A boa de briga Lucy Liu

Ficha Corrida

Nome completo: Lucy Alexis Liu

Idade: 43 anos

Signo: Sagitário

Altura: 1,60m

Estado Civil: Solteira

É fluente em… mandarim, inglês, italiano, espanhol e fala um pouco de japonês

O melhor de dois mundos

Lucy Liu nasceu no dia 2 de dezembro de 1968, no bairro do Queens, em Nova Iorque, filha dos taiwaneses Tom, um engenheiro civil, e Cecília, bioquímica, que como muitos imigrantes, fizeram questão de criar a filha falando sua língua nativa, o mandarim, o que fez com que ela só aprendesse inglês aos 5 anos de idade.

A garota, porém, sempre tentou equilibrar bem sua herança cultural e o desejo de ir além do estereótipo de ásio-americana e, por isso mesmo, sempre dava um jeito de incluir aulas de dança, canto, artes e interpretação no seu currículo na Universidade de Michigan, de onde saiu com um diploma em Língua e Cultura Chinesas.

Foi durante seu último ano por lá que ela, ao fazer teste para um personagem secundário em uma montagem de Alice no País das Maravilhas, saiu com o papel principal e decidiu então tentar a carreira profissional de atriz. Ela se mudou para Los Angeles e dividia seu tempo entre bicos como garçonete e testes de elenco.

Seu primeiro trabalho na TV veio em 1991, com um ponta em Barrados no Baile e, a partir daí, ela fez várias aparições em séries e curtas até conseguir uma participação especial em Plantão Médico, em 1995, e outra em Arquivo X, em 1996, mesmo ano em que ela estreou no cinema, como a ex-namorada do personagem de Tom Cruise em Jerry Maguire.

Em 1997, Lucy foi atrás do papel de Nelle Porter na nova série do criador de Chicago Hope, David E Kelley. Ela não conseguiu o trabalho, mas David ficou tão impressionado que prometeu escrever algo especialmente para ela. E foi assim que nasceu a advogada mal-humorada Ling Woo, que de uma simples participação, logo virou parte do elenco fixo de Ally McBeal.

Com o sucesso na série, Lucy começou a voar mais alto no cinema e logo foi escalada para viver uma dominatrix no filme de Mel Gibson, O Troco, e uma caroneira em Por Uma Boa Briga, ao lado de Woody Harrelson e Antonio Banderas, ambos de 1999. E isso era só o começo…

No ano seguinte, Lucy atingiu o estrelato de verdade. Primeiro, participando do faroeste de Jackie Chan, Bater ou Correr, e então juntando-se a Cameron Diaz e Drew Barrymore na versão cinematográfica de As Panteras, que fez um baita sucesso, mas cuja continuação afundou lindamente em 2003.

As mulheres gostam de ver mulheres lutando porque faz com que elas se sintam fortalecidas física e mentalmente.

Não que isso tenha atrapalhado a carreira da atriz, que em 2002, participou do musical Chicago e, um ano depois, consolidou seu sucesso como a chefona da máfia japonesa O-Ren Ishii no cultuado Kill Bill — Volume I, de Quentin Tarantino.

O sucesso no cinema, porém, não a afastou da TV. Ela fez participações especiais no spinoff Joey e em Ugly Betty e até aceitou o papel de protagonista em Cashmere Mafia, pena que a série não durou muito. O mesmo aconteceu com Dirty Sexy Money, em que ela, mais uma vez, ganhou um papel escrito sob medida para seu talento.

Depois de emprestar sua voz para a franquia Kung Fu Panda — no cinema e agora na TV — Lucy fez a estreia que faltava… na Broadway com o espetáculo vencedor do Tony, God of Carnage, em 2010. Ah, vale lembrar que ela também é pintora e fotógrafa — tendo trabalhos expostos em galerias e lançado um livro, o Lucy Liu: Seventy Two — e cantora — ela faz parte do grupo The Bullitts, cujo primeiro single você pode conferir aqui.

Mesmo com uma vida profissional tão agitada, ela ainda encontra tempo para causas sociais, como ser embaixadora da UNICEF, angariar fundos para luta contra o câncer de mama e apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Por falar em casamento, a atriz já chegou a ficar noiva, em 2003, do roteirista Zach Helm, mas o relacionamento acabou em 2004. Então, ela deu uns pegas em George Clooney em 2006, e agora está namorando com Noah Gottesman, um empresário que vive em Londres.

E atriz não para! Além de ter dois filmes no forno, com lançamentos previstos para este ano, a partir do dia 17 de janeiro, ela estará novamente na telinha, reforçando o elenco de Southland, a série policial do canal TNT. E aposto que ela vai chutar alguns traseiros. Você duvida?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER