8 aspectos das HQs que deveriam aparecer em SHIELD

Com a divulgação que a atriz Safron Burrows foi contratada para viver Victoria Hand, e sua recente participação no episódio The Hub de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D começa a haver uma diversificação na infinita galeria de personagens potenciais da série.

Indo mal das pernas, o show está pecando justamente por não aproveitar todo o potencial do que pode ser retratado nele. A S.H.I.E.L.D. é uma organização enorme, que nos quadrinhos funciona como uma força de vigilância e espionagem mundial, contando com diversos heróis entre suas fileiras, mas também agentes famosos com histórias interessantes que poderiam ser melhor usadas. Além disso, a impressão que temos é que a série funciona como o primo pobre: as coisas realmente interessantes e com personagens legais acontecem nos filmes enquanto S.H.I.E.L.D. posa como um procedural que utiliza o mesmo pano de fundo do que acontece nos cinemas — que continua muito mais interessantes.

Bom, se é de personagens e organizações que a série precisa, vamos listar alguns dos quadrinhos que, assim como Victoria Hand, podem ajudar a melhorar a decrescente audiência do show.

HYDRA

Hydra_HD

Nos quadrinhos, a história da organização difere dos filmes. Mas como já foi estabelecido no filme de 2011, Capitão América: O primeiro vingador, que a Hydra era uma ramificação do III Reich liderada pelo Caveira Vermelha, seria interessante ver o desdobramento agora, focando no aspecto spy vs spy das organizações. Os agentes da Hydra são conhecidos por usarem uniformes verdes e amarelos com temas de serpentes. Seu lema é: “ Corte uma cabeça e duas surgirão em seu lugar”, e nos quadrinhos ela foi responsável, através de seus desdobramentos, pela criação de outras organizações do universo Marvel como The Hand. Seu alto conselho inclui o Barão Wolfgang Von Strucker, a Víbora (que aparece em Wolverine: Imortal, talvez tornando ela produto da FOX), Valentina Allegra de Fontaine — uma ex-agente da S.H.I.E.L.D. que será mencionada abaixo, Gorgon e o Kraken (ambos inimigos do Wolverine).

O interessante de incluir a organização seria dar um oponente para os agente da série, alguém por quem o espectador torça contra. Por enquanto, a falta de inimigos que fossem carismáticos tem sido apontada como o maior demérito da série. Uma boa história de herói é feita na medida do potencial da sua galeria de vilões e, até agora, Marvel’s Agente of S.H.I.E.L.D não apresentou ninguém que valha a pena odiar.

S.W.O.R.D, H.A.M.M.E.R e A.R.M.O.R

Esse pessoal gosta de um acrônimo, né?! Essas outras organizações são especializadas na defesa em diferentes áreas ou fases do Universo Marvel. A S.W.O.R.D, por exemplo, é uma organização que lida com problemas extraterrestres que ameacem a paz da Terra. Ela é liderada por Abigail Brand, uma mestiça humana/extraterrestre de cabelos verdes que namora com o Fera dos X-Men. A inclusão da S.W.O.R.D seria um passo esperado, visto que os filmes estão rumando para uma abordagem fora da Terra e os asgardianos são tratados como extraterrestres.

H.A.M.M.E.R foi uma organização que substituiu a S.H.I.E.L.D quando Normam Osborn, o primeiro Duende Verde — arqui-inimigo do Homem Aranha e também propriedade da FOX- se tornou líder da organização. Funcionava como uma versão pervertida da ordem e foi sob essa bandeira que a personagem Victoria Hand — citada no começo do texto — foi vista pela primeira vez. Sua história na revista mostra que ela é ambígua e amoral, se tornando mais leal a S.H.I.E.L.D com o tempo (e eventualmente morrendo na revista). Já a A.R.M.O.R é a divisão da S.H.I.E.L.D responsável por incursões de outras realidade na Terra-616 (a realidade padrão no quadrinho Marvel).

Qualquer uma das organizações daria mais colorido à série e aumentaria a identificação dos fãs com o que está sendo proposto.

“Dum Dum” Dungan

Um dos mais experientes agentes da S.H.I.E.L.D., Dum Dum foi criado pelos pais do Universo Marvel Jack Kirby e Stan Lee em 1963. Ele é facilmente reconhecido pelo bigode e pelo chapéu que sempre o acompanham, além do seu enorme porte físico e sua grande capacidade com rifles e snipers. Ele é um grande amigo de Nick Fury e fez parte de sua companhia durante a Segunda Guerra Mundial. Durante um curto período de tempo ele foi um diretor da S.H.I.E.L.D.. Com um agente antigo e mais do que eficiente, sua presença seria uma boa baliza para avaliar os personagens principais.

Jessica Drew (Spider-Womam)

Spider-Womam é uma personagem de origem BEM complexa. Ela já foi vilã, mocinha, agente, teve memórias implantadas, recuperadas, foi agente dupla, líder da Hidra, filha de criação da Víbora e de repente tudo isso era conversa, quem tinha feito aquilo tudo era um Skrull raça metamorfa que toma a forma e os poderes das pessoas e planejou uma invasão na terra substituindo os principais heróis por agentes infiltrados, inclusive Jessica. O interessante dela é que… bom, ela tem poderes. As pessoas sentem falta dos super-poderes vistos nos filmes das Marvel na série, porque em Agents Of S.H.I.E.L.D. todo mundo é humano comum. Spider-Womam é uma agente, mas ela também é superpoderosa! E nós queremos efeitos especiais nessa série com gente voando (planando no caso dela, né?), dando rajadas atordoantes e… bom vocês entenderam.

Daisy Johnson

Daisy, ou Quake, é um prodígio. Jovem, ela é a filha ilegítima de Mr. Hyde, vilão famoso do universo Marvel mas foi criada pela S.H.I.E.L.D. sob a tutela de Nick Fury. A questão é que ela tem poderes sísmicos, capazes de gerar ondas com enorme precisão ou grande destruição, exemplos são terremotos que ela causa em áreas grandes ou na vez que ela fez um abalo preciso e direto, quase cirúrgico, dentro do CÉREBRO de Magneto e derrotou, sozinha, o vilão. Quake ainda é uma das únicos três agentes level 10 conhecidos, junto com Nick Fury e a Viúva Negra. Como Nick e Natasha estão comprometidos com a divisão de filmes da Marvel (e são interpretados por atores caros demais para uma série de TV), deveriam arrumar alguém para todo mundo ver na telinha, o que é o cado de um personagem com essa moral dentro da organização.

Contessa Valentina Allegra de la Fontaine

Antiga diretora de relações públicas da S.H.I.E.L.D., era uma agente level 9 criada em 1967 e namorada de Nick Fury. Eventualmente ela se torna uma das líderes da HYDRA ao assassinar a antiga madame Hydra e se postar como uma traidora para a S.H.I.E.L.D.. Mesmo assim, o sentimento entre Nick e ela não acaba. Mesmo após ser derrotada e presa como uma traidora, Nick Fury tenta tirar ela da prisão. Seria excelente ter uma personagem traindo a organização, movimentando assim as histórias. Esse tipo de plot é o que tem faltado nos atuais episódios de Agents of S.H.I.E.L.D..

Sharon Carter

Sharon é a irmã mais nova (esse dado sofreu um retcon e ela é considerada hoje sobrinha) de Peggy Carter, amor da década de 40 do Capitão América. Depois de descongelado, ele se apaixonada por ela em detrimento a sua irmã/tia. Sharon é uma excelente espiã, nos quadrinhos já foi diretora da S.H.I.E.L.D. por um curto período e é personagem recorrente do Capitão. No filme Captain America: The Winter Soldier ela já vai ser interpretada por Emily VanCamp, de Revange. Será que ela topa fazer uma participação especial em Agents of S.H.I.E.L.D.?

Nick Fury Jr.

Esse caso é engraçado: os quadrinhos publicados na Marvel se dividem em dois universos, o 616 e o ultimate.O Nick Fury do universo 616 é branco com um tapa olho e tem cabelo, já o do universo Ultimate era desenhado tendo como base ÓBVIA o ator Samuel L. Jackson. E qual não foi a surpresa de todo mundo quando o ator foi chamado para interpretar Coronel Fury nos filmes da Marvel. Se só isso não bastasse, no universo 616, um filho perdido de Nick Fury, negro e careca, aparece e substitui seu pai na organização. Um dos vários casos onde o Universo Ultimate influenciou os filmes, que mexeram nos quadrinhos normais. Vamos ser honestos, Samuel L Jackson não vai ficar aparecendo o tempo todo na série. Se quiserem essa presença mais constante no futuro, é só utilizarem a mesma tática dos quadrinho: substituam os Nick Fury!

E ai? Tem alguma coisa nos quadrinhos que vale a pena entrar na série e que esquecemos? Fala aí!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER