7 vencedores do Oscar nas séries

Agora é a vez deles! Mas para muito além de uma Lista, isto é uma constelação — formada por estrelas de primeira grandeza, de brilhos singulares. Vencedores do Oscar em momentos diferentes da história da premiação, todos eles emprestaram seu brilho para a TV (e internet) e obtiveram resultados sensacionais, aclamados pelo público e crítica. Se liga:

Forest Whitaker

Quarto homem negro a ser agraciado com a estatueta da Academia, Forest Whitaker é conhecido por seus intensos trabalhos de estudos de personagens, extremamente laboratoriais e de um de mergulho profundo nas atuações. Sua ptose no olho esquerdo sempre foi considerada peculiar e muitas vezes até um charme especial em seu olhar. Apesar dos críticos adorarem esse olhar, o ator disse já ter considerado uma cirurgia para reverter tal condição hereditária. Ele é vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por O Último Rei da Escócia, em 2006. Na TV, protagonizou o spin-off de Criminal Minds: Suspect Behavior.

Jeremy Irons

Este britânico venceu o Oscar de Melhor Ator em 1990, pelo filme O Reverso da Fortuna. Veterano, continua na ativa aos 66 anos e com muitíssimo vigor. O que pouca gente sabe é que no começo de tudo, ele tinha mais chances de vencer um Grammy: Jeremy começou sua carreira artística numa banda da escola que tocava trilhas sonoras de filmes. Ele também é um ativista polêmico e adora política. Recentemente, encarnou o Papa Alexandre VI na série The Borgias.

Timothy Hutton

Já Timothy é o mais jovem vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante: ele tinha 20 anos e 27 dias quando estrelou o premiado Gente com a gente, de Robert Redford. Também em 1981, ele conquistou o Globo de Ouro pelo mesmo trabalho. Na TV, protagonizou por 5 anos a série Leverage, interpretando o investigador Nate. Mas o que chama atenção é a sua lista de conquistas amorosas: Patti Davis (a filha de Nancy e Ronald Reagan), Angelina Jolie Debra Winger e a filha milionária de um ex-presidente francês. Ufa!

Dustin Hoffman

Não dá para esquecer o épico Rain Man, não é? Filmaço de 1988 que poderia ter sido filminho sem a entrega visceral do mestre Dustin Hoffman. Mas anteriormente ele já tinha um Oscar, também de Melhor Ator, por Kramer vs. Kramer, de 1979. Hoje ele está com 77 anos, e recentemente enfrentou um bem sucedido tratamento contra o câncer. Em 2011, protagonizou a série Luck da HBO, que foi cancelada na primeira temporada, devido a morte de 3 cavalos em acidentes nas filmagens.

Kevin Spacey

Não há palavras para descrever a competência de Kevin Spacey. Esse galã de Nova Jersey é também bicampeão da honra máxima da sétima arte, com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Os Suspeitos, em 1995 e de Melhor Ator em 2o00, pelo megaclássico Beleza Americana. Mas não para por aí: ele também é vencedor do Tony pela peça Lost in Yonkers e do Globo de Ouro por seu Frank Underwood, de House of Cards, revolucionária série do serviço de streaming Netflix que vem derrubando cada vez mais queridinhos da TV convencional. E vai além: é Doutor em Letras, honoris causa pela Universidade South Bank de Londres, foi professor visitante da Universidade de Oxford e em 2012 recebeu a Ordem do Império Britânico.

Matthew McConaughey

Este aqui é a prova viva de que as vidas podem mudar. E as carreiras também. Clássico ator objeto e gostosão que só servia para ser alguém bonito num cartaz de cinema, Matthew nos últimos anos vem feito uma revolução em sua carreira que culminou com a vitória do Oscar em 2014, pelo sensacional Clube de Compras Dallas — num papel que o fez ficar irreconhecível. Recentemente, teve a chance de virar história ao ter a chance de vencer o Emmy de Melhor Ator no mesmo ano em que venceu o Oscar, mas a indicação por True Detective não se converteu em prêmio.

al pacino

Al Pacino

Você pode achar que essa cara de feliz do Al Pacino foi depois de receber seu Oscar de Melhor Ator por algum dos filmes da trilogia O Poderoso Chefão. Não se engane: o careca dourado dele veio em 1992 e foi por Perfume de Mulher. Na TV, ao lado de outros poderosos vencedores do Oscar, ele protagonizou a histórica minissérie Angels in America — que lhe rendeu o Emmy de Melhor Ator. Pouca gente sabe, mas apesar de ter nascido em Manhattan, a família de Al é originária de uma pequena cidade da Sicília chamada… Corleone! Será mesmo que foi tudo só uma coincidência?

E você? Que vencedor do Oscar gostaria de ver toda semana na TV? Conta para gente nos comentários, o Box de Séries quer saber! Até semana que vem.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER