8 curiosidades históricas de The Borgias

“A família criminosa original”. O poster promocional da primeira temporada de The Borgias, em abril de 2011, já resumia a essência do que estava por vir. Baseada na história real de Rodrigo Borgia e sua família — nos meandros políticos e religiosos da Itália do século 15, que o levaram ao Trono de São Pedro como Papa Alexandre VI — a série estreou na Showtime sob a difícil tarefa de continuar o legado da antecessora The Tudors, premiada e com boa audiência.

A caminho de seu terceiro ano, podemos dizer que os Borgias deram conta do recado! Saiba agora algumas Curiosidades sobre a série criada por Neil Jordan…

# A série é uma co-produção internacional, filmada na Hungria (nos estúdios Korda em Etyek, a oeste de Budapeste) e produzida no Canadá. A princípio, a ideia de Neil Jordan era fazer um filme sobre os Borgias, chegando a cogitar Collin Farrel e Scarlett Johansson para os papéis principais. A sugestão para que o projeto se tornasse uma série veio de Steven Spielberg. Dessa forma, Jordan levou a ideia para os executivos da Showtime, que desejavam preencher o vazio deixado na emissora pelo fim de The Tudors, em 2010. O diretor já afirmou que o ideal seria quatro temporadas, mas a Showtime não descarta a possibilidade de estender The Borgias além disso.

# The Borgias não é o primeiro trabalho histórico de Jeremy Irons na TV. Em 2005, ele participou da minissérie Elizabeth I, estrelada por Helen Mirren, em que interpretava Robert Dudley (1532–1588), o Conde de Leicester, favorito da rainha. Vale lembrar que Irons venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante em TV e o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação. Como Rodrigo Borgia/Papa Alexandre VI, o ator também foi indicado ao Emmy no ano passado, mas quem ficou com o prêmio foi Kelsey Grammer, de Boss.

# Neil Jordan já venceu um Oscar de Melhor Roteiro Original. A premiação aconteceu em 1993 pelo filme Traídos pelo Desejo, escrito e dirigido por ele. Jordan assina o roteiro de The Borgias em parceria com David Leland. Bastante afinada, a dupla já trabalhou junto no filme Mona Lisa, de 1986. Tá explicada a qualidade do enredo da série, né?

# Historicamente, Orsino Orsini (Derek Jacobi) não era um cardeal, e sim o marido de Giulia Farnese (Lotte Verbeek), a amante “oficial” do Papa Alexandre. Mas, nesse caso, a licença histórica faz sentido. A família Borgia matou, de fato, um cardinal Orsini: Giambattista Orsini foi envenenado em 1503 — e não em 1492, conforme retratado no piloto.

# A música tocada durante a cena de coroação de Alexandre VI é o hino Zadok the Priest, de Handel, que na verdade foi composto para a coroação do Rei Jorge II da Inglaterra, em 1727.

# O Príncipe Cem (Elyes Gabe), hóspede otomano do Vaticano na primeira temporada, morreu em 1495 durante sua custódia com o rei francês, mas provavelmente não foi assassinado. Dessa forma, Cesare (François Arnaud) e Juan Borgia (David Oakes) não tiveram nenhum envolvimento direto com sua morte, diferente do retratado na série. O caso foi mais uma licença artística, com os irmãos se livrando de um suposto pretendente amoroso de Lucrezia Borgia (Holliday Grainger).

# Autor de O Poderoso Chefão (romance e trilogia no cinema), Mario Puzo se inspirou nos Borgias para criar a famiglia Corleone. Ítalo-americano, o escritor também escreveu um livro sobre a familia de Alexandre VI. Terminado pela namorada de Puzo, Carol Gino, The Family (Os Borgias) foi publicado postumamente em 2001, depois de 20 anos de escrita, numa mescla de ficção e realidade.

# As comparações entre Borgias e Corleones não são poucas, inclusive na caracterização dos personagens. Assim, o caráter paternalista de Rodrigo Borgia lembra muito Don Vito Corleone. O calculista Michael Corleone pode ser comparado com Cesare Borgia, enquanto o esquentado Juan lembra bastante Santino “Sonny” Corleone (ambos promogênitos de suas famílias). Capicce?

Tem alguma sugestão para as próximas semanas? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER