A canadense Sandra Oh

Ficha Corrida

Nome completo: Sandra Oh

Idade: 38 anos

Altura: 1,65

Signo: Câncer

Estado civil: Divorciada

Cidade predileta: Barcelona, Espanha

Bebida favorita: Vinho

Fluente em: Inglês, coreano, francês e espanhol

Prêmios: Globo de Ouro e SAG por seu trabalho em Grey’s Anatomy, ambos em 2006

Esta é a sua vida

Dia de conhecer a anatomia — e a vida — da Dra Yang, a verdadeira estrela de Grey’s Anatomy.

Sandra Oh nasceu em um subúrbio de Ottawa no Canadá, mas há controvérsias sobre quando isso aconteceu — 30 de novembro de 1970 ou 20 de julho de 1971. Mas como a gente aqui do Box é camarada, ficamos com a data mais nova.

Agora quando a assunto é profissão, não há dúvidas: a filha de pai coreano e mãe canadense nasceu para brilhar! Assim, aos 4 anos de idade, começou a carreira como bailarina e aos 10 já fazia sua primeira peça na escola. Com 15 anos, ela começou a trabalhar no teatro e na TV fazendo comerciais.

Tão objetiva como sua personagem da TV, Sandra começou a estudar arte dramática na National Theatre School of Montreal e lá foi escolhida, depois de 6 meses de testes, para ser a protagonista da produção para TVDiary of Evelyn Law, que foi lançada em 1993 e lhe rendeu o prêmio Fipa D’Or no festival FIPA de Cannes no ano seguinte.

Com esse prestígio, ela tratou de se mudar para Los Angeles e em 1996 já estreava nas telinhas americanas com a série Arli$$, que teve 7 temporadas, na qual ela interpretava a assistente pessoal do personagem-título. E apesar de ser regular na série, ela ainda conseguia tempo para fazer participações especiais em Popular, Six Feet Under e Judging Amy.

Minha irmã é advogada e meu irmão está terminando seu doutorado em genética. O fato de que agora eu interpreto uma médica na TV? Não poderia ser melhor!

Daí para sua carreira no cinema, foi um pulo. E ajudou bastante o fato de Sandra ter se casado com o roteirista e diretor Alexander Payne em 2003. Os dois trabalharam juntos em Sideways em 2004, até hoje um dos trabalhos mais conhecidas da atriz. Para nós brasileiros, ela ficou marcada por sua participação no filme Ensaio sobre a Cegueira dirigido pelo “nosso” Fernando Meirelles.

Mas como os romances de Hollywood tem data de validade curta, Sandra e Alexander se separaram em 2006. E olha que as más línguas dizem que ela já estava ciscando em outro terrreiro antes mesmo do casamento terminar. Ela e Andrew Featherston, percussionista da banda indie Hereafter, estão juntos a três anos.

Desde 2005, Sandra interpreta a durona Cristina Yang no drama de hospital Grey’s Anatomy. Apesar dos muitos altos e baixos da série, sua personagem sempre conseguiu se manter no gosto do público, em grande parte pelo talento da atriz. Aliás, talento e profissionalismo são suas marcas registradas, afinal mesmo em meio a polêmica entre T R Knight e Isaiah Washington, seu par na telinha, ela conseguiu se manter longe das discussões.

E mesmo com a agenda cheia por conta das gravações de Grey’s, Sandra tenta manter-se ativa no teatro, onde já atuou em muitas peças, como o famoso Monólogos da Vagina em Nova York.

No cinema, ela poderá ser vista novamente em breve ao lado de Nicole Kidman e Aaron Eckhart no drama Rabbit Hole.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!