2012: O ano da TV em duas telas

Um dos fenômenos mais recentes da chamada TV do futuro chegou para ficar. Em pouco tempo, o novo hábito do espectador em comentar os programas pelas redes sociais se popularizou e hoje já é considerado uma métrica para os canais de TV medirem o engajamento do púbico.

A Social TV inaugura o encontro da convergência com a televisão, da internet com as séries, e nos apresenta uma experiência enriquecedora na hora de ver os episódios: o de comenta-los com o mundo.

Na Social TV, a audiência toma forma e deixa de ser apenas números. São opiniões dadas em tempo real e sem qualquer tipo de intermediário. Ali é o espectador e ponto, ninguém fala por ele. O novo hábito de comentar os programas pelo Twitter ou Facebook fez com que a experiência de ver TV tomasse outro rumo, um caminho mais coerente ao atual ecossistema de conectividade que vivemos. E tudo isso partiu de nós, o público!

Se nos Estados Unidos, a second screen aponta novas abordagens para a linguagem televisiva, no Brasil, a expansão do sofá da sala torna qualquer programa mais atraente. O que dizer do #OiOiOi? Ou da final do The X Factor? Mesmo com a desvantagem do atraso com que as séries são exibidas aqui, os canais pagos já compreenderam que o engajamento do espectador na segunda tela é fundamental para que a TV não seja engolida pelas as novas plataformas de distribuição de conteúdo.

O que esperar daqui para frente?

Em 2013, o fenômeno irá se consolidar não para o público, pois ele já faz dos comentários algo fundamental na hora de ver TV, mas para as empresas. Com a inclusão de hashtags específicas em cada episódio, a popularização dos aplicativos que unificam o buzz e, principalmente, o firmamento dos números da Social TV como métrica de audiência.

Com os lançamentos das novas temporadas de Game of Thrones, Girls e a nova Bates Motel, é bem possível que os canais se empenhem em criar outras camadas para a participação do público pelas redes sociais.

Vale destacar também, a parceira entre o Twitter e a Nielsen, para que assim o buzz seja unificado e todo o tráfego de comentário gerados na plataforma seja adotado pelas emissoras, a fim de medir o engajamento do público com os seus programas. Atualmente, algumas empresas já fazem esse tipo de trabalho — e com muita competência — , porém a entrada da Nielsen no jogo só reforça os próximos passos do fenômeno da second screen.

Neste ano, foram recordes, cases, a chegada do novo hábito no Brasil e, aos poucos, fomos testemunhas da solidificação de um dos fenômenos mais democráticos da televisão.

Em 2012, tivemos a prova de que hoje se vê TV em duas telas.

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