A batalhadora Mildred Pierce

Hoje é Dia do Trabalho! E para prestar uma homenagem, o Box Fechado especialmente traz uma minissérie do conceituado canal americano HBO, Mildred Pierce, que emocionou milhares de telespectadores espalhados pelo mundo no ano passado.

Com atuação brilhante da atriz britânica Kate Winslet (dos filmes Titanic e O Leitor) no papel principal, a minissérie contava a história da batalhadora Mildred Pierce que, após descobrir a traição do marido, Bert Pierce (Brían F. O’Byrne, o detetive Reg Duffy da versão americana de Prime Suspect), resolve dar um basta na vida de dependência e tenta arrumar uma alternativa para sustentar as filhas, Veda (Morgan Turner) e Ray (Quinn McColgan). Tudo isso nos anos 30, em um dos piores períodos da economia americana: a Grande Depressão.

Em apenas cinco capítulos (ou partes, como a HBO denominou), a minissérie conseguiu narrar cada momento desse período de transformação na vida de Mildred de forma espetacular e poética. Ao mesmo tempo em que acompanhamos seu drama conjugal, com Bert indo morar com outra mulher, vemos também sua luta para tornar as filhas seres humanos melhores. Com Ray não é preciso muito esforço, mas com Veda a situação se complica e, mesmo depois de crescida, quando é interpretada por Evan Rachel Wood (a Sophie-Anne de True Blood), a relação de mãe e filha parece não ter mais jeito.

Tudo porque, desde pequena, Veda nutre rejeição devido à situação da mãe, abandonada pelo marido e posta frente a frente com problemas financeiros. Para sustentar as filhas, Mildred passa a trabalhar como garçonete. Logo descobre um talento para fazer tortas que acaba por se tornar um sucesso no futuro, fazendo com que ela largue o emprego e invista em um restaurante, fato que muda completamente sua vida. Mesmo fazendo tudo por Veda, a garota sente vergonha da mãe e a humilha diversas vezes. Tudo piora quando Ray morre, e Veda só consolida sua personalidade mentirosa, dissimulada e petulante.

As cenas de desrespeito de filha para com mãe são chocantes, e ambas as atrizes que interpretam Veda dão um show à parte e disputam a atenção com o próprio brilho de Kate Winslet. A gota d’água é quando descobrimos que a jovem, já uma cantora de sucesso, roubou o namorado da mãe, Monty Beragon (Guy Pearce, Snowy River: The McGregor Saga), com quem Mildred tinha redescoberto o amor ainda nos tempos de garçonete.

Mildred Pierce foi baseada no livro homônimo do escritor James M. Cain, de 1941, e foi exibida mundialmente pela HBO em abril de 2011. A atuação impecável de Winslet lhe rendeu um Emmy e um Globo de Ouro de melhor atriz em minissérie ou filme para TV. Logo atrás, Guy Pearce levou para casa o Emmy de melhor ator coadjuvante.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER