6 episódios essenciais de Os Normais

Quinta-feira da Semana Brasil do Box de Séries é dia da coluna Guia de episódios! Vamos falar de uma série brasileira de grande sucesso, escrita por Alexandre Machado e Fernanda Young e dirigido por José Alvarenga Junior: Os Normais.

O show contava a história do botafoguense Rui (Luis Fernando Guimarães) e sua eterna noiva, Vani (Fernanda Torres), e possuía diversas características únicas, a começar pelo nome dos episódios: a maioria tinha a palavra “normal” nele, com exceção da última temporada. Os personagens tinham consciência de serem uma ficção, quebrando a quarta barreira e conversando com a audiência, chamando por intervenções da edição como flashbacks e pedidos pela próxima cena, sempre com artifícios sonoros e trilhas que acompanhavam o estado de humor da situação. No final do episódio, as cenas que fechavam os capítulos eram improvisações entre Fernanda Torres e Luis Fernando Guimarães.

Os Normais partia da premissa que todo mundo é normal, mas de perto meio louco. Que a loucura das relações é normal! O programa não se apegava a uma cronologia muito exata e foi exibido de 2001 a 2003, totalizando três temporadas e 71 episódios. Além disso, foram produzidos dois longa-metragens, um em 2003 e a continuação em 2009.

1×01 — Todos são normais

No episódio piloto da série, Rui e Vani saem para jantar! Nada mais normal na vida de um casal! No restaurante eles conhecem Bete e Tato (Drica Moraes e Murilo Benício). Aos poucos, o comportamento dos novos amigos começam a causar estranhamento, e nosso casal acredita se tratar de drogados! Bete e Tato, por sua vez, acreditam que Rui e Vani querem fazer sexo grupal! Nada mais normal então que, apesar das suspeitas, eles decidam rumar para um baile funk onde são assaltados ao pedir informações, se passam por suecos praticantes de naturismo por terem ficado pelados depois do crime e terminarem num motel, onde a mãe de Vani vai resgatá-los de todo esse sufoco!

1×22 -Dar um tempo é normal

Animado com a chegada do verão, Rui tem a atitude mais normal possível: pede um tempo para sua namorada! Vani discorda disso porque quem “pode pedir um tempo é a mulher”. Após falar com Tonia (Claudia Lyra), uma amiga piriguete com quem ela não tinha mais contato, Vani resolve aproveitar que está solteira e faz uma mudança de visual! Enquanto isso, Rui se empolga em sua recém- solteirísse e pega uma cor no terraço do prédio, além de ligar para seu amigo Jorge (Evandro Mesquita), um quarentão metido a jovem, e marcar uma balada! Acontece que Tonia e Jorge se conhecem na praia, e ela foi convidada para uma festa na casa dele em homenagem a um ~~ amigo espanhol~~. Atenciosa, ela avisa que levará uma ~~amiga sueca~~~. Esses amigos internacionais, nessas situações, são a coisa mais normal!

2x01 — Tudo Normal como antes

Marilena (Andreia Beltrão), melhor amiga de Vani, é hóspede na casa d’Os normais. Mas apesar de ser amiga de Vani, Rui não suporta a convidada: nem a voz, nem a cara, nem a ~bunda~ dela! Com a autoestima abalada, Marilena só pensa em agradar Rui até ouvir de sua amiga que ele não a suporta! Agora, cabe a Rui se desculpar com ela. Em meio a tantas confusões temos a primeira aparição dos “mini-flashbacks”, que se tornou uma marca do programa! Vani reclamando inconformada que não foi informada que agora eles podiam fazer os flashbacks é cômico!

2×15 — É nojento mas é normal

Esse episódio é focado todo em intimidade e percepção do que as pessoas fazem dentro do banheiro, especialmente, o número 2! Vani come um cachorro-quente estragado e passa mal! A questão é que Rui fica com nojo dela e ela, evidentemente, fica paranoica e resolve que eles têm que transar de qualquer jeito! A discussão e confusão é tanta que Katia (Deborah Secco), a vizinha nova de Rui, começa a desconfiar que ele bate em Vani! Com o apetite sexual comprometido, Rui corre de Vani, mas ela se une a Katia e ambas resolvem dar uma lição no pobre coitado!

2×23 — Divertimento sadio e normal

Vani resolve arrumar novos amigos e elabora um plano para conquistar Maria Silvia (Marisa Orth) e Pedro Paulo (Guilherme Weber), que são ricos, modernos e figuras carimbadas nas revistas sociais. Eles elaboram planos complexos para conhecerem eles, descobrindo hobbies, preferências culinárias, literárias e religiosas! A obsessão só leva a situações cômicas, como esperado desse casal normal! Nesse episódio o mundo descobre que “ verde é o último grito em matéria de canapé!”

3×01 — A volta dos que não foram

Todos os 17 episódios da terceira temporada da série fogem dos padrões até então estabelecidos por ela. O título perde a palavra normal e um novo casal é introduzido no elenco fixo: Bernardo (Selton Mello) e Maristela (Graziella Moretto). E a forma como eles se conhecem não poderia ser mais… normal! Bernardo e Maristela estavam namorando dentro do carro e ela termina ~ presa~ com um piercing genital no freio de mão! Rui e Vani também estão namorando em um carro perto e vão ajudar. A partir daí, eles se meterão em muitos problemas juntos!

E aí? Você conhece alguém parecido com eles? Você é parecido com eles? E de perto, quem não é? A verdade é que de perto, todo mundo é mais ou menos normal!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER