7 fatos curiosos sobre a Marvel e seus quadrinhos

Coisas que qualquer nerd ou curioso de plantão deve saber sobre uma das maiores empresas de quadrinhos do mundo, e que melhoram ainda mais suas histórias.

Quem conhece a Marvel sabe que ela é uma empresa realmente dedicada com suas histórias em quadrinhos e que tenta agradar a todo o tipo de fã. Verdade seja dita, existem tantos heróis (ou vilões, pra quem gosta) que o leitor pode ter uma certa dificuldade para escolher o seu favorito.

Criada em 1939, na cidade de Nova York, a Marvel Comics passou a ser um ícone de criação de super-heróis, com vários deles tendo uma temática política, como o Capitão América, que luta contra uma organização nazista para salvar o mundo, uma analogia da época vivida no lançamento do quadrinho: a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, com o passar dos anos, a empresa passou a diversificar o seu conteúdo para poder competir com uma grande adversária, a DC Comics e a sua Liga da Justiça. Mais de meio século se passou e a Marvel mostra hoje cada vez mais espaço do mercado do entretenimento e, dentro de sua história, existem várias curiosidades interessantíssimas sobre os personagens e seus criadores.

  • Os primeiros personagens da Marvel não são tão famosos quanto os conhecidos Homem de Ferro, Hulk, Homem Aranha. Tocha Humana e Namor foram os dois primeiros personagens escritos para os quadrinhos, e fizeram muito sucesso na época. O Tocha Humana foi um androide criado pelo cientista Phineas Horton. Ele podia inflamar seu corpo e voar. Em suas primeiras aparições, ele era retratado como uma monst
Epicos_Marvel-_04_Tocha_Humana_Original_cibertronnblogspot.com_00
  • ro de ficção científica, mas rapidamente se tornou um herói. Já Namor é um humanoide, nascido em Atlântida, e têm a capacidade de respiração submarina, pele azul e olhos escuros.
  • O primeiro grande herói da Marvel foi o Capitão América, criado em 1941. Sua popularidade durou entre os anos em que ocorria a guerra, sendo suas publicações interrompidas no início da guerra fria. Ele somente voltou a aparece em 1964 e segue até hoje com um grande sucesso. E para os que se interessam (ALERTA DE SPOILER), em seu último quadrinho divulgado, é revelado que ele trabalha para o seu grande inimigo até então, a Hydra (FIM DO SPOILER).
  • Entretanto, a maior parte dos super heróis da Marvel surgiu a partir dos anos 60. Aí foram introduzidos o Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem Aranha e o Quarteto Fantástico.
  • Na década de 80, grandes personagens morreram nos quadrinhos, como Elektra, Capitão Marvel, FênixWarlock.
  • Como todos sabem, as histórias da Marvel se entrelaçam e formam uma teia de informações que dificilmente se dá para acompanhar. Mas o mais interessante, é que em 1996 a empresa resolveu se unir com a DC Comics em uma série limitada de quadrinhos. As lutas polêmicas foram de Wolverine X Lobo e Mulher Maravilha X Tempestade. Os mutante
capitao
  • s talvez tenham ganhado graças à popularidade dos X-Men (na época nas HQS e desenho animado).
  • Existe um super herói que é brasileiro! Sim, o Mancha Solar, alter-ego de Roberto da Costa, surgiu em 1982, e faz parte dos novos mutantes. Ele é um mutante nível Ômega, que originalmente tinha o poder de absorver e converter energia solar em força e resistência sobre humana. Atualmente, após mudanças sofridas ao longo do tempo, é capaz de voar e emitir rajadas de plasma super aquecido.
  • Dois participantes do Jovens vingadores, Hulkling e Wiccano, são gays e namorados, ou melhor, noivos! Hulkling é um híbrido do Hulk, e os dois e participam tanto da Guerra Civil quanto da nova composição dos Vingadores. Wiccano, originalmente, tinha seus poderes baseados exclusivamente na geração e manipulação de eletricidade. Com o tempo, ele percebeu que isso fazia parte de um dom quase místico, e com isso, aprendeu a manipular as bases da magia. Essa relação dos dois personagens mostra o comprometimento da Marvel com a atualidade mundial, e com a aceitação da sociedade.

Dos seus mais de 5000 mil personagens, a Marvel vem abrindo cada vez mais mercado, e expandindo muito os seus negócios. Hoje, o conteúdo da empresa já faz parte de produções cinematográficas, romances, programas de tv, brinquedos, etc. Para se ter uma ideia, em 2009, a Disney comprou a Marvel Comics, e hoje o conjunto faz parte do maior império de entretenimento do mundo. Portanto, para nós que acompanhamos esse desenvolvimento com tanto prazer, têm-se aquele ditado: “Em time que está ganhando, não se mexe.” Bom, no caso da Marvel, “cria-se mais personagens.”

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER