A Escolinha do Professor Raimundo

Ontem, 15 de outubro, foi Dia do Professor. Nada mais justo do que prestar uma homenagem aos professores, que nos ensinaram a ler, a escrever e a entender melhor o mundo. Se não fossem eles, eu não estaria aqui escrevendo essa coluna. Eu nem saberia ler a palavra “seriado”. Eu provavelmente não saberia inglês para assistir à alguns episódios sem legenda. Muito menos me interessaria pela TV.

A homenagem do Box Fechado, então, vem com um programa, e não uma série. Até que podemos chamar de série, mas é registrado mesmo como um programa humorístico. Mas, o personagem central inspirou muitos atores por aí que, hoje, protagonizam séries no Brasil. Um verdadeiro professor de humor na TV brasileira.

Seu ator foi um rei da televisão e, infelizmente, faleceu no início do ano deixando os telespectadores cheios de saudade. Pensar em Chico Anysio é mergulhar em nostalgia. Foram inúmeros personagens e programas, sendo Escolinha do Professor Raimundo um dos mais marcantes. Gostaram?

Escolinha do Professor Raimundo começou como um quadro humorístico e foi exibido em vários programas por mais de 38 anos. Diversos humoristas consagrados nasceram e passaram pela Escolinha, que em 1990 tornou-se um programa, sendo exibido até 1995 pela Rede Globo. Após quatro anos, o quadro renasceu e integrou o programa Zorra Total, em 1999, onde foi exibido até o ano 2000. Em 2001, retornou como programa, com apenas uma temporada.

Tudo começou no rádio. A Escolinha foi criada pelo humorista e jornalista Haroldo Barbosa em 1952 e tinha apenas quatro personagens: o professor Raimundo Nonato, imortalizado por Chico Anysio, e mais três alunos, que eram o sabido, papel de Afrânio Rodrigues, o burro, interpretado por João Fernandes, e o mais esperto, que era o Zé Trindade. Tempos depois, outro personagem foi adicionado, um mineiro desconfiado vivio por Antônio Carlos Pires (pai da atriz Glória Pires).

O programa migrou para televisão em 1957 e passou por três emissoras até ser exibido finalmente pela Rede Globo, onde permaneceu. O formato com três alunos esteve presente por muitos anos, fazendo parte do programa Chico City, criado em 1973. Apenas em 1988, no Chico Anysio Show, que a sala de aula aumentou e passou a ter 20 alunos. Os 20 continuaram na estreia do programa solo Escolinha do Professor Raimundo, em 90. Alguns meses depois, mais três alunos entraram no elenco e, em 1992, já eram 37 personagens.

Em 1995, devido à baixa audiência que o programa começou a registrar, a Escolinha foi cancelada. Até o fim do programa, muitas mudanças de horários na tentativa de salvar os índices, mas o cancelamento foi inevitável. O retorno só aconteceu em 99, no Zorra, onde ficou por um ano até voltar ao formato solo por uma temporada, em 2001. Desde 2010, o programa é exibido pelo canal pago Viva, conhecido pelas reprises de programas, séries e novelas antigos.

Escolinha do Professor Raimundo foi um marco na televisão brasileira. O personagem de Chico rendeu diversos bordões, como “E o salário, ó…” e “É vapt-vupt”. Os alunos também são lembrados até hoje. Personagens como Joselino Barbacena (o mineiro de Antônio Carlos Pires), Sandoval Quaresma (Brandão Filho), Cacilda (Claudia Jimenez), Eustáquio (Grande Otelo), Seu Boneco (Lug de Paula), Ptolomeu (Nizo Neto), Seu Peru (Orlando Drummond), Rolando Lero (Rogério Cardoso), Dona Bela (Zezé Macedo), João Canabrava (Tom Cavalcante), Patropi (Orival Pessini), Batista (Eliezer Mota), Nerso da Capitinga (Pedro Bismarck) entre outros, sem dúvida foram essenciais para a história do humor brasileiro.

Chico Anysio in memoriam.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER