6 séries do gênio J.J. Abrams

Com a estreia de Almost Human o nome de J.J. Abrams fica em evidência mais uma vez. Os mais desavisados podem até achar que este gênio surgiu na televisão com aquele grande sucesso sobre uma ilha, sabe? Mas a carreira dele vai muito além disso.

Apesar de até ter algumas criações meia boca, ele com certeza ocupa o posto de um dos melhores showrunners da atualidade. A Lista de hoje trás 6 séries criadas por J.J. Abrams.

A história de Felicity girava em torno da protagonista e seus amigos que frequentavam a Universidade de Nova York.

Felicity

Podem ficar surpresos! A primeira série de J.J. foi um drama adolescente. Os episódios narravam as experiências de Felicty Porter (Keri Russell) e de seus amigos, com direito a muita tragédia envolvendo interesses amorosos dos personagens. A narrativa se passava dentro da Universidade de Nova York, onde a protagonista cursava medicina. A série durou quatro temporadas, representando os quatro anos que Felicity passa na faculdade. Apesar de ter seu fim programado desde a estreia, a série sofreu com uma queda de audiência que coincidiu com o momento em que Felicity muda o corte de cabelo. Vários comentaristas argumentaram que a mudança de visual era a razão pelo pequeno escorregão da série. Como toda criação de J.J., Felicity também invadiu a cultura popular e foi citada em episódio de séries como 30 Rock, One Tree Hill e Six Feet Under. Um doce para o internauta que conseguir lembrar de todos essas citações!

AliasThumb 515x340

Alias

Foi neste momento que o talentoso J.J. Abrams começou a surpreender. Alias é um misto de ação, espionagem, drama e mitologia. Essa simbiose de conteúdos é o fator apaixonante do show. Jennifer Garner eternizou a espiã Sydney Bristow, que era conduzida em várias tramas vistas como clichês dos clássicos de espionagem, mas tudo era tão bem conduzido que Alias tornou-se um marco na história da TV. Além de Jennifer, os atores Victor Garber e Lena Olin também imortalizaram seus personagens e contribuíram para o sucesso da série. As cenas de ação eram outro destaque da produção, muito bem orquestradas, o show deixou muito filme no chinelo. Sem dúvidas é uma das melhores séries do gênero, e merece a olhada de todo seriador que se preze.

5lost

Lost

Não tem como, Lost é e sempre será referência. Incessantemente estará ocupando o posto de melhor série na opinião de muitos. Em suma, a narrativa acompanhava a vida de sobreviventes de um acidente aéreo numa misteriosa ilha tropical. Com um enredo inovador, Lost focava em dois tipos de história: primeiro, a luta dos sobreviventes e segundo a vida pessoal dos protagonistas, através de retrospectivas, com os flashbacks, flashfowards e flash side-ways. A séria acumula recordes, como o episódio piloto mais caro da história, além de vários prêmios. O sucesso foi tão estrondoso que o show invadiu a cultura mundial, e os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42 até hoje estão em alta nas loterias do mundo inteiro. A série deu origem a revista em quadrinhos, videogames, jogos de RPG e muitas outras mídias externas. O sucesso de Lost também até hoje é motivo de estudo em universidades de comunicação que tentam decifrar o brilhantismo por trás do show.

FringeBanner

Fringe

Mais um triunfo na carreira de J.J. Abrams, Fringe era uma combinação entre a ficção científica e a realidade. Os personagens Olivia e Peter investigavam uma série de eventos anormais que estão conectados com a megacorporação Massiva Dinamic. Fringe sempre foi um seriado que fez com que o público fosse além da imaginação. A audiência realmente teve uma queda durante as temporadas, mas o fato é que J.J. nunca quis abandonar o universo que criou e ao decorrer do tempo foi deixando tudo mais complexo. Vale lembrar que o final da terceira temporada é considerado o mais imprevisível e incrível desde o encerramento de Lost. A mitologia criada na série foi o grande destaque e atraiu mais telespectadores. O show durou cinco temporadas e o seu series finale reuniu respostas para todas as perguntas que foram deixadas e se despediu do público em grande estilo.

undercovers

Undercovers

Essa é uma daquelas séries que você não crê que tenha sido criada de uma mente tão genuína. Textos extremamente fracos, com diálogos quase infantis e audiência baixíssima, Undercovers durou apenas uma temporada. Sinopse: casal de espiões disfarçados. Exatamente, apenas isso. Seu cancelamento perpetua um tabu. Séries dramáticas estreladas por atores negros não têm vida longa na TV americana. Para um protagonista negro segurar audiência, é necessário ter no elenco de apoio um ator branco. Mas isso não é fato e tão pouco uma verdade absoluta, a questão é que Undercovers era ruim demais e por isso foi cancelada.

Revolution Thumb

Revolution

Desde que a eletricidade foi misteriosamente banida, a humanidade caminha sobre seus escombros e com nova organização social. Revolution veio com uma premissa boa mas a enorme expectativa ocasionou uma demasiada decepção dos fãs que esperavam algo a altura de Lost e Fringe. O sucesso de produções passadas tornou-se o maior vilão de J.J. Abrams. Todos esperam algo grandioso e com narrativas perfeitas e muita mitologia, e quando nos é oferecido uma série que não traz nada de inovador, vem junto o desencanto. Revolution é exibida pela NBC, e está em sua segunda temporada.

Menções honrosas para séries produzidas por J.J. Abrams: What About Brian, Six Degrees, Alcatraz e Person of Interest.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER