5 álbuns pop, de 5 cantoras que marcaram as 5 últimas décadas

Uma viagem entre as 5 últimas décadas para lembrar dos 5 álbuns que mais fizeram acontecer desde então.

Aonde estão os saudosos fãs de música pop e os viciados em listas? Hoje nós temos um post especial para relembrar um pouquinho do que aconteceu lá atrás, antes da Taylor Swift virar a dona da Billboard e da Selena Gomez se tornar uma adulta sensual.

Separamos cinco álbuns que marcaram suas respectivas décadas, sejam por suas histórias, polêmicas, vendas ou só por serem extremamente bons mesmo.

Vamos entrar nesta viagem pelo tempo com a gente? Pegue a sua vitrola, o seu walkman, MP3 ou ligue o seu Spotify and LET THE MUSIC PLAY!

Gypsys, Tramps & Thieves — Cher (1971)

Na década marcada pela morte de Elvis Presley, pelo surgimento do glam rock de David Bowie e pela aparição do rock progressivo de Pink Floyd, a música pop consegue seu espaço graças ao álbum de retorno da deusa Cher. Gypsys, Tramps & Thieves rendeu a Cher números incríveis nas paradas, incluindo a sua estreia em #1 na Billboard como cantora solo, além de inúmeras indicações a prêmios, como o Grammy. A canção que dá nome ao álbum é um clássico que todo amante de música deveria conhecer.

Like a Prayer — Madonna (1989)

Os anos 80 foram marcados por diversas polêmicas sociais, e em todas elas, claro, Madonna se fez presente. Após se lançar na metade da década e tocar em assuntos nunca tocados antes (pelo menos por mulheres) como sexo, aborto e virgindade, foi com o Like a Prayer, em 1989, que Madonna deu início ao seu relacionamento agridoce com a religião e a igreja. E mesmo rodeada de julgamentos e boicotes de conservadores religiosos, o álbum é um dos mais vendidos da carreira da cantora, foi considerado pela Rolling Stone “o mais próximo que o pop chegou da arte”, além de ter rendido uma turnê com recorde de público e o título de artista da década para Madonna.

…Baby One More Time — Britney Spears (1999)

Não se fala mais em música pop sem mencionar os anos 90. A década que apresentou grandes artistas e que formou um novo estilo na música contemporânea, tem nomes importantíssimos como Spice Girls, ‘Nsync, Backstreet Boys, Destiny’s Child, entre outros. Mas nem só de grupos foi feito os anos 90; por sorte, Britney Spears, nos últimos minutos do segundo tempo, figura a lista de cantores que ajudaram a fazer desta década uma das mais memoráveis quando o assunto é música pop. E foi com muita glória que …Baby One More Time, álbum que apresentou a nossa eterna princesinha do pop para o mundo, fez o nome da cantora figurar entre as mais bem-sucedidas e mais amadas pelos jovens da época.

Stripped — Christina Aguilera (2002)

Também conhecido como a bíblia do pop, Stripped é o segundo álbum em inglês de Christina Aguilera e o primeiro que mostrou não só as habilidades vocais da cantora, mas as habilidades de uma artista amadurecida, empoderada e pronta para abusar de diferentes estilos e criar letras tão verdadeiras que fazem o álbum inteiro soar como uma confissão. Stripped tem em seu DNA canções sobre feminismo, autoestima, confiança, traição, primeiros amores, desilusões amorosas, problemas em família e tantas outras coisas que levariam mais uma década inteira para contar. O poder do CD é tão forte que ainda influencia artistas, mesmo passados 14 anos desde o seu lançamento.

Born This Way — Lady Gaga (2011)

Anunciado no palco do VMA, durante o prêmio de Vídeo do Ano e com Cher de plano de fundo, Born This Way é com certeza o álbum desta década (até então). Vendas incríveis, performances inesquecíveis, estética impecável e o grande divisor de águas que tirou GaGa do limbo dos artistas que fazem 15 minutos de sucesso e desaparecem. Bom, é óbvio que metade dos créditos deste título vai para a Stefani artista, mas com certeza a outra metade vai para a Gaga “marketeira”, que fez de tudo um pouco para transformar Born This Way no tal “álbum do milênio” (palavras da própria).

Nós adoramos a ideia de voltar uns aninhos e reviver tanta coisa boa. E você, concorda com tudo? Fez algumas observações? Ou descorda totalmente? Conta pra gente aqui então qual álbum você queria ter visto na lista e qual “não tinha nem que tá aqui, linda”.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER