A eterna The Sopranos

Com toda a certeza, não deve ser legal morrer e ser lembrado apenas por um único personagem. Porém, não podemos negar que Tony Soprano foi um dos grandes feitos do ator James Gandolfini, morto na última quarta-feira (19). A televisão e o cinema ficaram mais tristes com esta lamentável perda, e o Box Fechado não poderia deixar de prestar uma homenagem ao protagonista de uma das séries mais importantes da última década: The Sopranos.

the sopranos

The Sopranos, que no Brasil recebeu o título de Família Soprano, estreou na HBO americana em janeiro de 1999, há 14 anos e meio. Parece muito tempo, visto que quem nasceu em 99 já é um adolescente agora. Mas, por conta de sua importância, sucesso e por ter durado seis temporadas, entre vários outros fatores, a série, hoje, ainda é lembrada e cultuada por milhares de fãs.

Eleita pela Writers Guild Of America (WGA), o sindicato dos roteiristas norte-americanos, como a série mais bem escrita de todos os tempos, The Sopranos também foi uma das produções com a maior audiência da TV a cabo americana, com números que nem Game of Thrones, a queridinha da HBO no momento, conseguiu bater. A trama gira em torno de Tony Soprano (Gandolfini, que estava no elenco da nova Criminal Justice), um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey, que passa a se consultar com a psiquiatra Dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco, Rizzoli & Isles) para tentar lidar com a vida na máfia e na família.

Rodeado pela esposa, Carmela (Edie Falco, Oz e Nurse Jackie) e pelos filhos Meadow (Jamie-Lynn Sigler, Entourage e Guys with Kids) e A.J. (Robert Iler, Law & Order), o mafioso também tem em seu convívio a mãe Livia (Nancy Marchand, Lou Grant). No início da história, Tony, que sofre de síndrome do pânico — daí o motivo de começar terapia com a Dra. Melfi -, é capo e torna-se chefe da família após a prisão de seu tio, Junior (Dominic Chianese, Damages e Boardwalk Empire), que chegou a planejar a morte do sobrinho.

Também na primeira temporada, somos expostos aos problemas conjugais de Tony e Carmela. Esta uma católica fervorosa que tem admiração e, ao mesmo tempo, temor pelo marido e se mostra claramente desconfortável diante da ligação dele com o crime organizado. Além disso, os filhos, antes alheios, passam a tomar cada vez mais conhecimento do envolvimento de Tony com a máfia. A partir destas tramas iniciais, toda a história de The Sopranos ganha vida. Foram seis temporadas, com 86 episódios surpreendentes.

Personagens também importantes foram: Christopher Moltisanti (Michael Imperioli, Life on Mars e Detroit 1–8–7), primo de Carmela e tratado também como um primo por Tony, torna-se capo da família; Paulie ‘Walnuts’ Gualtieri (Tony Sirico), respeitado por Tony e um dos homens da maior confiança de Christopher, sofre de transtorno obssessivo-compulsivo; Silvio Dante (Steven Van Zandt, Lilyhammer), braço direito e conselheiro de Tony; e Janice Soprano (Aida Turturro, The Wright Verdicts e ER), a dramática irmã de Tony, entre outros. Com participação fixa ou poucas aparições, uma coisa é certa: todos os personagens da série foram importantes à sua maneira.

Em 2006, a HBO anunciou o fim de The Sopranos e o último episódio da série foi exibido em junho de 2007, com um series finale que dividiu opiniões por deixar a história em aberto. Em oito anos, The Sopranos acumulou diversos prêmios, sendo cinco Globos de Ouro. Só James Gandolfini levou três Emmy para casa. Uma produção inteligente, com enredos bem elaborados, que deixou um legado de excelentes citações, como “A wrong decision is better than indecision” (Uma decisão errada é melhor do que a indecisão).

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Analisamos o feed de Instagram da dona do pop.

A poc de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!