A Brilhante J.K. Rowling

Conheça a história de J.K. Rowling, a autora de Harry Potter

jkrowling

Nome: Joanne Rowling

Nascimento: 31 de Julho de 1965

Idade: 49 anos

Signo: Câncer

Prefere ser chamada de Jo

Tem 3 filhos

Já sofreu de depressão

Há 18 anos atrás, conhecemos um bruxinho que teve seus pais assassinados pelo Lorde das Trevas, e depois disso passou a ser conhecido como “o menino que sobreviveu”. Nós crescemos com ele, aprendemos com ele, e vivenciamos aventuras que jamais poderíamos imaginar viver. Hoje o Perfil está mais do que especial, vamos conhecer mais da vida da autora que fez milhares de pessoas se apaixonarem pela leitura, J.K. Rowling, a criadora de Harry Potter.

Rowling nasceu na cidade de Yate na Inglaterra, mas passou sua infância em Chepstow. Desde pequena já tinha talento para a escrita e era apaixonada por livros. Escrevia histórias e depois lia para sua irmã mais nova, Diane Rowling. Após o colegial, ela deixou Chepstow para ingressar na universidade de Exeter, onde se cursou Língua e Literatura Francesa.

Depois de se formar na faculdade, Rowling se mudou para Londres, onde começou a trabalhar na Anistia Internacional, atuando como pesquisadora e secretária bilíngue. Foi nesta época que ela começou a escrever o primeiro livro de Harry Potter. A ideia sobre um garoto órfão que descobria ser bruxo surgiu quando ela estava esperando um trem que acabou atrasando, e foi ali mesmo na estação de trem que ela começou a desenvolver a história.

A ideia de Harry Potter surgiu de repente em minha mente […] e nenhuma outra ideia tinha me animado tanto quanto essa.” — ROWLING, J.K.

No ano de 1991, a autora resolveu se mudar para Portugal, onde começou a dar aulas de inglês. Na época ela usava o tempo livre que tinha para trabalhar no primeiro livro de Harry Potter. Em 1992 ela se casou com o jornalista português Jorge Arantes, e em 1993 nasceu sua primeira filha Jessica Isabel Rowling Arantes.

Após o divórcio, que ocorreu no ano de 1993, Rowling se mudou com sua filha para Edimburgo, no Reino Unido. Lá ela finalmente finalizou o primeiro livro da saga, intitulado: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Muitas editoras recusaram a história do menino bruxo, e a publicação do livro só aconteceu no ano de 1997, quando a editora Bloomsbury Children’s Books acreditou na história e resolveu publicar.

Na época do lançamento seu agente literário teve medo do livro não ser aceito pelos garotos por ter sido escrito por uma mulher, então sugeriu para que Rowling usasse somente suas inicias, foi aí que ela decidiu usar o nome de sua avó para completar seu nome artístico. Ao invés de ser apenas J. Rowling, passou a ser J.K. Rowling (sendo o “K” de Kathleen, nome de sua avó).

Harry Potter se tornou um grande sucesso mundial, e teve milhares de cópias vendidas em todo mundo. A saga é composta por 7 livros: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe; e Harry Potter e as Relíquias da Morte. Todos os livros da saga fizeram um sucesso tremendo, e foram adaptados para o cinema, sendo uma das sagas mais lucrativas tanto nos livros quanto nos cinemas.

Rowling ganhou diversos prêmios e honrarias, e além disso foi nomeada com a Ordem do Império Britânico (OBE), por serviços á literatura infantil. Mas a autora não ficou apenas focada na literatura infantil, ela lançou outros livros como Morte Súbita, que foi adaptado em formato de minissérie para TV; e os livros O chamado do Cuco, e Bicho da Seda, que foram escritos pela autora mas lançados sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

O universo de Harry Potter ainda rende muita história, além dos livros Animais Fantásticos e Ondem Habitam, Os Contos do Beedle, o Bardo, e Quadribol Através dos Séculos; no ano de 2012 a autora criou o site Pottermore, onde os fãs podem conferir contos escritos pela autora e várias informações sobre o universo de Harry Potter.

A história que amamos nunca termina. Se você voltar às páginas ou olhar para a tela novamente, Hogwarts estará lá para te receber de braços abertos.” — ROWLING, J.K

Recentemente Rowling divulgou que uma peça de teatro está sendo produzida e existem rumores de que a peça irá contar mais sobre a vida de Harry antes do garoto ingressar em Hogwarts. Além disso, outro livro do universo da saga está sendo adaptado para os cinemas, Animais Fantásticos e Onde Habitam, logo ganhará forma nas telonas para matarmos a saudade desse universo fantástico.

Em 2001 Rowling se casou com Neil Michael Murray, com quem teve dois filhos. Atualmente ela vive com o marido e os filhos em Edimburgo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER