9 reis e rainhas de verdade que apareceram na TV

Conheça um pouco da história de reis e rainhas que existiram na vida real e foram representados em série da televisão.

Nada encanta mais do que a realeza. O sonho com príncipes e princesas habita a vida das crianças, e quando crescemos podemos ver que as relações por trás da beleza das coroas não são tão fáceis assim.

A série The Crown, inspirada na peça O Público, conta uma parte recente da história monárquica inglesa, que até hoje inspira obras na ficção. Com toques de romance e política, vemos na TV diversos reis e rainhas que existiram na vida real, e tiveram que lutar muito — assim como Elizabeth II — para manter o seu poder.

Para aqueles que são fãs de séries épicas, a Lista de hoje reuniu alguns dos monarcas que, além de serem conhecidos nos livros de História, também brilharam na TV.

1 — Rainha Elizabeth II

Vamos começar com a tão comentada Rainha Elizabeth II. Interpretada por Claire Foy na série The Crown, não está apenas viva como ainda comanda o Reino Unido, há 64 anos (o mais longo reinado da Inglaterra). Na série da Netflix, vemos os seus primeiros anos como monarca, o seu relacionamento com o Príncipe Philip e com os filhos Charles e Ana.

2 — João Sem-Terra

Conhecido como João Sem-Terra por não ter domínios, ele comandou a Inglaterra de 1167 a 1216, e foi o principal inimigo do herói Robin Hood. Na série produzida pela BBC, foi vivido pelo ator Toby Stephens e, assim como o tradicional conto de cavalaria, contava com o apoio do Xerife de Nottingham para perseguir o justiceiro e seu grupo de aliados.

3 — Rei Eduardo IV

Eduardo IV era na verdade francês, e sob seu reinado aconteceu uma das batalhas mais sangrentas da Inglaterra, a Guerra das Duas Rosas. O evento foi remontado pela minissérie The White Queen, que contava a história de Elizabeth Woodville, sua rainha e esposa, e o monarca foi interpretado pelo jovem Max Irons.

4 — Rei Ricardo III

Para quem curte dramas shakespearianos, super indicado assistir à série antológica The Hollow Crown, produzida pela BBC. Cada episódio conta a história de um rei britânico, usando as peças do famoso autor de Romeu e Julieta (resultado: guerra homéricas, sangue e muito romance). O Rei Ricardo III era na verdade irmão de Eduardo IV, e teve um curto reinado de dois anos (1483–85). Na TV, foi representado por Benedict Cumberbatch, que também é conhecido como o detetive Sherlock.

5 — Rei Henrique VIII

Os livros de História costuma destaque o Rei Henrique VIII como um cara gordão e barbudo, mas na série The Tudors virou galã e encantador na pele de Jonathan Rhys Meyers (além de, no cinema, arrancar suspiros com Eric Bana). Ficou conhecido por levar a Reforma Protestante para a Inglaterra, e usar dos novos mecanismos da fé para controlar a Igreja e se casar conforme sua vontade — foram seis esposas, duas delas decapitadas.

6 — Rainha Mary da Escócia

A Rainha Mary Stuart foi destinada a se casar com um monarca francês, com o objetivo de unir seus reinos e fortalecer a Igreja Católica, mas no drama Reign ganhou uma pitada de romance, bem característico da The CW. Caminhando para sua quarta temporada, a monarca da Escócia é vivida pela australiana Adelaide Kane, e luta com a famosa Elizabeth I para tomar o seu direito pelo trono. O final dessa história, porém, é bem trágico.

7 — Rainha Elizabeth I

Um dos reinados mais conhecidos do mundo também ganhou uma versão para a TV. A minissérie Elizabeth I recriou a vida da monarca que sentou no trono inglês de 1558 a 1603, e foi responsável por remodelar a cultura e a política do seu país. Na ficção, a brilhante Helen Mirren interpretou a famosa Rainha Virgem — e, curiosamente, também viveu Elizabeth II no longa A Rainha.

8 — Rainha Victoria

A série Victoria ainda não estreou na América — só chega nos Estados Unidos no dia 15 de janeiro — mas muitos vão querer assistir ao novo trabalho de Jenna Coleman, a Clare de Doctor Who. Assim como Elizabeth II, subiu ao trono bem nova e comandou o país até ficar bem velhinha. A nova série da ITV, que tem os mesmos produtores de Downton Abbey, vai recontar os primeiros anos de seu reinado e as relações num mundo em crise.

9 — Rei Eduardo VIII

Ao contrário da sobrinha, o Rei Eduardo VIII teve o reinado mais curto do Reino Unido — foram menos de 12 meses com a coroa em sua cabeça. Ele abandonou o trono para se casar com a socialite divorciada Wallis Simpson, com desaprovação da política inglesa. Por conta disso, quem assumiu foi o Rei George VI, o pai de Elizabeth II. Na ficção, além de aparecer em The Crown (interpretado por Alex Jennings), também já foi visto na quarta temporada do drama Downton Abbey (vivido por Nick Waring).

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!