A força de Viola Davis

Viola Davis

Nome inteiro: Viola Davis

Idade: 49 anos

Aniversário: 11 de agosto

Signo: Leão

Marido: Julius Tennon

Eleita: uma das 100 pessoas mais influentes do mundo — People Magazine 2012

Quem acompanhou as principais premiações cinematográficas dos últimos anos, sabe que Viola Davis foi um nome recorrente. Descoberta tardiamente pelos produtores, a atriz compensa agora todo o tempo em que permaneceu anônima em Hollywood. Estrelando How to Get Away With Murder e emendando um filme no outro, Viola finalmente demarcou seu território nas grandes produções e vem, cada vez mais, impressionando os críticos e o público!

Fences: MUSOS!

Durante sua dura infância em Rhode Island, Viola encontrou conforto em assistir filmes. O dinheiro era curto e as opções limitadas, mas ainda na escola, Viola descobriu seu amor pela atuação. Na Rhode Island College, Davis ganhou a sua licenciatura em teatro em 1988. O talento era tanto que no ano seguinte a moça já tinha conseguido uma vaga na Juilliard, renomada Escola de Artes Dramáticas em Nova York.

Ainda na Faculdade, Viola começou a fazer testes e conquistar seu espaço no teatro de Nova York. Pouco tempo depois, fez sua estreia na Broadway, na comédia de August Wilson, Seven Guitars, em 1996. A parceria deu tão certo que Viola voltou a trabalhar com Wilson em 2001, na produção Rei Hedley II, pelo qual ela ganhou seu primeiro Tony Award!

Na televisão, Davis estreou num drama médico chamado City of Angeles, em 2000. Foram diversas participações especiais, sendo uma das mais notáveis em Law & Order, quando interpretou uma serial killer. (Olha só, aprendendo como se livrar de um assassinato).

No teatro, nas séries e agora fazendo pontas em longas-metragens, Davis finalmente chamou a atenção dos críticos com seu papel em Antwone Fisher (2002). Ela tirou o máximo proveito de sua única cena no filme, como a mãe de um marinheiro conturbado (Derek Luke), recebendo elogios e até uma indicação ao Independent Spirit Award.

Viola e Octavia: The Help

Em 2008, a carreira de Davis começou a decolar. Sua performance em A dúvida mostrou que a moça tinha todo o talento necessário para papéis maiores, e que não se intimidava em contracenar com artistas consagrados. No filme, Davis interpretou a mãe de um menino que pode ter sido abusado sexualmente por um padre (interpretado por Philip Seymour Hoffman). Por seu trabalho, Davis recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

É por isso que eu faço o que eu faço, e é por isso que eu queria ser atriz desde os seis anos de idade. Se eu não puder efetivamente mover e tocar as pessoas, então eu prefiro não fazê-lo.”

Voltando aos palcos em 2010, Davis co-estrelou com Denzel Washington na peça Fences. O casal teve uma grande química juntos, criando um retrato crível e convincente de um casamento desfeito, que luta contra a infidelidade. Ambos, Davis e Washington, ganharam prêmios Tony por seu trabalho na produção!

Em 2011, Davis deu outra passada pelo cinema, dessa vez ao lado de Emma Stone, Octavia Spencer e Bryce Dallas Howard, na adaptação cinematográfica do livro best-seller The Help. O drama se passou em 1960 e abordou a divisão racial entre as donas de casa brancas e suas “criadas” afro-americanas, em uma cidade do sul dos EUA. Seu trabalho como a empregada Ailbileen Clark lhe rendeu diversos elogios da crítica, e pela primeira vez, o reconhecimento mundial.

Professora do ano?

Nos anos seguintes, Davis explorou outros gêneros cinematográficos, como a ficção cientifica Ender’s Game (todo mundo comete deslizes) e a biografia de James Brown, Get on Up (interpretou a mãe dele!).

O caminho não foi fácil, mas uma coisa é certa: levou-a a protagonizar How to Get Away with Murder! Agora, nos basta acompanhar o final dessa primeira temporada, escolher um dos alunos pra torcer e descobrir como a Professora Annalise Keating sairá desse inferno que ela mesma criou.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER