9 Instituições Conspiratórias das Séries de TV

Iniciativa Dharma

Dharma, Lost

Quando se fala em instituição conspiratória, Dharma talvez seja o símbolo moderno mais marcante. Citada pela primeira vez no episódio Orientation (Segunda Temporada), sempre carregou grandes mistérios e muitos acreditavam que para entender a ilha, era necessário entender a Dharma (Department of Heuristics And Research on Material Applications Initiative, ou Departamento de Heurística e Pesquisa de Aplicações Materiais).

Tratava-se de um projeto de pesquisa com base na ilha de poderes enigmáticos. Quando os personagens da série chegaram até lá a atividade de pesquisa já havia sido cancelada, porém ainda recebia periodicamente uma reserva de suprimentos.

Massive Dynamics

Massive Dynamics, Fringe

Originalmente chamda de BELLMEDICS, esta grande companhia é responsável por grande saltos tecnológicos no universo de Fringe — o original, pois no universo paralelo ela não existe, dando lugar à Bishop Dynamics. Foi arquitetada pelo gênio William Bell que, junto a Walter Bishop, realizava testes secretos em crianças com o uso da substância conhecida por Corthexiphan. Em 1999 a BELLMEDICS adquiriu a empresa Fleming-Monroe, passando a usar o nome pelo qual ficou conhecida na série.

Em 2002 a empresa se expandiu, iniciando pesquisas em outras áreas como computação e telecomunicações, prestando serviço ao Governo e a Instituições Privadas, mantendo sempre seus segredos tecnológicos. Com o andamento da série, a empresa perdeu seu ar conspiratório e muito colaborou com o time de protagonistas.

Iniciativa

Initiative, Revenge

Das séries atuais, a Iniciativa que permeia as aventuras de Emily/Amanda Clarke é a mais representativa. Ao que tudo indica, ela é responsável por um plano conspiratório que envolve a queda de um avião — pelo qual o pai de Amanda foi acusado e condenado. A Empresa ainda é responsável pelo controle financeiro de grandes empresas Americanas, como a Greyson Global. É por isso que a família Greyson tem culpa no cartório e é considerada inimiga primária da protagonista.

A Companhia

The Company, Prison Break

A Companhia, que faz parte da mitologia de Prison Break, é um grupo secreto de multinacionais conhecida quase que exclusivamente por aqueles que a formam. Seu poder de influência vai além de indivíduos, atingindo a Casa Branca em seus interesses econômicos, além de algumas agências americanas de investigação.

Quando Aldo Burrows, pai de Lincoln Burrows, fugiu carregando segredos que poderiam comprometer a poderosa empresa Ecofield, toda a estrutura de sua família foi comprometida. Seu filho foi acusado de um assassinato, tudo parte de uma conspiração que o faria surgir do anonimato e ser capturado. A Ecofield é uma grande empresa controlada pelo irmão da Vice-Presidente, Caroline Reynolds, que é integrante da Companhia.

Autoridade

The Authority, True Blood

Durante quatro temporadas a identidade da Autoridade Vampira foi mantida sobre segredo. Conhecíamos Nan Flanagan, sua representante, responsável pelos planos de contenção pró-vampírica. Era seu dever preservar a identidade dos vampiros, mostrando-os como seres não perigosos que poderiam viver em harmonia com os humanos. O problema é que nem todos os vampiros seguem este preceito.

Uma série de eventos envolvendo Sookie, Eric, Bill e outros personagens de Bon Temps ao longo dos primeiros quatro anos da série, acabou acarretando na morte de Nan. Assim conhecemos os verdadeiros representantes da Autoridade, vampiros ancestrais que enfrentavam um momento de crise em sua organização. Eles estavam divididos entre conceitos racionais e religiosos, entre conviver com humanos ou usa-los como gado, simplesmente para se alimentar.

Primatech

Primatech Paper Co, Heroes

Para todos, Primatech era apenas uma empresa produtora e distribuidora de papel, localizada em Odessa, no Texas. O que poucos sabiam é que na verdade trata-se de uma empresa de fachada, sendo uma organização com objetivo de rastrear humanos. Dentro dos depósitos da empresa funcionava um laboratório de ultra-tecnologia, assim como super escritórios que contrastavam com sua entrada pobreta. Um belo esconderijo.

Division

Division, Nikita

Division é uma divisão de investigação secreta do governo, anteriormente liderada por Percy e Amanda, mas agora sob o comando de Ryan Fletcher. Poderosa e desconhecida, ela lida com discrição sobre as mais diversas missões governamentais que envolvam assassinos de aluguel. A corrupção na Division surgiu sob o comando de Percy, que recrutou jovens com passado problemático, dando a eles uma segunda chance, quando na verdade os escravizava.

A tática da corporação era apagar o passado de seus recrutas, forçando-os a permanecer psicologicamente atados a organização. Assim, eles eram treinados par ser espiões infalíveis e assassinos experientes. Nikita foi a única recruta a escapar da Division, carregando os perigosos segredos sobre como ela funciona. Tornou-se o principal alvo dela.

SD-6

SD-6, Alias

SD-6 (Section Disparu, literalmente Seção que Desapareceu) é uma suposta vertente da Aliança dos Doze, dirigida por Arvin Sloane. Todos os envolvidos a ela pensavam que se tratava de uma divisão secreta de investigação da CIA. Na realidade, é uma das cem células SD existentes, todas trabalhando contra o governo dos Estados Unidos. Após meses de trabalho sob disfarce para a verdadeira CIA, os agentes Jack e Sydney Bristow se viram contra ela, tentando destruí-la junto com todas as outras células.

Canceroso

Os Engravatados, Arquivo X

Não chegam a ser uma corporação, mas sim um grupo organizado de senhores com ligação aos interesses do governo americano. Eles são responsáveis por mascarar a existência de seres extra-terrestres e difamar os que acreditam na existência deles, por vezes criando experiências de abdução com informações aparentemente bizarras. Assim, ao narrar suas experiências, os supostos abduzidos acabam parecendo ridículos e não merecedores de crédito.

Eles ainda se valem de agentes do FBI e assassinos de aluguel. São conhecidos como engravatados pois estão sempre de terno e gravata. Seu representante mais conhecido é o Canceroso.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER