8 cenas de brigas em novelas brasileiras

Babado, gritaria e confusão: essas cenas de brigas em novelas repercutem até hoje na memória dos brasileiros aficionados pela telinha.

Não é de hoje que as cenas de brigas em novelas são um elemento muito usado por seus autores porque são capazes de movimentar as tramas de uma obra aberta, gerando repercussão entre o público. Some-se a isso uma boa dose de tapas e surras que tornaram essas cenas em momentos emblemáticos, além de mulheres sedentas por vingança, justiça e uma série de outras motivações possíveis.

Quer descobrir quais são? O BOXPOP separou 8 cenas de brigas em novelas. Veja!

Tieta (1989/1990) — Perpétua X Tieta

Confira 8 cenas de brigas em novelas

Tieta (Betty Faria) e Perpétua (Joana Fomm) eram irmãs na fictícia Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro, e não deixaram de rivalizar até o último capítulo desta novela de Aguinaldo Silva.

25 anos é o tempo que separa as duas fases da trama. Após ser escorraçada pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), devido ao comportamento um tanto diferente e às intrigas da irmã, Tieta reaparece poderosa e rica — em outra cena, a atriz usa um figurino justíssimo, todo vermelho, com calça de couro e num carro também vermelho — em sua cidade natal disposta a se vingar de todos que a maltrataram. Para entornar o caldo, Tieta começa se envolver com o sobrinho Ricardo (Cássio Gabus Mendes), um seminarista, filho de Perpétua.

Em cena do último capítulo, Perpétua briga com Tieta. A beata, fofoqueira e que falava mal de tudo e de todos, tem um de seus segredos revelados por Tieta: era careca.

Avenida Brasil (2012) — Carminha X Monalisa

Confira 8 cenas de brigas em novelas

É claro que o fenômeno da década também rendeu boas brigas para os habitantes do fictício bairro do Divino.

Nesta trama de João Emanuel Carneiro, uma delas foi entre Carminha (Adriana Esteves) e Monalisa (Heloísa Perissé) por causa de Tufão (Murilo Benício), com direito a um “vamos quebrar tudo”.

A Favorita (2008/2009) — Donatela X Flora

Confira 8 cenas de brigas em novelas

A troca de tapas — e de farpas — entre Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pilar) também marcava um importante ponto de virada para a novela: a revelação de quem era a mocinha e quem era a vilã, ao subverter a dinâmica do folhetim clássico e propondo um inquietante jogo ao telespectador: “qual das duas estaria falando a verdade? Quem é culpada pelo assassinato de Marcelo Fontini (Flavio Tolezani), marido de Donatela e amante de Flora?”

A partir desta cena, o público consegue de volta a sua posição de onisciente e descobre que Flora era a assassina. Na dupla sertaneja formada no passado, Faísca e Espoleta, por exemplo, não admitia ser a segunda voz e ver todo o reconhecimento do trabalho para Donatela. Mais que uma inveja, a psicopatia de Flora levou a personagem a querer o lugar de Donatela a qualquer custo, não importando qual área da vida: da filha de criação Lara (Mariana Ximenes) — que na verdade era a filha legítima de Flora –; Marcelo e até o dinheiro.

Caminho das Índias (2009) — Melissa X Yvone

Confira 8 cenas de brigas em novelas

Assim como em A Favorita, temos uma psicopata envolvida com os trabalhos — aliás, os sopapos. E neste caso em particular, coloque surras e pontapés nisso: a briga entre a psicopata Yvone (Letícia Sabatela) e a fútil dondoca Melissa (Christiane Torloni) começa porque uma passa a ser a “outra” na relação.

Depois de ter dado um golpe em Raul (Alexandre Borges), Yvone deseja fazer o mesmo com o seu irmão, Ramiro (Humberto Martins), marido de Melissa, mudando o alvo de seu plano, fazendo a “amiga generosa”, da mesma forma que fez com Silvia (Débora Bloch).

As joias que Melissa tanto esperava como presente de 25 anos foram, na verdade, dadas para Yvone, que não perdeu tempo e fez questão de usá-las na festa do casal “amigo”, ao vivo e em HD, para todos verem, provocando Ramiro.

Melissa resolve dar o troco, marcando um almoço com a mais nova best friend, mas sem antes lhe fazer um pedido: levar as joias para que possa ver mais de perto.

As atrizes tiveram acesso à cena coreografada cerca de uma semana antes da gravação, ensaiando e gravando cada uma com a dublê da outra. Embora tenha chamado muito atenção à época, o resultado final não soa orgânico e parece ser extremamente coreografada.

Senhora do Destino (2004/2005) — Nazaré Tedesco X Maria do Carmo

Confira 8 cenas de brigas em novelas

Assim como Gloria Perez e Gilberto Braga, Aguinaldo Silva também acredita na força de uma boa briga em novelas. Principalmente, as femininas.

Em Senhora do Destino, o acerto de contas entre Maria do Carmo (Susana Vieira) — a Anta Nordestina — e Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) foi dar uma boa surra na rival, por ter roubado sua filha Lindalva (Carolina Dieckmann) ainda na maternidade.

Para o público, funcionou como uma espécie de alter ego, em que tem a chance de concretizar ali o que gostaria de fazer com alguém; em que certa personagem, após ultrapassar todos os limites satura outra personagem, identificada como “do bem”.

Além de ser um dos momentos mais aguardados da obra, é considerado o capítulo de maior audiência da novela: 58 pontos.

Dancin’ Days (1978/1979) — Yolanda Pratini X Júlia Matos

Confira 8 cenas de brigas em novelas

Esta cena é antológica na memória televisiva brasileira: após passar toda a novela rivalizando, as irmãs Júlia Matos (Sônia Braga) e Yolanda Pratini (Joana Fomm) fazem as pazes, mas sem antes de um básico quebra pau.

Dancin’ Days foi a primeira novela de Gilberto Braga para o horário nobre e inaugurou o seu estilo característico como autor: discussão de valores da classe média e das elites urbanas, sempre com um pano de fundo estiloso e sofisticado.

Júlia Matos é uma ex-presidiária na luta para voltar à vida em sociedade: após passar 22 anos em reclusão, tenta reconquistar o amor da filha Marisa (Glória Pires), adolescente criada por Yolanda, socialite que dificulta a relação entre mãe e filha, com medo de perder a sobrinha.

Vale Tudo (1988/1989) — Maria de Fátima X Raquel

Confira 8 cenas de brigas em novelas

Em Vale Tudo, esta cena marcou para o público a justiça com as próprias mãos: Raquel (Regina Duarte) pretende desmascarar Maria de Fátima (Glória Pires) em frente a Odete Roitman (Beatriz Segall) e Celina (Nathalia Timberg), rasgando o vestido de noiva da filha e dando-lhe uns bons tapas na filha ingrata, inescrupulosa e ambiciosa.

Maria de Fátima vende a única casa da família em Foz do Iguaçú para conseguir dinheiro e ir ao Rio de Janeiro, querendo se tornar modelo.

O que Raquel não sabe é que Maria de Fátima aceitou a proposta de Odete Roitman (Beatriz Segall), que pede que Maria de Fátima separe sua mãe de seu grande amor Ivan (Antonio Fagundes), já que desejava casar o administrador de empresas com sua filha Heleninha (Renata Sorrah), a desequilibrada e alcoólatra artista plástica. Em troca, Maria de Fátima poderia casar-se com o filho da matriarca, Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), e ter direito à fortuna após dois anos de casamento.

Celebridade (2003/2004) — Laura X Maria Clara

Confira 8 cenas de brigas em novelas

Mais uma cena direto da grife Gilberto Braga, que já escreveu pelo menos cinco marcantes brigas em novelas.

Em Celebridade, a cena de briga entre Maria Clara Diniz (Malu Mader) e Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu) foi a mais longa, já que Maria Clara dá 27 tapas em Laura, fazendo com que o pivô da vilã fosse cuspido longe. Essa cena foi aguardada ansiosamente pelo público, que não via a hora de Maria Clara se vingar por todas as armações que Laura fez para derrubá-la, além de desmascará-la a todos, em busca de reconquistar seu espaço no mercado da música.

O plot lembra nuances de A Favorita, mas bebe mesmo é da fonte de A Malvada (All about Eve), filme de 1950. Assim como Eve se mostra como uma moça modesta para a atriz Margo Channing (Bette Davis), mas depois demonstra uma ambição desmedida, Laura não quer apenas tomar tudo da outra, mas quer se transformar em uma nova Maria Clara.

Laura se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior fã e consegue um emprego em sua empresa, a Melo Diniz, e aos poucos vai se infiltrando na vida da rival. Só que Laura é filha de Marília (Alessandra Negrini), a verdadeira musa da canção que fez Maria Clara, uma mulher rica e famosa, e que foi composta por Ubaldo (Gracindo Jr.), padastro de Laura, enquanto Laura e a mãe amargaram uma vida miserável e Maria Clara acreditava que foi composta em sua homenagem por Wagner, seu ex-noivo que na verdade roubou a autoria da música, com a ajuda de seu irmão Ernesto (Roberto Pirillo) e Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana).

Quais outras cenas de brigas em novelas que são memoráveis até hoje? Não esqueça de deixar seu comentário e ampliar o nosso debate.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER