A cabine de curiosidades de Doctor Who

Chegou a vez dos fãs do Doutor aqui no Box de Séries. A última coluna de Curiosidades de 2011 vai falar de Doctor Who!

A mais longa série de ficção-científica do mundo (segundo O Livro Guinness dos Recordes) foi exibida pela primeira vez em 1963, pela BBC. A série ficou no ar até o final da década de 1980, tendo episódios inéditos lançados em 2005 e que está no ar até hoje. E é justamente da versão atual que vamos falar.

Um misterioso homem conhecido apenas como the Doctor, viaja pelo tempo e espaço em uma máquina conhecida como TARDIS — que mais parece uma cabine de polícia londrina dos anos 60. Sempre acompanhado, ele acaba encontrando algum mal para combater e reparar injustiças. Extra-terrestre original do planeta Gallifrey, o Doutor que vem parar na Terra costuma ser renegado pela sua espécie, os Senhores do Tempo.

Cultuada pela crítica, a série já ganhou 29 BAFTAs (incluindo Melhor Drama, Roteiro e Ator) e 7 indicações ao Saturn Awards, vencendo a única categoria de Melhor Série Internacional na história da premiação. Ao longo de todas as temporadas, Doctor Who já foi indicada a mais 200 prêmios, vencendo mais da metade. Tá bom pra você?

Agora eu já falei demais, vamos logo ao que importa:

# Christopher Eccleston nunca foi fã da série original, e para falar a verdade, mal conhecia o show. O ator se preparou para o papel do Doutor assistindo ao DVD de The Talons of Weng-Chiang, uma aventura de Doctor Who dividida em seis partes semanais, que foi ao ar originalmente em 1977.

# O produtor Russell T. Davies tinha o nome de Eccleston na sua curta lista de possíveis atores para interpretar o Doctor, mas chegou a pensar que Christopher não aceitaria o papel. Coincidentemente, o ator pediu para fazer o teste.

# Rose, o piloto, saiu na internet três semanas antes da estreia na TV. O responsável foi um empregado da CBC, emissora que transmitia a série no Canadá, que não teve seu nome divulgado, mas foi despedido imediatamente. A única diferença entre o episódio que caiu na internet e o que foi transmitido na TV é a música tema, que ao invés de usar a versão original de Murray Gold, foi feita uma versão remix. Hoje, as próprias emissoras “vazam” os pilotos como forma de termômetro do público.

# Quando a série foi renovada para uma segunda temporada, em 31 de março de 2009, a assessoria de imprensa da BBC anunciou que Eccleston estava deixando o programa por “puro medo de ser estereotipado”. O anúncio causou certo desconforto, o que fez com que o canal se desculpasse por tornar público os motivos do ator. Entretanto, mesmo antes da primeira temporada acabar, já havia sido decidido em consenso que ele não continuaria na temporada seguinte.

# A TARDIS usada na primeira temporada com Eccleston foi posta em leilão e vendida por £ 10,800.

# Aliás, TARDIS é a abreviação de Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço).

# Em julho deste ano, Christopher Eccleston falou publicamente sobre as razões que o fez deixar o show. O ator citou diferenças criativas com os “chefões”.

# Por causa da demanda técnica e logística exigida na época, a gravação dos 13 episódios da primeira temporada foi dividida em cinco etapas. Os episódios 1, 4 e 5 foram gravados entre julho e setembro de 2004. Os episódios 2 e 3 foram gravados entre setembro e outubro. Os episódios 6 e 8 foram gravados entre outubro e dezembro. A quarta etapa foi dividida em duas partes: a primeira, chamada de 4A, foi ocupada somente pelo episódio 7, que exigia um intenso trabalho em efeitos visuais, e foi filmado entre dezembro de 2004 e janeiro de 2005; já os episódios 9 e 10 ficaram na etapa 4B, gravada entre dezembro de 2004 e fevereiro de 2005. Por fim, os episódios 11, 12 e 13, que formavam a quinta e última etapa, foram filmados entre fevereiro e março.

# Georgia Moffett, filha de Peter Davison (que interpretou o Doctor entre 1982–1984), fez o teste para o papel de Rose. Apesar de não ter conseguido, a atriz fez parte da série na quarta temporada.

# As únicas pessoas que trabalharam na série original e na atual são: Mike Tucker (efeitos especiais), Graeme Harper (diretor) e Mat Irvine (operador do robô K9).

# Os únicos atores que interpretaram os mesmos personagens nas duas versões da série são: Peter Davison (o 5° Doctor), Elisabeth Sladen (Sarah Jane Smith) e John Leeson (K9).

# Freema Agyeman, John Barrowman, Naoko Mori, Eve Myles e Gareth David-Lloyd são os únicos atores que interpretaram os mesmos personagens em Doctor Who e Torchwood.

# Quando a primeira temporada estava sendo feita, os “piratas” de TV ficaram desesperados para conseguir as fitas com os originais. Pensando nisso, alguém na produção teve a ideia de rotular a maioria das fitas com o anagrama “Torchwood” e poucas com “Doctor Who”, como uma forma de se proteger durante o transporte das fitas. Davies gostou tanto da ideia que acabou se inspirando e usou o anagrama como título da spin-off que criaria mais tarde.

# Foi planejada uma spin-off chamada Rose Tyler: Earth Defence, mas foi cancelado logo no início da produção, pois Russel achou que tornaria a ideia da despedida entre Rose e o Doctor no fim da segunda temporada, sem sentido. Além disso, ele não queria tantos programas inspirados em Doctor Who, pois Torchwood já estava no ar e The Sarah Jane Adventures estava sendo produzida.

# Chris Barrie (Lara Croft Tomb Raider — A Origem da Vida, 2003), Bill Nighy (Operação Presente, 2011) e David Williams (Stardust — O Mistério da Estrela, 2007) foram considerados para o papel do 10° Doutor, mas como sabemos, David Tennant ficou com ele.

# Em 29 de outubro de 2008, David Tennant anunciou que só ficaria na série até 2009. Em 3 de janeiro de 2009, a emissora anunciou que Matt Smith assumiria o papel do Doutor em 2010.

# Antes de Matt ser anunciado, porém, muitos nomes foram cogitados. Os mais conhecidos são: Daniel Radcliffe (da saga Harry Potter), Catherine Zeta-Jones (A Lenda do Zorro, 2005) e Russell Crowe (Robin Hood, 2010).

# Cada episódio de 45 minutos leva cerca de 3 semanas para filmar, enquanto os especiais de 1 hora podem demorar até um mês.

# Todos os três atores que interpretaram o Doutor na versão atual nasceram depois da estreia da série original, que aconteceu em 1963. Christopher Eccleston nasceu em 1964, David Tennant em 1971 e Matt Smith em 1982.

Gostaram? Comentem, façam pedidos. Críticas construtivas também são bem-vindas. Aproveitando que já estamos no fim do ano, desejo a todos vocês um ótimo 2012. Até lá!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER