18 curiosidades sobre o Miss Brasil

O Miss Brasil rola hoje (18), às 22h30, na Band e o Box de Séries resolveu listar algumas curiosidades desses 60 anos de concurso.

O Miss Brasil 2015 acontecerá nessa quarta feira, dia 18 e o Box de Séries aproveitou para fazer a coluna Curiosidades especialmente dedicada a este concurso que há mais de 60 anos elege a mulher mais bonita do Brasil para representar o país no Miss Universo. Se liga:

Vera Fischer, em 1969, quando venceu o Miss Brasil aos 18 anos.

# O Miss Brasil abriu portas para muita gente talentosa na TV brasileira, revelando atrizes e apresentadoras de sucesso: Vera Fischer, Suzy Rego, Renata Fan, Natália Guimarães, Grazi Massafera e Mayana Neiva foram só algumas delas.

# Marta Rocha foi oficialmente primeira Miss Brasil, eleita em 1954. Favoritíssima ao Miss Universo daquele ano, acabou perdendo pelas famosas “duas polegadas a mais” no quadril e até hoje é lembrada por isso. Marta é baiana e está com 79 anos.

# É bastante natural uma miss representar um estado que não seja o seu de origem, seja para tentar de novo ou simplesmente por achar que tem mais chances de vencer um determinado concurso estadual. A Miss Brasil 2003 Gislaine Ferreira é mineira mas representou Tocantins no concurso. Já a capixaba Débora Lyra (que participou do A Fazenda) ganhou o Miss Brasil 2010 representando Minas Gerais.

# Falando em A Fazenda, a peoa Rayanne Morais que está dando o que falar no reality também já deu o que falar no Miss Brasil. Em sua primeira participação na edição de 2009, Rayanne representou Minas Gerais e ficou em segundo lugar. Retornou em 2012 representando o Rio de Janeiro e acabou parando no TOP 10.

# O estado com mais vitórias é o Rio Grande do Sul, com 12 coroas conquistadas, duas delas consecutivas em 2011 e 2012. É uma Miss Brasil para cada 934 mil cidadãos gaúchos. Logo atrás ficam São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 8 coroas cada, sendo as últimas em 1994, 2010 e 1981, respectivamente.

# Falando em 1981, a vencedora desse ano, a maravilhosa Adriana Alves de Oliveira, ficou em quarto lugar no Miss Universo e em 1984 participou do Miss Mundo e conquistou o sexto lugar. Foi a única brasileira a ir para os dois principais concursos de beleza existentes.

# O melhor resultado recente do Brasil no Miss Universo foi o segundo lugar da mineira Natália Guimarães, em 2007. A Band exibiu a final ao vivo do México e registrou altíssimos índices de audiência com o avançar de Natália em cada fase. Ela acabou sendo derrotada pela japonesa Riyo Mori mas é até hoje merecidamente um ícone do concurso.

# O Brasil foi a maior potência da América Latina no Miss Universo nas décadas de 50, 60 e 70, sempre figurando entre as finalistas, com muitas brasileiras no TOP 5, muitas vices e 2 vencedoras. Na década de 80 começou a definhar e deu lugar para a Venezuela, hoje maior potência do concurso.

# Ultrapassado por México e Porto Rico com o passar do tempo, o Brasil voltou aos holofotes nesta década, tendo se classificado em todas as edições de 2011 até aqui, com destaque para as três classificações consecutivas no TOP 5 em 2011/2012/2013.

# Uma Miss Brasil não ganha o Miss Universo há quase 50 anos. A última foi a baiana Martha Vasconcellos, em 1968–5 anos depois da primeira, a gaúcha Ieda Maria Vargas.

# Junto com o nascimento do SBT, nasceu uma nova era do concurso. O Miss Brasil começou a ser transmitido na emissora paulista com apresentação do próprio dono Silvio Santos. Mesmo sendo grandioso e com ótima audiência, o desempenho do Brasil no Miss Universo durante este período foi sofrível: uma finalista e 3 semifinalistas.

# A Miss Brasil 2002 Joseane Oliveira participou do Big Brother Brasil em 2003 e teve seu título cassado pela organização do concurso durante sua estadia na casa. Descobriram que ela era casada, o que não é permitido pelo regulamento. Ela se explicou dizendo que havia mentido para realizar seu sonho. Ela voltou ao BBB em 2010 mas acabou sendo a primeira eliminada.

# Os especialistas em concursos de beleza recebem o nome de ‘missólogos’ por aqui e são verdadeiros fanáticos e entendedores da beleza, que acompanham ferozmente todos os concursos que você possa imaginar. O Brasil está cheio deles (como eu), sejam pelos fóruns, voys ou redes sociais, como o finado o Orkut, o Facebook e atualmente o Pandlr.

# Quando Jânio Quadros foi eleito presidente na década de 60, uma de suas primeiras medidas foi querer proibir os maiôs cavados nos concursos de miss, principalmente porque ditavam a tendência das praias no Rio de Janeiro e isso estava longe do ideal de Brasil que ele tinha. Felizmente isso não durou muito: Jânio deixou a presidência com pouco mais de 8 meses de mandato

# Um dos motivos para a transferência do concurso para Brasília na década de 70 foi a proximidade com o poder, uma vez que seria mais fácil promover encontros entre as misses e os presidentes e assim divulgar mais o concurso. No entanto, Ernesto Geisel se recusou abertamente a receber as candidatas ao Miss Brasil 1974.

# Apesar de no geral ser só amor, de vez em quando rola uma treta ou outra nos concursos. Foi o caso do Miss Amazonas 2015, que nos rendeu a cena épica da vice Sheislane Hayalla arrancando a coroa da vencedora, indignada com o resultado. Foi um dos primeiros memes de 2015 e sem dúvida um monte que parece ter sido tirado de filme.

# Por ter uma palavra em inglês (Miss) e por conter o nome de um país (Brasil), o título do concurso nunca pôde ser registrado oficialmente como uma marca, o que explica algumas versões inusitadas que existem por aí, como o Miss Brasil Bumbum.

# Em 2008 o Miss Brasil deu show de acessibilidade ao receber a Miss Ceará Vanessa Vidal, que é surda. Ela se apresentou nas entrevistas e no palco com ajuda de um intérprete e chegou ao segundo lugar ovacionada pela plateia. Vanessa ainda teve a chance de representar o Brasil no Miss Internacional.

O Miss Brasil 2015 acontece hoje, 22h3o, na tela da Band! A vencedora vai ao Miss Universo, que também será exibido pelo canal, no dia 20 de Dezembro! Não esquece de assistir, tá?

Abração e bom concurso!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER