5 games indies nacionais que você precisa jogar

Games indies nacionais: confira 5 títulos que estão mudando o cenário de produção de jogos em nosso país e você precisa jogar!

Nosso país é um dos maiores mercados consumidores de games do mundo. Mas, quando se trata de desenvolvimento de jogos em solo nacional, ainda estamos engatinhando. É o que dizíamos, afinal os indie games nacionais estão mudando tudo isso.

O caminho ainda é longo, mas o mercado tem crescido muito, na contramão da crise. Só este ano, por exemplo, a Brasil Game Show, que é a maior feira de games do país e da América Latina, teve 36 estandes ocupados por 26 estúdios. Sendo cinco vezes maior, se comparado com o evento de 2014. Ou seja, os estúdios daqui estão cada vez mais profissionais, trazendo produtos mais bem polidos e atraindo investimentos.

Para mostrar que os desenvolvedores Brasileiros não estão pra brincadeira, escolhemos cinco jogos nacionais que fizeram bonito e são os destaques de 2015!

5 — Get Over Here — Reload Game Studio

Get Over Here é um jogo de Battle Arena no maior estilo Bomberman. Seu objetivo é conseguir mais pontos que seus oponentes e terminar em primeiro lugar. Para isso, você terá de finalizar seus oponentes utilizando golpes e habilidades.

A mecânica e o nome do jogo são inspirados na principal habilidade de Scorpion, de Mortal Kombat, o seu arpão. O jogador pode usar o arpão para puxar o oponente ou ir até ele e, então, finalizar e marcar um ponto! Daora, né?

O jogo foi lançado em plataformas como o Steam, Ouya e será lançado para o Playstation 4.

4 — Aritana e a Pena da Harpia — Duaik Entretenimento

Desenvolvido pelo estúdio Duaik Entretenimento, Aritana e a Pena da Harpia é um jogo que bebe na fonte da cultura indígena Brasileira. O jogo de plataforma usa mecânicas inovadoras baseadas na ‘postura’ atual do personagem. Cada postura modifica os atributos do personagem, como sua velocidade, pulo, ataques especiais e etc. Cabe ao jogador dominar as posturas do personagem para vencer os desafios das belíssimas fases do jogo.

Ele ganhou notoriedade quando venceu o prêmio de melhor jogo do BIG Festival 2014, por voto popular. Foi lançado para PC no Steam e chegou aos consoles com exclusividade para o Xbox One, sendo o primeiro jogo brasileiro a sair para o console, ganhando um prêmio único por isso, que foi entregue à Duaik pelas mãos do chefe do Xbox, Phill Spencer.

3 — AeReA: Scattered Lands — Odin Game Studio

Um dos jogos mais promissores atualmente em desenvolvimento pelo Odin Game Studio. AeReA Scattered Lands é um jogo de pancadaria que bebe na fonte dos clássicos do hack’n’slash de aventura, como Diablo, Baldur’s Gate e Champions of Norrath.

Com uma estética maravilhosa, AeReA traz a musicalidade como seu maior diferencial. Quase tudo no jogo tem referências musicais — como as armas dos personagens, que podem ser uma arpa que se transforma em um arco e flecha ou um violoncelo e um arco que são um escudo e uma espada.

Os inimigos não ficam de fora! No demo jogável apresentado na Brasil Game Show 2015, os inimigos básicos eram aranhas com bunda de chocalho — hahaha — que faziam um ‘chic-chic’ quando andavam, atacavam ou tomavam dano. O chefe final da demonstração é uma grandiosa aranha gaita de fole! Genial, né? =)

O jogo tem previsão de lançamento para PC, MAC e consoles no meio de 2016.

2 — Chroma Squad — Behold Studios

Dos mesmos criadores de Knights of Pen and Paper, o famoso ‘Simulador de Power Rangers’ do estúdio Brasiliense Behold Studios é um jogo de RPG tático com uma estética super original e bem polida, que segue a expertise do estúdio em criar gráficos lindos em pixel art.

O jogo conta a história de um grupo de cinco dublês que cansaram de seus empregos e resolveram lançar seu próprio programa de TV inspirado em super-heróis japoneses como os Power Rangers, Changeman e Cybercops. Nele, você deve comprar equipamentos, escalar atores, fazer vários upgrades em seu estúdio e até controlar um grande mecha a lá Megazord!

O jogo foi lançado na plataforma Steam e é um dos jogos brasileiros mais aclamados de todos os tempos!

1 — Horizon Chase — Aquiris Game Studio

Desenvolvido pelo estúdio Porto Alegrense Aquiris Game Studio, Horizon Chase traz de volta a nostalgia da era 16 bits e de jogos de corrida clássicos como Lamborghini, Lotus Turbo Challenge e um dos jogos mais queridos de todos os tempos pelos Brasileiros, que, nitidamente, é a maior inspiração do jogo: Top Gear.

Em Horizon Chase você corre por várias pistas em torneios de diversos países, como Chile, EUA e Brasil e conquista troféus, carros e upgrades para ser o rei das pistas. A estética do jogo é super original, conseguindo comunicar o mesmo sentimento dos clássicos com um visual renovado e maravilhoso! Como se o jogo já não fosse bom o bastante, a trilha sonora do foi completamente composta por Barry Leitch, o lendário compositor original de Top Gear.

Quando se trata do maior e melhor estúdio de games do país, não podemos esperar menos! Horizon Chase foi consagrado o melhor jogo brasileiro de 2015 na primeira edição do Brasil Game Awards e foi contemplado como o jogo do ano pela Apple App Store! Horizon Chase já é sucesso no iOS, foi recentemente lançado para Android e chega para PS4 e outras plataformas no ano que vem.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER