A espetacular Glenn Close

Ficha Corrida

Nome completo: Glenn Close

Idade: 65 anos

Altura: 1,65m

Signo: Peixes

Estado civil: Casada

Curiosidade: ela leva para casa todos os figurinos das produções que participa

Não é a Meryl Streep

A própria Glenn Close já brincou, dizendo que as pessoas sempre a confundem com a amiga Meryl Streep, exceto na noite do Oscar, afinal ela nunca levou uma estatueta para casa. Não que lhe falte talento. Muito pelo contrário. Mas vamos começar esta história pelo começo…

Glenn Close nasceu em Greenwich, Connecticut, no dia 19 de março de 1947, filha de Bettine e William Close, um cirurgião que abriu uma clínica na África e carregou a família para lá quando Glenn já era adolescente.

Ela credita suas habilidades teatrais a sua vivência no interior, quando ela deixava sua imaginação livre e interpretava qualquer papel que ela mandasse. Isso fez com que Glenn sempre encarasse a atuação como algo natural. Mas sua primeira experiência com as artes foi através do canto, quando nos anos 60, ela viajou os Estados Unidos com um coral.

Glenn aos 18 aninhos

Aos 22 anos, Glenn deixou o grupo e foi para faculdade estudar Teatro. Foi só a partir daí que ela começou a se levar a sério como atriz. E com o diploma debaixo do braço lá foi Glenn batalhar seu espaço.

Ela estreou nos palcos em 1974 com o espetáculo Love for Love. Um ano depois, ela apareceria pela 1ª vez na TV, no programa da PBS Great Performances. Na telona, ela apareceu bem mais tarde, aos 35 anos, na dramédia The World According to Garp, estrelado por Robin Williams, que lhe garantiu sua primeira indicação ao Oscar.

Com uma estreia dessas, Glenn não parou mais de trabalhar e brilhar, interpretando personagens que até hoje fazem parte do imaginário do público, principalmente, suas vilãs! A primeira foi a amante enlouquecida de Michael Douglas em Atração Fatal (1987). Logo depois, ela fez a maquiavélica Madame de Merteuil em Ligações Perigosas (1988). E para completar a “trinca da maldade”, ela conquistou um novo público ao viver Cruela De Vil na versão live action de 101 Dálmatas (1996).

A melhor coisa que eu tenho é a faca de Atração Fatal. Eu a pendurei na minha cozinha. É minha maneira de dizer ‘Não mexa comigo.’”

A carreira bem sucedida no cinema, com diversos filmes de diferentes gêneros, fez com que a atriz ficasse longe da telinha por um bom tempo, aparecendo apenas em longas para TV ou dublando a mãe de Homer Simpson em alguns episódios da animação da Fox. A chegada do novo milênio, porém, iniciou uma nova fase na carreira da atriz, e logo em 2002, ela apareceu em Will & Grace, e dois anos depois em The West Wing.

Não demorou muito para que ela fosse seduzida por um bom papel da TV, que cada vez mais oferecia personagens bem escritos em boas histórias. E ela começou com o pé direito em The Shield, integrando o elenco da quarta temporada da série. A experiência foi tão boa que logo ela estava de volta, dessa vez como a estrela de Damages, série que começou sua quinta e última temporada esta semana.

Com a filha e a neta em 2009, quando recebeu sua estrela na Calçada da Fama

Uma curiosidade que comprova o talento de Glenn e nos surpreende ao mesmo tempo: você sabia que ela já foi indicada ao Oscar, Emmy, Tony e ao Grammy? É isso mesmo, gente. Ao Grammy, o prêmio da música! Ela foi indicada três vezes, na verdade, duas por dublagens e outra por um álbum natalino que gravou com o tenor Placido Domingo. Vale lembrar que Gleen coleciona 6 indicações ao Oscar, 12 ao Emmy (vencendo três vezes), 4 ao Tony (vencendo três) e ainda 12 indicações ao Globo de Ouro, levando dois para casa. Tá bom ou quer mais?

Em meio a tantos trabalhos e prêmios, Glenn se casou três vezes — sendo a última em 2006 com seu namorado de longa data, David E Shaw, um empresário do ramo da biotecnologia. A atriz foi mãe aos 41 anos de Annie, que hoje está com 24 anos e já tem uma filhinha, Lucy. Em suas atividades extracurriculares estão uma campanha para erradicar a discriminação e o estigma acerca de doenças mentais (ela tem uma irmã que sofre de transtorno bipolar) e um blog sobre cachorros e seus donos famosos, o Fetchdog.com (que infelizmente não está disponível para nós brasileiros).

Com o fim de Damages se aproximando, o que será que vem a seguir em sua carreira? Com este currículo, só pode ser coisa boa!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER