6 fatos curiosos que rodeiam os livros de Dan Brown

Curiosidades que rodeiam os livros de Dan Brown e que tornam as histórias ainda melhores.

Desde que Dan Brown publicou seu primeiro livro, Fortaleza Digital, as pessoas passaram a ver de outra forma o termo “teorias da conspiração”. Com muita história, e sempre com um teor crítico à política e à religião, o escritor fez de suas obras um enorme sucesso em todo o mundo, desbancando dramas e romances que vendem como água. E, seguindo essa linha de desvendar pistas a cada capítulo, O código Da Vinci, seu livro mais bem sucedido, com 80 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, marcou o autor como um dos grandes escritores da atualidade.

Mas, se você acha que somente lendo seus livros irá entender a complexa teia de informações apresentada, está muito enganado. Por trás da escrita e dos bastidores da edição de suas obras, cercam alguns fatos incríveis (bom, para Dan Brown já fazem parte de sua rotina).

Inferno_livro

1. Onze tradutores, de diversos países, passaram dois meses trabalhando no livro Inferno, dentro de um bunker, na Itália. As 11 pessoas não podiam entrar com celulares e eram vigiadas por seguranças a todo momento enquanto estavam trabalhando no livro de Dan Brown.

2. O Grande Colisor de Partículas (LHC), descrito em Anjos e Demônios, realmente existe. E o mais impressionante sobre ele é que a partir de seus experimentos, em 2012, foi descoberto o Bóson de Higgs, ou, para os leigos, a “Partícula de Deus” (a pesquisa vale a pena). Em poucas palavras, essa tal partícula, agora confirmada, serve de base para os grandes acontecimentos do universo, como o próprio Big Bang.

3. A Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) foi o grande centro do seu primeiro livro, Fortaleza Digital. Porém, o que muitas pessoas hoje ainda não sabem, é que esse órgão do governo norte americano, que na obra é um instrumento de vigilância da vida privada de vários cidadãos, realmente é usado para esses fins. E, para firmar ainda mais a ideia de que Brown é apenas um tradutor da realidade, a NSA foi alvo das revelações de Edward Snowden em 2013, aquele que deixou a quem quisesse ver documentos antes secretos de várias agências de espionagem nos EUA.

Anjos e Demonios

4. Anjos e Demônios revelou uma verdade pouco conhecida para a maioria de seus leitores: o Vaticano possui, em seus limites, um dos maiores acervos literários do mundo, e muitos deles (por que não a maioria), não estão ao alcance de pesquisadores e quem se interessa pelo assunto. A Igreja Católica, por coincidência ou por medo, resolver abrir, de forma limitada, seus mais de 1 milhão de manuscritos aos intelectuais da área. Alguns dizem que a pressão popular provocada após a publicação do livro ajudou com que isso acontecesse.

5. Os nomes de alguns personagens de livros de Dan Brown são homenagens a pessoas que o autor de fato conhece. Robert Langdon ganhou este nome por causa de John Langdon, o artista que criou o ambigrama utilizado na capa americana de Anjos e Demônios.

6. Uma das fundações históricas em que O Código da Vinci foi baseado, era de que as pinturas de Leonardo da Vinci escondiam códigos. E, realmente, escondem. Em 2010 foi descoberta uma série de letras sobre as pupilas de Mona Lisa. Na direita, identificam-se claramente as letras “LV” (de Leonardo da Vinci). Na esquerda, algo parecido com “CE” ou “CB”, que os pesquisadores ainda não conseguiram identificar o que significa.

Mesmo carregando muito exagero e especulação, os livros de Dan Brown trazem fatos bastante verídicos, e que são difíceis de se acreditar. Das obras, O código da Vinci e Anjos e Demônios foram adaptados para o cinema.

A adaptação de Inferno chega em outubro e promete ser o maior sucesso dos três filmes estrelados por Tom Hanks, como o simbologista Robert Langdon.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER