24 curiosidades sobre 24 Horas

O tempo acabou para Jack Bauer. Depois de 8 temporadas, 24 Horas foi cancelada na temporada passada pelos custos de produção. Mas a série foi um dos maiores sucessos já produzidos pela FOX, tendo recebido vários prêmios, como o Emmy e o Globo de Ouro e possui fãs espalhados ao redor do planeta.

E muitos desses fãs me pediram via twitter (follow me) uma coluna especial sobre a série. Portanto, é hora de abrir a Caixa Preta dessa semana:

# Cada episódio supostamente pega uma hora do tempo real em um dia de Jack Bauer, mas na verdade três minutos são gradualmente adicionados ao timer durantes os intervalos comerciais. Os últimos três minutos da série que iam ao ar eram usados pelos comerciais, pela identificação da emissora e para cenas dos próximos episódios.

# 24 Horas foi criada em 2001, logo após os atentados ao World Trade Center. Por isso, a FOX temia pelo destino da série e foram encomendados apenas 13 episódios para 1ª temporada. Mas 24 horas foi um enorme sucesso e, mesmo com a continuação da temporada, o episódio 1.13 tinha uma espécie de final, com Jack salvando sua mulher e filha e matando o vilão Ira Gaines. O atentado terrorista também foi o responsável pelo atraso na estreia da série, que estava marcada para ir ao ar em setembro. Por conta do evento trágico, a série estreou no dia 6 de novembro de 2001.

# Já repararam que até o 5º ano da série, todo personagem que começava a temporada na direção do CTU não conseguia se manter no cargo até o fim?

# Na 3ª temporada, o site www.sylviaimports.com foi mencionado em um episódio. Os espectadores que visitaram a página encontraram uma mensagem de saudação da equipe de produção da série.

# Reiko Aylesworth, a agente Michelle Dessler, originalmente fez o teste para ser a Nina Myers, mas foi reprovada. Depois disso, fez teste para ser Kate Warner, sendo reprovada mais uma vez. Só depois dos produtores terem oferecido o papel da Agente Dessler que ela aceitou e finalmente entrou para o elenco da série.

# A cada 15 dias eram gravados simultaneamente dois episódios de 24 Horas. Pouco tempo para uma série com tantas cenas de ação.

# Para manterem a aparência de estarem no mesmo dia, durante as gravações de 24 Horas todo o elenco cortava os cabelos de 5 em 5 dias.

# Cada temporada da série, incluindo pré e pós-produção, tinha a duração de 10 meses e meio de trabalho da equipe. E você achando que só o Jack Bauer que ralava em 24 Horas, né?

# As cenas de 24 Horas aconteciam, em sua maioria, na altura dos olhos dos personagens. Isso acontecia para dar um nível a mais de realismo nas cenas.

# Normalmente eram gravadas 25 horas da série para serem editadas em 1 hora que iria ao ar pela FOX.

# Além de Jack Bauer, o personagem mais presente em 24 horas foi o agente do Serviço Secreto Aaron Pierce, que ficou na série até a 7ª temporada.

# As temporadas pares de 24 Horas (2, 4, 6 e 8) lidaram com uma ameaça nuclear aos Estados Unidos.

# Sean Astin conseguiu seu papel na série porque ele e o produtor Joel Surnow frequentavam o mesmo quiroprático. Quando Austin afirmou ser fã de 24 Horas, Surnow ofereceu o papel de Lynn McGill. Ele, claro, aceitou.

# 24 Horas fez tanto sucesso que ganhou um episódio especial só dela em Os Simpsons. O episódio tem 24 minutos e contou com a participação de Kiefer Sutherland.

# A 7ª temporada do show teve que ser reescrita após uma tentativa de reinventar a série depois de várias críticas recebidas na 6ª temporada. O primeiro roteiro para o 7º ano acabou não agradando e teve que ser reescrito para a história que conhecemos hoje.

# 24 horas foi a única série da FOX a ganhar o Emmy de Melhor Série de Drama.

# Apenas dois atores tiveram mais de um papel durante as 8 temporadas da série. Omid Abtahi é Safa no episódio 4.13 e Jibraan Al-Zarian no episódio 7.20. O outro ator foi Tony Todd que interpretou o Detetive Norris no Dia 3 e foi também o General Juma no telefilme 24: Redemption e no Dia 7.

# Sarah Clarke conseguiu o papel de Nina Myers no dia que iriam gravar o episódio piloto. Como não houve tempo para prepararem o figurino da personagem, a atriz filmou com sua própria roupa e esse acabou sendo o figurino dela durante toda a primeira temporada de 24 Horas.

# Bauer, o sobrenome do protagonista da série, foi inspirado no personagem Peter Bauer da série La Femme Nikita.

# Jack Bauer foi o primeiro papel regular de Kiefer Sutherland em uma série de TV.

# Na 5ª temporada, o celular de Debbie Warner mostrou um número válido da Califórnia que, quando discado, conectava a pessoa a Kim Raver (Audrey Raines) ou Carlos Bernard (Tony Almeida). Foi uma tentativa da série em se aproximar de seus fãs. Só na primeira semana, o número recebeu mais de 80.000 ligações.

# Sarah Clarke, a Nina Meyers, ficou noiva de Xander Berkeley, o George Mason. Eles se casaram no dia 7 de setembro de 2002.

# No series finale de 24 Horas, ao invés de aparecer no relógio 03:59:57, 03:59:58, 03:59:57, 04:00:00, apareceu um countdown 00:00:03, 00:00:02, 00:00:01, 00:00:00. Foi o único momento que o relógio apareceu regressivamente, casando com a ideia de que este era o final da série.

# As mortes mais marcantes de 24 horas tiveram o chamado silent clock, quando o relógio do fim de cada episódio ficava sem efeitos sonoros. Os fãs ficaram indignados nos blogs e fóruns com a falta de luto ao final do episodio da “morte” de Tony Almeida, melhor amigo de Jack. Mas eles não sabiam que a falta do silent clock nessa morte era porque o personagem não havia morrido e voltaria como vilão na temporada seguinte.

Sabe de mais alguma curiosidade dessa série? Comenta aqui e compartilha com a gente. Gostaria de agradecer também ao Zé Picelli pela colaboração nessa edição da Caixa Preta.

Semana que vem tem mais curiosidades do mundo da séries para vocês. Até lá.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!