7 Séries ou Realities sobre Caipiras

Ser do interior nunca esteve tão na moda. Ainda mais se você for roceiro de raiz, verdadeiro bicho do mato. Os canais de TV americanos parecem ter percebido e capitalizado bem este vilão, invadindo nossa TV com os mais variados modelos de Família Buscapé. Na coluna Lista de hoje vamos separar os principais programas deste tipo, já em transmissão no Brasil.

os-reis-dos-patos

Os Reis dos Patos, A&E

O atual carro chefe do A&E americano é um verdadeiro guilty please. Em exibição no A&E brasileiro, Os Reis dos Patos mostra o cotidiano da família Robertson. Eles enriqueceram através do mercado de caça, após inventarem um ótimo apito para a caça de pato. Hoje fabricam e comercializam tudo que se relaciona ao hobby. Mas imagine uma família inteira de caipiras trabalhando juntos!

Obviamente o que eles menos fazem é trabalhar, e é daí que sai os melhores momentos da série. Eles se organizam para caçar rãs em campos de golfes, destruir barragens de castores com dinamites, espantar crocodilos do quintal e até mesmo explicar como se limpa o interior de um pato para crianças do primeiro grau, no dia da carreira. É divertidíssimo para quem curte um reality.

True Blood Cast THUMB

True Blood, HBO

Quando os sabores de Luisiana nem contemplavam patos, a HBO saiu na frente e trouxe o sangue sintético que tirou os vampiros do armário. A única série de ficção da nossa lista é um dos maiores hits da TV, que já foi o carro chefe de seu canal. O sotaque dos moradores de Bon Temps e seus costumes interioranos divertem tanto quanto as tramas de mistérios e aventura dos vampiros, fadas e lobisomens que fazem parte do universo do programa. É obrigatória na watchlist de qualquer fã de séries.

honey-boo-boo

Honey Boo Boo, TLC

Este é talvez o programa mais polêmico dos Estados Unidos. Demorou, mas chegou ao Brasil pelo TLC. É encabeçado por Alana Thompson, uma criança de seis anos que se intitula “Rainha da Beleza”. Sua família é uma das mais bizarras já vistas e, ao contrário do que se imagina, o que temos na tela não é uma criança fofinha chamando atenção. Mas sim um grupo de gordos fazendo gordice.

Nos Estados Unidos o show recebeu duras críticas e acusações de exploração infantil. É carregado de escatologia e considerado de mau gosto. Claro que isso já foi o suficiente para fazer o marketing do programa e trazer ainda mais interessados para assistir.

mergulhados-no-pantano

Mergulhados no Pântano, A&E

A polêmica da caça desenfreada não é um problema para os personagens de Mergulhados no Pântano. Neste reality acompanhamos um grupo de caipiras que vivem na região dos pântanos da Luisiana. É por lá que eles caçam jacarés, de acordo com as normas impostas pelo departamento de proteção aos animais local. Acontece que a infestação desses répteis é tamanha, que uma vez por ano o governo libera uma quantidade específica de animais que podem ser caçados para ter ser couro comercializado — tudo seguindo um rígido sistema que visa o controle populacional da espécie.

trato-feito-luisiana

Trato Feito: Luisiana, History Channel

Que Trato Feito é a principal atração do canal History, não precisamos nem dizer. O canal que tem se destacado nos EUA percebeu o sucesso dos caipiras na TV e logo resolveu juntar o útil ao agradável, criando assim um spin-off de seu maior sucesso, tendo como cenário o sul caipira dos Estados Unidos — mais uma vez na Luisiana.

A fórmula é a mesma. Mas aqui, ao invés de negociar notas raras de 200 dólares, ou bolas de beisebol autografadas, temos troca de cabras e coisas esdrúxulas do tipo. Super engraçado!

quem-da-mais-texas

Quem Dá Mais? Texas, A&E

Assim como Trato Feito ganhou sua versão caipira no History, o até então carro chefe do A&E ganhou sua versão Texas. Quem Dá Mais? foi uma verdadeira mina de ouro para o canal, colocando-o no mapa do entretenimento da TV a cabo. É um reality maquiado, vendido como série. Nele pessoas comum participam de leilões de galpões cujos donos não pagaram o aluguel.

Dentro destes galpões estão as mais variadas riquezas que se pode imaginar. Bem, nem sempre. As vezes eles investem uma grana e não levam nada. Mais ou menos como nos game-shows do Silvio Santos. Mas em Quem Dá Mais?, supostamente temos a vida real. O spin-off texano é a mesma coisa. Porém, como o nome indica, é no Texas que se passam as aventuras e busca.

dupla-do-barulho

Dupla do Barulho, Discovery

Outro modelo de programa que tem se destacado nos Estados Unidos é o de reality shows sobre reforma de carros. Que tal então colocar um bando de caipiras do Texas para fazer essa reforma? Essa com certeza é uma fórmula de sucesso na terra do Tio Sam, trazida ao Brasil pelo Discovery.

Muitos pensam que os incontáveis carros antigos, enferrujados e abandonados em garagens e matagais dos Estados Unidos são apenas ferro velho. Mas para o empresário apaixonado por carros Richard Rawlings e o mecânico Aaron Kaufmann, eles são uma mina de ouro. O programa companha a dupla nesta jornada atrás de carros para serem radicalmente transformados, trazidos “de volta à vida”.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER