22 séries inspiradas em livros

Desde romance sobrenatural a tramas políticas, as séries inspiradas em livros agradam a todos os públicos.

Você sabe o que Dexter, The Vampire Diaries e Game of Thrones têm em comum? Além de mortes e cenas com muito sangue, é claro, essas séries foram (e são) baseadas em livros. Uma fórmula que tem se mostrado de muito sucesso no mundo televisivo, assim como no cinema, as séries baseadas na literatura conseguem agradar à quase todos os públicos, desde os jovens apaixonados pelo mundo sobrenatural até os mais grandinhos que adoram uma boa trama política. Confira a nossa Lista logo abaixo:

1 — Game Of Thrones

Game of Thrones HBO

Começaremos pelo mais óbvio e talvez a adaptação de mais sucesso (de crítica e público) dos últimos anos. Game Of Thrones é baseda na série de livros de George R.R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo. Por enquanto, temos cinco livros lançados e cinco temporadas da série exibida pela HBO. A quinta temporada, exibida no ano passado, sofreu algumas críticas por fazer alterações na história contada nos livros. E para ajudar, a série alcançou a obra literária, ou seja, de agora em diante os fãs não tem a mínima ideia do que vai acontecer no sexto ano da produção. E nem no sexto livro, que ainda não foi finalizado. Mas continuaremos contando com bastante sangue, White Walkers e Dragões, por favor.

2 — Dexter

Rumores sobre reboot de Dexter crescem na internet. Mas será que um retorno estaria nos planos da Showtime?

Foram oito temporadas de Dexter, série que contava a história do personagem-título, e surgiu nas páginas dos livros de Jeff Lindsay. A primeira temporada é fortemente inspirada no primeiro livro, Dexter — A Mão Esquerda de Deus, já as outras se distanciam um pouco dos livros. Se tivessem-se mantido mais fiel, talvez o final da série teria agradado mais aos fãs. Ou não.

3 — The Vampire Diaries

the-vampire-diaries

Muito popular entre os jovens, e alguns adultos também (eu), The Vampire Diaries é inspirada nos livros de L.J. Smith. A série — televisiva e de livros — segue a história de Elena, Stefan e Damon — ela humana e eles vampiros (pelo menos no começo de tudo). Atualmente, em sua sétima temporada, The Vampire Diaries, apesar de ter sofrido algumas modificações na trama e da saída de Nina Dobrev, ainda faz sucesso entre os fãs mais fiéis dos moradores de Mystic Falls — ou Fell’s Church.

4 — Haven

Haven é levemente inspirada na história de Stephen King, The Colorado Kid. Mas é só isso, a série na verdade conta os mistérios dos habitantes de Haven, uma cidade do Maine, que é cercada pelo sobrenatural e pelos Troubles. The Colorado Kid serve só como um plot — importante — desenvolvido na primeira temporada, mas ainda assim Haven é algo que vale a pena conferir se você estiver afim de um procedural sobrenatural com efeitos especiais baratos.

5 — Under The Dome

Outra obra de Stephen King que foi parar nas telinhas, Under the Dome conta a história da população de uma cidade que se vê, de repente, aprisionada sob uma redoma invisível. Agora eles terão que lutar para descobrir o que realmente está os aprisionando e para sobreviver ao caos que esse confinamento gerou. A série foi exibida pela CBS e durou três temporadas.

6 — The Shannara Chronicles

the-shannara-chronicles

Novata na televisão, The Shannara Chronicles parece uma mistura de Senhor dos Anéis e Star Wars, como já falamos aqui, e conta a história de Amberle, Wil e Eretria, uma árvore sagrada, elfos e demônios. A série é exibida pela MTV e é baseada nos livros de Terry Brooks, a trilogia A Espada de Shannara, apresentando algumas modificações, é claro. Se você gosta de uma história épica com bastante fantasia, vale a pena conferir.

7 — Shadowhunters

shadowhunters

Outra caloura na televisão é Shadowhunters, exibida pela Freeform (os episódios também ficam disponíveis na Netflix). A série, baseada nos livros de Casandra Clare, Os Instrumentos Mortais, conta a história de Clary Fray que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre ser uma Caçadora das Sombras — seres metade anjos e metade humanos que caçam demônios — e tem que resgatar à sua mãe que foi sequestrada.

8 — The 100

the 100 1x01

Não tão novata assim The 100 estreou recentemente à sua terceira temporada no The CW e é baseada na trilogia de Kass Morgan: The 100, The 100: Day 21 e Homecoming. O livro e a série — salvo algumas adaptações — contam a história de um grupo de 100 jovens prisioneiros que vivem em uma colônia espacial e são enviados à Terra para ver se a mesma é habitável 100 anos após um grande acidente nuclear que acabou com tudo por aqui.

9 — True Blood

Não foi só The Vampire Diaries que surgiu dos livros. True Blood, seguindo esse boom que tivemos há algum tempo, no qual os vampiros deixam de ser vilões e passam a ser os “mocinhos”, também começou como uma obra literária. A série da HBO é inspirada nos livros escritos por Charlaine Harris, The Southern Vampire Mysteries — aqui no Brasil lançados como a série As Crônicas de Sookie Stackhouse — e conta a história de Sookie, uma garçonete que se envolve com Bill, que é um vampiro. Como a série é da HBO, além do sangue espere também uma certa quantidade de nudez e cenas de sexo.

10 — Pretty Little Liars

Pretty Little Liars 6x11 Promo #3 - Of Late I Think of Rosewood - Season 6B Premiere 066

A série da Freeform é inspirada na série de livros de mesmo nome, escrita por Sara Shepard e aqui no Brasil publicada como Maldosas. A história é a seguinte: um grupo de quatro jovens começa a receber mensagens anônimas, assinadas por um tal de A., que ameaça expor todos os segredos que as meninas guardam da epóca em que Alison, também amiga e líder do grupo, desapareceu. Pretty Little Liars está na segunda parte de sua sexta temporada e a série Maldosas conta com 16 livros. E essa não foi a unica série da escritora que foi parar na televisão.

11 — The Lying Game

Outra série de livros de Sara Shepard, The Lying Game (O Jogo da Mentira), também foram adaptados para a televisão, ganhando uma série que leva o mesmo nome do primeiro livro. A história gira em torno das gêmeas Sutton e Emma que são separadas quando pequenas, uma é adotada por uma família rica e a outra cresce sem um lar certo, no sistema de adoção. Quando Sutton (a sortuda que foi adotada) resolve trocar de lugar com Emma para procurar pela mãe biológica das duas, Emma fica feliz em assumir o lugar da irmã, mas mal sabe ela que Sutton guarda muitos segredos. A série foi exibida pela antiga ABC Family e durou somente duas temporadas, já os livros publicados foram seis.

12 — Gossip Girl

Hello Upper east siders, Gossip Girl here… Sim, Gossip Girl também nasceu nas páginas dos livros, e apesar de todas as diferenças apresentas na adaptação o essencial continua ali: Serena Van Der Woodsen e Blair Wardolf. A série durou 6 temporadas, mas Cecily von Ziegesar escreveu 14 livros para Gossip Girl, além de outras duas séries, do mesmo universo, Gossip Girl: The Carlyles e It Girl. Se você gosta de intrigas, grifes famosas, festas e fofocas, essa é a série perfeita para você — os livros também.

13–666, Park Avenue

666, Park Avenue teve só uma temporada, com 13 episódios, e talvez esse seja o motivo de muitos não saberem que a série também foi baseada em um livro, de mesmo nome, escrito por Gabriella Pierce. A história segue um jovem casal que começa a administrar o hotel residencial Drake, localizado na 999 Park Avenue, cujo o proprietário guarda muitos segredos diabólicos.

14 — Sex and the City

Sex and the city

Baseada no livro Sex and the City, de Candance Bushnell, a série exibida pela HBO foi um imenso sucesso, rendendo seis temporadas e dois filmes. Apesar de todo o ambiente de Nova York, as compras e etc., a história do livro se diferencia um pouco da série, pois nele Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda não chegam a ser exatamente as BFF’s que estamos acostumados.

15 — Sherlock

Sherlock

Personagem clássico da literatura, Sherlock Holmes já foi representado algumas vezes em frente às câmeras. Mas é sobre a excelente adaptação da BBC, com Benedict Cumberbacth e Martin Freeman, que estamos falando aqui. A série, baseada nos livros do personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle, tem temporadas curtas, geralmente com três episódios cada. Alguns deles são inspirados nos livros, como foi o caso de Um Estudo em Vermelho, que serviu de base para o primeiro episódio da série A Study In Pink. Sherlock já teve três temporadas e promete exibir a quarta somente em 2017.

16 — Elementary

Ainda falando sobre Sherlock Holmes temos Elementary, exibida pela CBS. Aqui a trama se passa na cidade de Nova York e Sherlock Holmes é um ex-detetive consultor da Scotland Yard muito bom em solucionar crimes. Um dos grandes diferenciais de Elementary é que Holmes é um ex-dependente químico que acabou de sair da reabilitação e está sob a tutela de uma linda médica, Dr. Joan Watson (Lucy Liu, que passa à ser sua assistente nas soluções dos crimes).

17 — FlashFoward

Baseada num romance homônimo, do canadense Robert J. Sawyer, FlashFoward conta a história de um evento global que fez com que todos os habitantes da Terra desmaiassem durante dois minutos e tivessem visões do futuro, os flashfowards. O detetive Mark Benford tenta descobrir o que aconteceu exatamente, através do Mosaico, um banco de dados que conecta as visões de todo mundo. A série foi exibida pela rede americana ABC e durou duas temporadas.

18 — Boardwalk Empire

Baseada no livro de não-ficção de Nelson Johnson, Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City, a adaptação da HBO conta à história sobre a corrupção e luta pelo poder em Atlantic City durante a Lei Seca que rolou por lá nos anos 20 e 30.

19 — Hemlock Grove

Hemlock Grove Netflix

A série sobre vampiros e lobisomens do Netflix, Hemlock Grove, também é baseada em thriller de terror homônimo, escrito por Brian McGreevy. A história se passa na cidade de Hemlock Grove, onde duas meninas são assassinadas e o jovem lobisomen Peter Rumancek é acusado dos crimes. As três temporadas do show estão disponíveis na rede de streaming.

20 — House Of Cards

Netflix libera novo teaser da quarta temporada de House of Cards.

House of Cards é um grande sucesso de público e de crítica, quase sempre é indicada às premiações e atualmente foi renovada para a quarta temporada, mas isso todo mundo já sabe, não é? O que poucos sabem é que esse sucesso da Netflix também foi inspirado em uma série de livros: House Of Cards, To Play the King e The Final Cut, todos escritos por Michael Dobbs.

21 — Outlander

Outlander Starz

Outlander é uma série que consegue te prender somente com a abertura (é sério: Skye Boat Song ❤) e é baseada nos livros de Diana Gabaldon. A série conta a história da enfermeira Claire Randall, que durante uma viagem com o marido à Escócia acaba voltando 200 anos no tempo e se encontra em 1743, em meio aos levantes Jacobitas. Lá ela conhece o jovem escocês Jamie Fraser e… Bem, assistam a série. Outlander foi renovada para uma segunda temporada que estreia entre março e abril desse ano.

22 — Orange Is the New Black

Orange is the new Black

Encerrando essa pequena Lista temos um dos maiores sucessos da Netflix, ganhadora de vários prêmios e queridinha da crítica, Orange Is The New Black. Baseada no livro de Piper Kerman, de mesmo nome, no qual ela conta relatos do ano em que foi presa. A série foi renovada para a quarta temporada que estreia no dia 17 de julho desse ano.

E aí, gostou da Lista de hoje? Tem alguma série que esquecemos de mencionar? Conte nos comentários e até a próxima.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER