A batalha de Game of Thrones nas redes sociais

Você pode não gostar de Game of Thrones, mal saber os nomes de todos os personagens ou ser daqueles que odeia narrativa épica, mas tem que concordar em uma coisa: a série é um sucesso! Seja nos índices de audiência, no número de downloads ilegais, a trama baseada na obra literária de George R.R. Martin é feita de recordes e de um público muito engajado. Mas e nas redes sociais, será que a atração da HBO mantém a sua majestade?

Pesando nisso a empresa Socialbakers realizou, entre os dias 1º de março a 2 de abril, um monitoramento no Twitter e no Facebook para traduzir em números o buzz gerado por Game of Thrones. Então confira os resultados e saiba como anda a Guerra nas redes sociais.

O Rei do Twitter

GoT Twitter

Nada de Ned Stark, o personagem mais comentado no Twitter é Jon Snow! O filho bastardo de Eddard Stark gerou 16,722 menções na rede social. No segundo lugar temos Daenerys Targaryen com meros 4,815 de buzz. Já o icônico Tryon Lannister obteve 4,364 das impressões, e na última colocação vem Robb Stark com 3,391.

De acordo com a Socialbrakess, a trama gerou durante o período analisado 926,574 comentários em todo o mundo. Sendo que 20% partiram dos Estados Unidos e apenas 5% do Brasil. Se comparamos aos recordistas da Social TV, Pretty Little Liars e The Walking Dead, os números são bem tímidos, já que, por exemplo, a trama da ABC Family marca cerca de 1,9 milhões de menções em apenas uma noite.

Nos Sete Reinos de Mark Zuckerberg

GoT Facebook

No Facebook a trama épica da HBO mobiliza, e muito, os fãs. O post noticiando a renovação de Game of Thrones para uma quarta temporada recebeu 144.301 ‘curtidas’ e foi compartilhado 36.203 vezes. Os altos números também se repetiram na publicação que anunciava que faltavam 20 dias para o retorno da série, foram 115. 529 likes e 17.378 compartilhamentos.

Segundo o estudo dos 5,4 milhões fãs que a página oficial de GoT tem no Facebook, 7% são brasileiros. O que dá o posto de segundo país com a maior base de público da série, perdendo apenas para os Estados Unidos. Para o diretor da Socialbakers, Jan Rezab pesquisas como esta ajudam as empresas a pensarem cada vez mais em ações voltadas exclusivamente para a social media.

Entre tweets, compartilhamentos, likes e muito buzz, hoje já é mais que comprovado que a popularidade de uma série nas redes sociais reflete nos números de audiência. Porém, um dos grandes avanços que a Social TV traz ao espectador é poder oferecer uma experiência única na hora de assistir o seu programa favorito. No novo ecossistema em que vivemos — e construímos — diariamente não há intermediários ou barreiras de comunicação, os comentários ultrapassam o sofá e ganham o mundo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER