A arte de fazer ternos que contam histórias

Os segredos por trás dos ternos usados por Don Draper, Nolan Ross e Saul Goodman

Ternos de Don Drapper

Os personagens masculinos que aparecem nos seriados de TV cada vez mais tem um figurino sofisticado, e seus guarda-roupas contam a história sobre quem são, de onde vem e o que mais precisamos saber deles.

No entanto, é preciso mais do que um par de ombros largos para vestir o terno. Para fazer esses figurinos muito bem, é preciso um olhar criativo e um grande senso de estilo.

Dos ternos impecáveis de Don Drapper, passando pelo figurino muito bem pensando de Nolan Ross até Saul Goodman, voce vai saber nest post qual é a história por trás de cada figurino, quais foram as fontes de inspiração dos figurinistas e quais os segredos de como produzir um look que faz esses cavalheiros parecerem tão desesperadamente bonitos.

Mad Men — Don Draper

Ternos de Don Drapper

Desde que Mad Men estreou há oito anos, Don Draper se tornou sinônimo de estilo e porte masculino. Janie Bryant, figurinista da série, mergulha em pesquisa para criar cada roupa do personagem principal, ela assiste a filmes antigos e consulta livros, revistas e catálogos.

É difícil de acreditar, mas algumas das peças mais arrojadas de Don foram inspiradas por peças vintages que Bryant descobriu no Ebay.

Bryant mostra o estilo do personagem, baseando-se na própria impressão que ela tem dele.

Ela resume o caráter dele como : “segredo, mistério e sedução” (que é uma caracterização muito sucinta, se você conhece Don Draper) e traduziu essa visão em “minimalista, trabalhando com paletas de cinzas, pretos, borgonha e marinho, que ressalta seus traços característicos”.

Ternos de Don e Roger

De acordo com a figurinista, tanto Don Draper quanto Roger Sterling precisavam de um terno bem cortado para que eles conseguissem transmitir visualmente “o seu status social superior e conhecimento da boa alfaiataria.”

Ela conta que o ator Jon Hamm tem bom gosto e trabalhou junto com a Brooks Brothers, que simplesmente é a fabricante de roupas masculinas mais antiga dos Estados Unidos, fundada em 1818 em NY. Juntos eles criam, desde o começo da série, os ternos de acordo com as especificações da figurinista.

Na visão da figurinista o terno para Don Draper simboliza “ a sua armadura que o protege do mundo e dos outros”.

Isso fica bastante visível quando assistimos a série, o terno do personagem é impecável e o deixa super elegante a ponto de conquistar as várias mulheres que ele tem durante a trama e os clientes para os quais ele vende as ideias dos comerciais. E o cuidado ao abrir o paletó quando senta e fechar quando levanta? Impecável!

Janie-Bryant, figurinista dos Ternos

Bryant está colaborando agora com Mack Weldon para produzir uma linha de meias que vai certamente ser inspirada por seu trabalho com os personagens em Mad Men.

Ela diz: “Meias são uma maneira surpreendente de mostrar o estilo pessoal”. Além dessa parceria, a série lhe trouxe outras oportunidades, como escrever o seu livro “The Style File”, duas coleções que desenhou em parceria com a Banana Republic, e as Barbies Mad Men.

Pena que não teremos mais Mad Men, mas Don Draper vai deixar seu legado de garbo e elegância.

Revenge: Nolan Ross

Ternos de Nolan Ross

Mesmo em seus momentos mais difíceis, Nolan Ross consegue ostentar um lenço desenvolto, uma meia brilhante, ou uma jaqueta arrojada.

Um pouco extravagante e com uma enorme quantidade de ternos sob medida, Nolan Ross, interpretado por Gabriel Mann, é o personagem masculino favorito da figurinista Jill Ohanneson — ela o intitula: “bilionário sem medo.”

Jill Ohanneson, figurinista dos Ternos de Nolan

Nolan passou por uma transformação bastante grande desde a primeira temporada de Revenge, mas que foi parte da diversão para Ohanneson. Ele conseguiu ficar elegante em todas as fases, já que seu estilo tem “ido de nerd esquisito a bilionário elegante.”

Isso exemplifica sua filosofia de vestir cada personagem de acordo com sua situação atual, em determinado momento da série.

Ohanneson, ao trabalhar, considera “de onde vem o personagem, o que está acontecendo com ele agora e o que vai acontecer com ele no futuro”. Além disso, também considera qual é sua situação geográfica, financeira, carreira, status religioso e relacionamento político.

Ternos de Nolan

Os fãs da série sabem que é um ato de equilíbrio incrível que a figurinista tem em suas mãos, dada a quantidade de reviravoltas complicadas da série e desenvolvimento do caráter complexo dos personagens.

O que provavelmente explica como o personagem pode aparecer um tanto exagerado e chique. Ela encontra peças prontas pra ele nas marcas Topman e Dolce Gabbana.

O figurino da série Revenge é bom, no geral, e dá pra perceber como a figurinista tem esse cuidado especial com as roupas que vão ajudar Nolan Ross a contar sua história para os telespectadores.

Better Call Saul: Saul Goodman

Ternos de Better Call Saul

Série derivada do sucesso Breaking Bad, é ambientada seis anos antes de Saul Goodman (Bob Odenkirk) conhecer Walter White.

Quando o conhecemos, o homem que se tornará Saul Goodman é conhecido como Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas procurando o próprio destino e, mais imediatamente, tentando acertar sua vida financeira.

A série acompanhará a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o homem que coloca “criminosos” dentro da “lei”.

A figurinista Jennifer Bryan disse que o figurino do personagem começa com seu terno marrom — ele é o único no seriado que veste marrom, e seus ternos são sempre transpassados. Esta combinação, Bryan disse, projeta duas coisas muito importantes sobre Jimmy: “Que ele não é rico, mas quer ser notado.”

Ternos de Saul Goodman

Bryan usa truques para comunicar a sua persona, que está incorporado no terno marrom: ela costura os botões muito alto, tornando-os fora de ordem, mas sem parecer fantasia, como uma forma de mostrar que ele não é tão bem sucedido quanto ele quer.

Os primeiros ternos de Jimmy para o seriado foram comprados na Italia e ela os adaptou, colocando botões maiores do que deveriam ser, e eles era tão altos que o diretor da série — Vince Gilligan — rotulou-os “botões de mamilo.”

O tamanho dos ombros foi mudado, eles são um pouco grande para ele, mas não muito, para que ele pareça caricatural. E também porque a série começa em 2002, e os ternos naquela época eram maiores — em 2008 que os ternos tornam-se mais alinhados ao corpo.

Ele não tem um monte de opções de terno, então o que ele tem, tem que funcionar. “Ele está usando o terno como uma fachada.” Bryan troca as camisas e gravatas como uma forma de Jimmy expressar sua personalidade com os recursos limitados que ele tem.

Jimmy tem um sentido literal de suas escolhas de roupas, pensando, como Bryan afirmou, que “o tipo de negócio que está fazendo vai ditar o modo de se vestir”, e o recurso usado é: para cenas dramáticas ternos mais escuros, para uma sequência de cenas que se passa de dia, ternos mais claros. Esse tipo de recurso é básico na hora de pensar o figurino, seja no teatro, TV ou cinema.

Ela disse que é bem mais difícil vestir um personagem que já tem um figurino conhecido pelo publico, porque não se pode fazer mudanças drásticas no tipo de roupa que ele usa, para não descaracterizá-lo.

Para citar um clichê, o terno realmente faz o homem, mas nos casos desses senhores bonitos, é muito mais do que um par de calças e uma jaqueta. Não é apenas o roteiro ou a atuação, mas a atenção cuidadosa para os elementos de composição do figurino que fazem um personagem icônico, e essa precisão é realmente uma arte.

Para apreciar o todo, deve-se reconhecer os detalhes; e estes figurinistas trabalham arduamente para que os personagens consigam comunicar aos telespectadores as informações básicas sobre eles a primeira vista, sem que eles tenham que falar nada.

Fontes: Indie Wire e Adoro Cinema

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER