7 séries salvas pelos fãs

Muito antes de #JeSuisCharlie, #VemPraRua e #MovimentoPasseLivre, viciados em seriados no mundo todo já tinham muita noção de como o poder da audiência reflete nas decisões dos canais de TV. Na coluna de hoje, o Box de Séries traz 7 séries que chegaram a um passo de cair do precipício do cancelamento, mas foram salvas por seus fãs. Parafraseando V de Vingança: as emissoras devem temer o telespectador, e não o contrário.

Family Guy, Fox

A animação de sucesso mundial foi cancelada pela Fox em 2002. Mas o canal não contava com a astúcia dos fãs. Um DVD lançado com os primeiros 28 episódios das aventuras da família Griffin vendeu 400 mil cópias em um mês. Além disso, a exibição da série na sessão Adult Swim do Cartoon Network elevou a audiência do horário em 239%. Nada disso seria possível, claro, sem as milhares de cartas enviadas pelos fãs implorando por novos episódios, tanto para a Fox quanto para o criador Seth MacFarlane. O resultado? Family Guy foi relançada em 2005 e continua sendo adorada até hoje.

Futurama, Fox/Comedy Central

A múltipla vencedora do Emmy Futurama também já passou por uns péssimos bocados: foi cancelada em 2003 pela Fox e ficou 5 anos na geladeira antes de voltar com novos episódios, no Comedy Central. A série seguiu os passos de Family Guy: bombou nas vendas de DVD e no Adult Swim. Não demorou para que fossem produzidos filmes da galera da Planet Express — foram 4. Em 2008, a série finalmente voltou ao ar e durou até 2013, com ótimos índices de audiência.

Friday Night Lights, NBC/The 101 Network

Essa é boa: apesar de não ser um sucesso de audiência, a história do treinador Eric (ao lado de seu time e sua família) conquistou a crítica e muitos fãs calorosos. Quando a notícia do cancelamento surgiu, não faltaram grupos no Facebook, mutirões e petições online para dar uma vida extra para a série. O canal VH1 organizou os fãs para enviarem lâmpadas (que conveniente) para a sede da NBC — mas os fãs deram um toque adicional: também mandaram potes de lágrimas para a emissora, em referência ao grito de guerra do Panthers: “Olhos limpos, corações cheios, não podemos perder”. Poético, não é? Depois de duas temporadas em seu canal original, a série mudou-se para o The 101 Network, da DirecTV, onde durou mais 3 temporadas.

Firefly, Fox

Mas dessa vez não foi exatamente um salvação. Além de não ter exibido a única temporada inteira, a Fox ainda exibiu os episódios fora de ordem, com constantes trocas de horário. A série, que é até hoje um clássico nerd, esgotou toda as cópias de seu DVD pouco depois do lançamento nos EUA. Mas isso não foi o suficiente para Fox renovar a atração. Porém, o criador Joss Whedom teve uma chance de ouro: a produtora deu a ideia de um filme, para finalizar a história. A produção custou 39 milhões de dólares e ganhou o nome de Serenity, em homenagem à nave do filme — os fãs souberam agradecer: a produção ficou em primeiro lugar dos Best Sellers da Amazon por quase um ano.

Star Trek, NBC

Provavelmente o primeiro caso do gênero que se tem notícia. Após duas temporadas, a NBC avisou que Star Trek seria cancelada. Em 1968, o casal nerd Bjo e John Trimble começaram a reunir outros Trekkies para, juntos, escreverem aquelas cartas famosas gigantes, quilométricas, pedindo para o canal salvar a série. Até hoje, muitos fãs atribuem a eles dois o sucesso da franquia. Apesar de só ter durado mais uma temporada depois da mobilização, o “protesto” acabou chamando a atenção da Paramount Pictures, sendo decisivo para a produção do primeiro filme, em 1979.

Body of Proof, ABC

Ninguém imaginaria que com 9 episódios na mid-season, a médica legista Megan conquistaria tantos admiradores. Após uma segunda temporada com 20 episódios, a ABC anunciou o cancelamento, mas os fãs se mobilizaram pelo Twitter, implorando que a série fosse ressuscitada. E deu certo: Body of Proof voltou para mais uma temporada de 13 episódios para então ser, de fato, cancelada. Os fãs até tentaram protestar buscando um quarto ano para a atração, mas a própria estrela Dana Delany avisou que dessa vez não teria mais jeito, sem motivos aparentes, considerando a boa audiência da terceira temporada.

E.R. (Plantão Médico), Globo

Estão chocados? Pois é. Em 1997, a Globo cancelou a exibição da série de sucesso, que era exibida às quintas, para dar lugar a atração interativa Você Decide. Claro que ninguém queria deixar de ver o jovem George Clooney e a linda Julianna Margulies toda semana — apesar de ainda primitiva e incipiente, a internet foi palco para o site Alô Rede Globo: queremos Plantão Médico de novo!, criado para que os fãs brasileiros da série se unissem numa manifestação contra a decisão; sem dúvida, foram um dos pioneiros neste ramo. A série acabou voltando a ser exibida em horários e dias diferentes durante alguns meses, mas acabou sendo cancelada novamente.

E você? Lembra de alguma série que foi salva pelo público que não esteja na nossa Lista? E se pudesse voltar ao passado, qual série gostaria de ter resgatado junto com outros fãs? Conta pra gente.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER