A estrela tardia Kate Walsh

Ficha Corrida

Nome completo: Kathleen Erin Walsh

Apelido: Katie, KatieKat, K-Town

Idade: 43 anos

Signo: Libra

Altura: 1,75m

Estado civil: Divorciada

Curiosidade: Passou uma noite na cadeia por jogar uma bola de bilhar no espelho de um bar

Twitter: @katewalsh

Esta é a sua vida

Kate Walsh nasceu no dia 13 de outubro de 1967, em San Jose, na Califórnia, e cresceu em Tucson, no Arizona. Kate, que tem ascendência irlandesa e italiana, tem quatro irmãos mais velhos, sendo que dois deles, Sean e Joe, também trabalham na indústria do entretenimento — eles são cineastas.

Foi durante o tempo que frenquentou a Universidade do Arizona que ela se envolveu com o teatro local. Mas antes de se jogar de cabeça na atuação, ela decidiu investir em outra carreira, a de modelo. Kate passou boa parte dos anos 80 no Japão, onde além de arrasar nas passarelas, dava aulas de inglês para os japoneses.

Depois de sua turnê por terras asiáticas, ela voltou para os Estados Unidos e se fixou em Chicago, onde trabalhou com o Piven Theatre Workshop e atuou na National Public Radio na peça de rádio Born Guilty. Mais tarde, Walsh mudou-se para Nova Iorque e juntou-se a trupe de comédia Burn Manhattan em 1987, atuando em diversas peças off-Broadway.

Demorou um pouco para Kate pular dos palcos para as telas, seja do cinema ou da TV. Só em 1996, a atriz estreou no cinema com o filme Fronteiras do Crime com Ashley Judd (Risco Duplo) e na TV interpretando Cathy Buxton em um episódio de Homicide: Life on the Street.

Em 1997, ela deu início às suas participações especias no The Drew Carey Show, interpretando a namorada do personagem-título. Para fazer Nicki, Kate tinha que usar uma roupa com enchimentos, uma vez que a personagem era uma mulher obesa que tinha perdido peso e, aos poucos, estava engordando de novo. Ao todo, Kate participou de 21 episódios da série, sendo sua última aparição em 2002.

Nesse meio tempo, ela participou de várias outras séries, como Law & Order em 1997, The Norm Show entre 2000 e 2001, na qual mais uma vez intepretava o interesse romântico do personagem-título, e The Mind of the Married Man em 2001. Kate também fez algumas esquetes do programa Late Night with Conan O’Brien além do filme Um Homem de Família (2000)com Nicolas Cage.

Em 2003, ela contracenou com sua futura colega de elenco Sandra Oh no filme Sob o Sol de Toscana, estrelado por Diane Lane. Na ocasião, a atriz comentou sobre seus vários papéis de lésbica, dizendo “Será que eu tenho uma vibe lésbica, eu me pergunto? Ou é por que eu sou alta? Eu acho que as garotas simplesmente gostam de mim!”

Um ano depois, ela fez outro filme de sucesso, O Ladrão de Diamantes, dessa vez ao lado de Pierce Brosnan e Salma Hayek. Neste mesmo ano, ela também fez uma participação especial em CSI como um transexual.

Definitivamente, eu gosto de ser ruiva, porque é realmente quem eu sou: um pouco mal-humorada, divertida e forte.

Sua grande chance mesmo chegou em 2005, quando ela foi selecionada para viver Addison Montgomery, a esposa do Dr Derek Shepherd (Patrick Dempsey), que deixou todos de queixo caído no season finale da primeira temporada de Grey’s Anatomy. E sua personagem, que a priori deveria ser odiada por ser um obstáculo para que o casal central ficasse junto, acabou virando o jogo e ganhou a simpatia dos fãs. O sucesso foi tão grande que, em fevereiro de 2007, a ABC anunciou que Walsh seria a estrela do spin-off da série, intitulado Private Practice, que entrou no ar em setembro do mesmo ano.

Além do trabalho em Private Practice, e de alguns crossovers para matar saudades do pessoal do Seattle-Grace, Kate também aparece na telinha em comerciais, como do Cadillac CTS e dos produtos Caress’ Exotic Oil Infusions.

Em 2007, a atriz estava escalada para estrelar o suspense 1408 ao lado de John Cusack e Samuel L Jackson, mas acabou tendo que desistir da produção por conta de conflitos de agenda. Ela só retornou ao cinema em 2009, com o filme independente One Way to Valhalla e, em 2010, com Legião ao lado de Paul Bettany (O Código Da Vinci).

Sua carreira no teatro também ficou um pouco de lado depois que ela engrenou na TV. Mas depois de anos longe dos palcos, em maio de 2010, ela estreou o espetáculo Dusk Rings a Bell de Stephen Belber no Atlantic Stage 2.

E o ano de 2007 realmente foi marcante para Kate. Além de estrelar sua primeira série, foi neste ano que ela se casou com Alex Young, um executivo da indústria cinematográfica. Infelizmente, o casamento durou apenas 15 meses e o divórcio dos dois foi finalizado em fevereiro deste ano. Atualmente, Kate está feliz ao lado do novo namorado, Neil Andrea, um especialista subaquático de 36 anos que trabalhou no filme O Exterminador do Futuro: A Salvação.

Kate também é bastante envolvida em causas sociais e políticias. Em 2005, ela se juntou a Planned Parenthood Federation of America e, desde o verão de 2007, ela é a porta-voz da Narcolepsy Network, trabalhando para divulgar a doença através de infomercials e DVDs. A atriz também é uma defensora da adoção de animais e, em 2009, ela se juntou ao grupo Oceana para chamar a atenção para proteção das tartarugas marinhas.

Do lado da política, em janeiro de 2008, ela participou do vídeo Yes We Can de Barack Obama, além de fazer campanha para o então candidato à presidência no Arizona, Texas, Nevada e Pensilvânia. Walsh também teve sua própria campanha para fazer quando foi indicada como candidata na chapa Unite for Strenght para um lugar no conselho nacional que rege o Screen Actors Guild (o sindicato dos atores) nas eleições de 2008. Ela ganhou e seu mandato vai até o ano que vem.

E a atriz, que fez uma divertida aparição no Tonight Show with Jay Leno em setembro trajando um vestido coberto com sushi e sashimi — como uma homenagem ao vestido de carne usado por Lady Gaga no VMA — poderá ser vista em breve nos cinemas no drama Drift ao lado de Jeremy Piven (Entourage), além de continuar na telinha com a quarta temporada de Private Practice.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

Drag Race! Confira a ordem de eliminação das queens da décima temporada.

O Mecanismo: Listamos que personagem representa uma personalidade na vida real na operação Lava Jato.

Precisamos falar sobre Credence, um dos personagens mais profundos que já foram criados por JK Rowling.