A Era das novas Eras

Nós, que curtimos tanto a Social TV, adoramos falar que Lost foi um marco para a história mundial. Não dá para restringir o que a série fez somente para a televisão. Tem gente que não entendeu o final (nem o começo, nem o meio) até hoje, mas fazer o quê, né?

Lógico que Lost não fez isso tudo sozinha, mas se tornou o ícone da mudança por todo o buzz que gerou em um tempo que é chamado de web 2.0. Nem dá para dizer que o tempo passou — afinal, a série estreou há menos de uma década — e já há uma nova revolução.

Na semana passada esta coluna falou da geração DVD. Essa galerinha do barulho, que começou a ser formada por Lost, e é a grande responsável pela nova revolução, o chamado binge-watching. E o ícone dessa revolução, qual é? Breaking Bad.

Breaking Bad thumb

As aventuras de Walter White foram ao ar pelo canal AMC, que é um canal a cabo lá nos USA. É um canal modesto, como tantos outros, mas que goza de uma liberdade, que permite contar qualquer tipo de história, do jeito que quiserem.

A qualidade da série, atuações, história, isso é indiscutível. Desde a primeira temporada concorreu aos Emmy’s, tendo Bryan Cranston sempre muito aplaudido por suas indicações. Mesmo assim, a audiência era razoavelmente baixa.

Na primeira temporada teve 1,4 milhões de espectadores e foi subindo timidamente. A estreia da quinta e última temporada teve pouco mais que o dobro da series première, 2,95 milhões. Isso em um país com 86% de penetração para TV a cabo, o que é, mais ou menos, 100 milhões de habitantes com acesso. Dá para dizer que “todo mundo podia ver, mas ninguém via”, né?

A quarta temporada e a primeira metade da quinta tiveram uma aceitação tão grande pela crítica (também conhecida como blogueiros), com um buzz tão grande que a segunda parte da última temporada se tornou imperdível. Todo mundo correu maratonas para alcançar. Resultado? Abertura dessa segunda metade com 5,9 milhões de espectadores na TV. Series finale com 10,28 milhões.

Downloads, DVDs, Netflix, maratonas. Esse é o Binge Watching. A internet vai dominar o mundo.

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER