A agitada Laura Dern

Ficha Corrida

Nome completo: Laura Elizabeth Dern

Idade: 45 anos

Altura: 1,79m

Signo: Aquário

Estado civil: Divorciada

Família: Tinha uma irmã mais velha, que morreu afogada aos 18 meses, antes de Laura nascer

Uma cria de seu meio

Com um pai ator — Bruce Dern, o Frank de Big Love — e uma mãe diretora, atriz e roteirista — Diane Ladd, que dividiu a cena com Laura em Enlightned, a menina, que nasceu em Los Angeles no dia 10 de fevereiro de 1967, não fugiu do destino óbvio de trabalhar na indústria do entretenimento.

Como cresceu nos sets de filmagem, Laura estreou na telona com apenas 6 anos, no filme White Lightning, estrelado por sua mãe, além de ser aparecido no filme seguinte dela, Alice Não Mora Mais Aqui, no ano seguinte.

Quando a garota tinha 9 anos, ela resolveu estudar atuação no renomado Instituto Lee Strasberg. Mas a escolha não foi apenas para aprimorar seu talento natural. As aulas de teatro eram um refúgio do bullying que sofria na escola por sua aparência estranha — ela cresceu demais e era muito magra mesmo antes de ser adolescente.

Ela retornou ao cinema aos 13 anos, com o filme Gatinhas, no qual contracenou com Jodie Foster. Neste mesmo ano, ela entrou com um processo de emancipação depois que sua mãe a proibiu de participar do filme Ladies and Gentlemen, The Fabulous Stains. Ela conseguiu fazer o filme, mas ele foi um fracasso.

Seus próximos trabalhos — como uma garota cega que fica amiga de um menino deformado em Marcas do Destino e como uma menina cuja descoberta sexual colide com um misterioso homem mais velho em Smooth Talk, deram a Laura um importante impulso em sua carreira e lhe garantiram um papel importante no filme Veludo Azul, do aclamado David Lynch.

Em 1991, ela atuou ao lado de sua mãe em As Noites de Rose. As duas entraram para a história do Oscar como a primeira mãe e filha que foram indicadas ao prêmio pelo mesmo filme. Com o reconhecimento, ela conquistou um papel no arrasa-quarteirão Jurrasic Park, de Steven Spielberg, e trabalhou com Clint Eastwood em Um Mundo Perfeito.

Na TV, Laura havia aparecido em alguns filmes para TV e em um episódio de Nightmare Classics e outro de Frasier, mas no final dos anos 90, ela entrou para história dos seriados com um arco de apenas dois episódios. Em Ellen, Laura Dern interpretou Susan, uma lésbica que persuadiu a protagonista vivida por Ellen DeGeneres a sair do armário no episódio duplo que encerrou a quarta temporada da comédia. A ousadia lhe custou caro: segundo a atriz disse em entrevista a própria Ellen em seu talk show, ela ficou sem emprego por praticamente um ano , mas ainda assim considerou uma “oportunidade e experiência extraordinárias”.

Eu adoro pessoas que desafiam o sistema.

Passado o “castigo”, Laura voltou ao cinema com O Céu de Outubro, Dr T e as Mulheres, fez uma ponta em Jurassic Park III e outra em Uma Lição de Amor, entre outros filmes, e também retornou a TV com participações em The West Wing e O Rei do Pedaço e no telefilme Recount, que lhe garantiu seu segundo Globo de Ouro, em 2009 — o primeiro foi em 1993, por Voo Rasante.

De lá para cá, seu papel mais marcante no cinema foi como a diretora de escola que namora o personagem de Owen Wilson em Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família. Já na TV, ela estreou em 2011 a comédia Enlightened, na HBO, e logo de cara, arrebatou seu terceiro Globo de Ouro pelo papel da executiva que tenta consertar sua vida depois de um colapso.

A vida pessoal de Dern também é bastante agitada. E eu não estou falando de seu ativismo ou trabalhos de caridade. Dern já teve inúmeros relacionamentos com outros astros de Hollywood. Entre seus ex-namorados estão Treat Williams (o Dr Brown de Everwood), Kyle MacLachlan (o Orson de Desperate Housewives), Nicolas Cage, o diretor Renny Harlin e Jeff Goldblum (um dos pais de Rachel em Glee). Mas seu caso mais high profile foi com Billy Bob Thornton, que terminou com Laura abruptamente ao se casar com Angelina Jolie. Sacanagem…

No final das contas, a atriz acabou se casando com o cantor Ben Harper em dezembro de 2005, depois de namorá-lo por cinco anos e de ter dois filhos com ele — o menino Ellery Walker (11 anos) e a menina Jaya (8). Os dois se separaram em 2010 e voltaram em 2012. Entretanto, depois de alguns meses juntos, Dern reativou o processo de divórcio iniciado por Ben em 2010, pedindo não só a guarda dos filhos, mas também pensão alimentícia e o pagamento das custas do processo. Será que o músico conseguiu aprontar algo pior que Billy Bob?

Pés na bunda e corações partidos a parte, a partir do próximo domingo, dia 13, Laura estará de volta a telinha com a segunda temporada de Enlightened. E nós estaremos lá para acompanhar o trabalho dessa mulher iluminada.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!