25 curiosidades de Seinfeld

Seinfeld dispensa qualquer apresentação. Fenômeno de público, queridinha da crítica, vencedora de inúmeros prêmios, incluindo dois Globos de Ouro e dez Emmys, a sitcom virou parte da cultura pop e, mesmo quase quinze anos depois de seu término, continua em alta entre os fãs de seriado de todo mundo.

A série ganhou notoriedade por falar sobre nada. Uma crônica ácida e hilária da vida moderna de quatro amigos vivendo na maior cidade do mundo, Nova Iorque. Apesar disso, seu sucesso foi tão estrondoso que surgiu até uma maldição que condenava os novos projetos de seus atores — mas calma, Julia Louis-Dreyfus já conseguiu quebrá-la com o Emmy recebido por The New Adventures of Old Christine e o sucesso de sua nova série da HBO, Veep.

E agora, com vocês, 25 curiosidades incríveis sobre esta comédia nada menos do que espetacular!

# O roteiro original de Seinfeld chamava-se Stand Up e era um mockumentary de 90 minutos sobre como um comediante escreve suas piadas baseadas em sua vida cotidiana. O especial iria ao ar no lugar do Saturday Night Live por uma noite, mas a NBC gostou tanto do material que decidiu transformá-lo no piloto de uma série.

# O personagem Cosmo Kramer é baseado em Kenny Kramer, um homem que trabalhava na sala em frente a do co-criador Larry David. Oportunista, Kenny criou a Kramer Reality Tour, um passeio pelas locações reais mostradas na sitcom.

# E essa não foi a primeira vez que Kenny explorou o sucesso de Seinfeld. Inicialmente, ele só permitiria que seu sobrenome fosse usado na série se ele mesmo interpretasse o personagem. Como isso não tinha o menor cabimento, ele fez diversas outras exigências e apenas depois que todas foram atendidas é que ele liberou o uso do nome Kramer pelos produtores.

# Outro personagem que é baseado em uma pessoa de verdade é o Soup Nazi, o dono de um restaurante de sopas para viagem em Manhattan. Obviamente, o lugar virou ponto turístico e faz parte do roteiro montado pelo Kramer de verdade.

# Ainda falando sobre Kramer, o pessoal do figurino sempre deu ao ator Michael Richards roupas um número maior para fazer com que o personagem parecesse descontraído e desajeitado. Já para Jason Alexander, as roupas eram um número menor, tudo para fazer George parecer inadequado.

# Vale lembrar que a concorrência para os papéis na série foi grande. Para o papel de George, mais de oito atores conhecidos fizeram teste, entre eles Danny DeVito, Nathan Lane (The Good Wife) e Steve Buscemi (Boardwalk Empire). Tony Shalhoub, o Monk, foi um dos que fizeram teste para viver Kramer e as atrizes Rosie O’Donnell e Megan Mullally (Will & Grace) concorreram ao papel de Elaine, que ficou com Julia Louis-Dreyfus.

# A clássica frase “Yada, yada, yada” ficou em primeiro lugar no Top 20 de catchphrases da TV feito pela revista especializada TV Guide. Outro bordão famoso da série — “Hello, Newman” — foi dito 15 vezes por Jerry durante toda a série.

# Jerry foi o único personagem a aparecer em todos os episódios da sitcom. Elaine não aparece em The Seinfeld Chronicles (o piloto) e The Trip (partes 1 e 2), Kramer não dá as caras em The Chinese Restaurant e The Pen, que também não contou com a participação de George.

# Eles nunca apareceram na série, mas Jerry tem uma irmã e George um irmão. A primeira é mencionada uma única vez no episódio The Chinese Restaurant, enquanto o segundo é mencionado duas vezes, em The Suicide e The Parking Space. Ah sim, Elaine tem uma irmã e um cunhado (supostamente marido dessa irmã), mas nenhum deles aparece na série também.

# A NBC, berço de grandes comédias nos anos 90, sempre gostou de cruzar as histórias de suas séries. No caso de Seinfeld, Kramer sublocava o apartamento de solteiro de Paul Buchman. O crossover rolou no episódio 1×08 de Mad About You, intitulado The Apartment.

# O nome do meio de Elaine é Marie, de George é Louis, e o primeiro nome verdadeiro de Jerry é Jerome.

# No episódio em que Elaine namora um cara chamado Joel Rifkin, ela tenta fazê-lo mudar de nome, já que é o mesmo de um homem envolvido em um notório caso de assassinato em Nova Iorque. Uma de suas sugestões é O.J. A curiosidade é que este episódio foi filmado em 1993, um ano antes de O.J. Simpson ser acusado de matar sua ex-mulher Nicole Brown e Ron Goldman. Coincidência bizarra a gente vê por aqui.

# Jerry Seinfeld recusou uma oferta da NBC no valor de US$ 110 milhões para fazer uma décima temporada da série. Mas você sabe porque Jerry quis parar na nona? Ele foi inspirado pelos Beatles, que se separaram depois de nove anos juntos.

# A fama que atrapalha. Com o sucesso do personagem Kramer, os aplausos durante sua entrada ficaram cada vez mais prolongados, o que arruinava o timing das cenas. Depois de reclamações do restante do elenco, os diretores pediam ao público que não aplaudisse tanto quando Kramer entrasse.

# O co-criador e produtor executivo Larry David apareceu diversas vezes em Seinfeld. Ele é a voz de George M. Steinbrenner III, o Homem da Capa (o advogado de Frank) e o dono da banca de jornal. Ele também é uma das últimas vozes ouvidas na série, como o prisioneiro que diz “eu vou cortar você!” no final do último episódio.

# Por falar em series finale, ele gerou uma comoção na TV americana. Um exemplo? A emissora TV Land não transmitiu nada no horário em que o episódio foi exibido. É sério! Quem passava pelo canal via apenas uma foto de uma porta de escritório fechada enquanto a NBC exibia o finale.

# Dharma e Greg, na concorrente ABC, foi outra a fazer referência ao fim de Seinfeld. Um dia antes do series finale, a série exibiu um episódio em que o casal tenta fazer sexo em um local público com a desculpa de que todo mundo estaria dentro de casa assistindo ao final de Seinfeld.

# A MTV também “honrou” a veterana série. Durante o último episódio, ela exibiu desenhos originais que foram especialmente feitos para durar exatamente o tempo dos intervalos comerciais. Assim, os espectadores poderiam vê-los sem perder nenhuma cena de Seinfeld. Espertões.

# A atriz Lee Garlington, que apareceu no piloto como uma garçonete que dá conselhos a George e Jerry, deveria fazer parte do elenco regular da série, mas sua personagem acabou sendo cortada quando o piloto foi aprovado. Para suprir a necessidade de uma presença feminina, Elaine ganhou vida.

# Este é o motivo de Julia Louis-Dreyfus não aparecer no episódio-piloto, cuja existência a atriz só ficou sabendo quando o DVD foi lançado em 2004. Vale lembrar que o piloto foi exibido em 5 de julho de 1989 como um especial e depois foi retransmitido, em 28 de junho de 1990, quando virou série.

# Seinfeld é uma das três únicas séries na história da TV americana a ficar em primeiro lugar na audiência durante toda sua temporada final. As outras duas que conseguiram tal feito foram I Love Lucy (1956–57) e The Andy Griffith Show (1967–68).

# Tanto sucesso surpreendeu a todos, inclusive os envolvidos no projeto. Antes da série ir ao ar, Jerry Seinfeld perguntou a Jason Alexander se ele achava que ela seria bem-sucedida e ele foi enfático: “sem a menor chance”. Quando perguntado por que, ele respondeu “por que o público desta série sou eu, e eu não assisto televisão.”

# Em uma das primeiras versões do roteiro, George seria um colega comediante de stand up chamado Bennett. No final das contas, ele acabou sendo mesmo baseado em Larry David e recebeu o sobrenome de Costanza, inspirado em um amigo de Seinfeld chamado Mike Costanza, e o nome do meio de Louis em homenagem a Lou Costello de The Abbott and Costello Show.

# E se você pensa que Mike ficou feliz com a lembrança do amigo, engana-se. Ele abriu um processo no valor de US$ 100 milhões contra Seinfeld, David e a NBC, alegando invasão de privacidade e difamação. O caso acabou sendo arquivado.

# Para finalizar, a primeira conversa no piloto mostrava George e Jerry falando de um botão. No último episódio, quando eles estão na cadeia, a última conversa que eles tem é sobre a mesma coisa, um botão.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER