigosos inimigos. Nós humanos, mesmo com armas nucleares, somos impontentes diante da força da natureza.

Operação Big Hero

Se você tinha dúvidas de que os personagens Marvel invadiram as telas do cinema, Operação Big Hero veio enterrar a questão. A Pixar tomou proveito da mais rentável aquisição Disney (a Marvel) e tomou esta modesta linha editorial para si. O longa traz referências ao universo da cultura pop japonesa é uma inspiração para que as crianças amem estudar. Nele, um protagonista que se entusiasma com uma escola de robótica acaba formando um grupo de super-heróis cientistas após a misteriosa morte de seu irmão.

Boyhood

O principal apelo de Boyhood é ter sido gravado em tempo real. Mas daí você se pergunta “E que filme não é gravado em tempo real?”. Todos são, mas Boyhood acompanhou a rotina de seus personagens/atores por 12 anos. Ou seja, você realmente vê o elenco ficando mais velho. Não é maquiagem nem computação gráfica. É uma das mais longas produções da história do cinema.

Hoje Quero Voltar Sozinho

Adolescência é uma fase difícil da vida. Imagine então a adolescência de um jovem cego… e gay! Esta joia do cinema nacional foi selecionada pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil no Oscar, ainda que não tenha sido aceito para a lista final da Academia. Uma produção simples e tocante, com muito a ensinar. Inspirador!

Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1

O longa causou polêmicas ao ocupar grande parte das salas de cinema de todo o Brasil. Tanto que a Ancine já decretou novas regras sobre a distribuição de títulos nas salas de cinema. E isso indica apenas uma coisa: muita procura! Chegando a sua reta final, a franquia Jogos Vorazes levou multidões aos cinemas do Brasil e do mundo. Com um enredo político denso, torna-se facilmente uma das melhores e mais adultas franquias que o cinema adaptou de livros. Este episódio soube dinamizar o mais fraco dos três tomos. Pelo menos nesta primeira parte.

Lucy

É um filme que traz conceitos interessantes, apesar da ação não chamar tanta atenção. Luc Besson (O Quinto Elemento) não atingiu êxito total dirigindo este filme, mas soube explorar bem seus elementos de roteiro mais importantes: controle total do cérebro, viagem no tempo e conhecimento — alguns dos principais pilares da ficção científica. E ainda tem Scarlett Johansson! É no mínimo interessante.

Garota Exemplar

O mais recente filme de David Fincher traz Ben Affleck no papel do marido suspeito por ter matado a esposa. O enredo é simplesmente genial pois te coloca a experimentar as mesmas dúvidas dos investigadores da história. Um mistério com manipulação da opinião pública através da mídia (inclusive social), situações inesperadas e muito sangue. São diversas viradas de roteiro, que te prendem a uma trama quase cretina. No bom sentido!

Interestelar

Possivelmente a melhor estreia de 2014, o mais recente longa de Christopher Nolan explora teorias da física quântica em uma história de amor de um pai por sua filha. Tudo isso com imagens surpreendentes do universo e um dos roteiros mais incríveis do cinema. Separado de sua família pelo tempo, dimensões e coisas que você nunca imaginou, Cooper tentará de todas as maneiras uma reaproximação com sua filha, mostrando que o amor transcende. É o filme que faz a gente entender a razão de amarmos tanto o cinema.

Cavaleiros do Zodíaco — A Saga do Santuário

Apesar de dividir a audiência fanática por CDZ entre aqueles que amaram toda inovação e os que odiaram com toda repulsa, é um bom exemplo de reboot de uma série amada. Em A Lenda Do Santuário temos o time clássico de cavaleiros formado por Hyoga, Shun, Shiryu, Ikky e o outro. Eles defendem a jovem Saori, reencarnação da deusa Athena, de uma conspiração no Santuário — agora representado como uma espécie de Asgard da Marvel. As novas armaduras de bronze e de ouro são simplesmente incríveis. Confira nosso videocast sobre o filme.

A Entrevista

Envolto a polêmicas, A Entrevista é talvez o filme que recebeu mais apoio de marketing espontâneo na história do cinema. Rendeu uma invasão hacker aos computadores da Sony, todos os bastidores da empresa vindo a público e milhares de posts tentando explicar a relevância do filme, tipo esse. Tudo por ter satirizado o deus encarnado Kim Jong-Un, também conhecido como “presidente da Coreia do Norte”. É também o filme digital mais vendido da história, além de ter arrecadado 3 milhões em pequeno circuito, apenas salas independentes. Traz piadas surreais e divertidas, como a paixão de Kim por Katy Perry. Precisa ser assistido por ser um marco na história da industria cinematográfica.

O Abutre

Se você gosta de ver atores populares do cinema em papeis relevantes de sua carreira, O Abutre é o filme certo de 2014. Principalmente se você for fã de Jake Gyllenhaal (O Príncipe da Pérsia). Neste longa ele trabalha com jornalismo criminal e é sedento pelas imagens mais impressionantes de crimes e acidentes. Ele é capaz de tudo para conseguir a imagem mais sangrenta e acaba cruzando a linha entre observar e participar de uma catástrofe.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

Encerrando uma geração de filmes, 2014 trouxe o último filme da trilogia O Hobbit. É verdade que ele é o mais fraco dos seis filmes do universo O Senhor do Anéis, mas tem sua importância por fechar uma das sagas mais rentáveis do cinema atual. A não ser que Petter Jackson resolva adaptar os contos de Silmarilion.

Malévola

Filmes baseados em contos de fadas se tornaram uma verdadeira moda no cinema, junto com os filmes de heróis. Começando com Alice No País das Maravilhas, já tivemos exemplos mais rentáveis como Oz: O Grande e Poderoso. No ano que vem teremos Cinderella e O Livro das Selvas (Mogli: O Menino Lobo). Mas sem dúvida Malévola foi o filme mais esperado, entre todos. Trazia Angelina Jolie no papel da mais icônica vilã de nossas infâncias, contando as origens da fada-bruxa chifruda.

Faltou algum? Gostou de todos? Descorda? Então comente.

Colaboraram nesta lista: Caio Fochetto, Fabrício Horta, Pierre Menezes, Thiago Carvalho Rego e Uanderson Lima.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER