A espetacular Jessica Lange

Ficha Corrida

Nome completo: Jessica Phyllis Lange

Idade: 63 anos

Altura: 1,73m

Signo: Áries

Estado civil: Divorciada

É… embaixadora da UNICEF

Prêmios: Dois Oscar, um Emmy e cinco Globos de Ouro

De mocinha indefesa em King Kong a mulher de fibra em American Horror Story

Jessica Lange nasceu em Cloquet, Minnesota, no dia 20 de abril de 1949, a terceira dos quatro filhos de Dorothy Florence e Albert John Lange, um professor e caixeiro viajante. Por conta da profissão do pai, a pequena Jessica e sua família viajaram bastante pelo país até que retornarem para seu estado natal.

Lange estudou arte e fotografia na Universidade de Minnesota, onde ela se aproximou do fotógrafo Francisco “Paco” Grande. Os dois se casaram em julho de 1970 e Lange deixou a faculdade para viajar com ele pelos Estados Unidos, vivendo na boemia, até que os dois decidiram se mudar para Paris, onde a relação chegou ao fim.

Porém, isso não fez com que Lange fizesse as malas e fosse embora. Ela aproveitou sua estadia na cidade luz para estudar mímica com a renomada Étienne Decroux. Ela só retornou ao Estados Unidos em 1973, quando se mudou para Nova Iorque, onde trabalhava como garçonete para se sustentar, até ser descoberta pelo ilustrador de moda Antonio Lopez. Ela trabalhou um tempo como modelo, até que sua beleza chamou a atenção do produtor de cinema Dino De Laurentis.

Em 1976, Jessica fez sua estreia na tela grande com King Kong. E apesar do filme ter sido um sucesso de bilheteria, ele e a atriz receberam péssimas críticas o que fez com que Lange ficasse longe das telonas por três anos e voltasse a servir mesas enquanto estudava interpretação no renomado Actors Studio.

Lange então foi contratada para All That Jazz de Bob Fosse, com quem ela estava envolvida até conhecer o bailarino russo Mikhail Baryshnikov. Os dois tiveram uma filha juntos, Aleksandra, em 1981. Logo depois, ela conheceu Jack Nicholson em um teste de elenco, e ele ficou extremamente impressionado com o trabalho da atriz. Os dois trabalharam juntos em O Destino Bate a sua Porta e, dizem por aí, Nicholson ficou apaixonado pela atriz.

Eu tomei minhas decisões baseada puramente no ponto de vista do ator. Eu poderia ter muito dinheiro agora se tivesse escolhido tipos diferentes de filmes, mas nenhum que me importasse… Eu fiz os papéis que queria fazer.

Daí em diante, a Jessica brilhou cada vez mais, começando por se tornar a primeira atriz em 40 anos a receber duas indicações ao Oscar em 1981, por seus trabalhos em Tootsie e Frances. Pelo primeiro, ela ganhou o prêmio e pelo segundo, ela ganhou o amor de seu colega de elenco Sam Shepard. O relacionamento dos dois durou de 1982 a 2009 e gerou dois frutos: Hanna, nascida em 1986, e Samuel, nascido em 1987.

Nos anos 90, a atriz começou a trabalhar menos nas telonas para se dedicar a família e ao teatro, sua nova paixão. Sua estreia na Broadway aconteceu em 1992 com a peça de Tennessee Williams, Um Bonde Chamdo Desejo, na qual ela contracenava com Alec Baldwin (30 Rock).

Entre seus filmes de sucesso estão Crimes do Coração, Cabo do Medo, Céu Azul, Rob Roy: A Saga de uma Paixão, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas e Flores Partidas. E apesar de não ter parado de trabalhar, sua popularidade só voltou a crescer quando ela fez o filme da HBO Grey Garderns ao lado de Drew Barrymore em 2009, produção que lhe rendeu seu primeiro Emmy.

Atualmente vivendo em Nova Iorque, Lange é embaixadora da UNICEF, especializada na luta contra as epidemias de AIDS no Congo e na divulgação da doença na Rússia. Ela também defende os direitos dos monges budistas no Nepal. E além de atuar, Jessica também tem dois livros de fotografia publicados — 50 Photographs e In Mexico.

Agora, vale a torcida para que, no próximo dia 23 de setembro, a atriz conquiste seu segundo Emmy por seu elogiadíssimo trabalho em American Horror Story, que já lhe rendeu o Globo de Ouro deste ano. E o melhor de tudo é que a segunda temporada da série, que estreia em outubro, também trará Jessica no elenco. E eu aposto que será tão incrível quanto no ano passado.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER