A Globo tem mitado e a gente nem percebeu

Emissora tem feito ações interativas com as redes sociais

Os grandes exemplos de ações transmídia geralmente acontecem lá fora. Por isso eu gosto de olhar com muito carinho para as iniciativas brasileiras. Depois do App, depois daquela campanha sensacional dos #noveleiros, a Globo tem feito outras apostas nas últimas semanas.

flashnaglobo

A Rede Globo parece que está acordando um pouco e percebendo que tem alguns programas que são específicos para nichos mais jovens. Só funcionam para o pessoal que está ligado nas interwebz, como é Malhação, sucesso com os novinhos e novinhas. Também é o caso da série do Flash e foi, nesta segunda feira, de Crepúsculo: Amanhecer Parte 1.

Por um bom tempo rolaram nas notícias de bastidores que hashtags são proibidas, que os nomes Twitter e Facebook estão banidos. Mesmo assim diversos programas, principalmente os matutinos, sempre contaram com a página do site totalmente integrada com o Twitter, funcionando como um live.

Ainda assim, quando estes programas subiram hashtags, foi por iniciativa do próprio público, até que alguns programas passaram a adotar. Talvez seja por isso que tenha sido um pouco surpreendente quando toda a divulgação de The Flash carrega a #FlashNaGlobo.

malhacao2

Mas, talvez, o grande case da emissora ainda seja Malhação. Tão criticada por muita gente, que vê as tramas como bobas, infantis e elenco ruim — mesmo sem assistir a novela — a atração tem índices interessantes para o horário e um público muito bem definido. O app é excelente e ajuda a promover toda a integração entre as plataformas sociais e a televisão, sem contar que diariamente temos que ver #perina lá no topo, resultado de um grande ship.

No dia 3, sexta-feira, mais uma amostra de que a emissora está de olho nesse fandom foi ao ar. Em concurso promovido no site da Malhação, os espectadores enviaram suas ideias para uma cena especial, que seria filmada e exibida apenas na web. O resultado foi melhor do que o esperado e a cena acabou indo ao ar.

Imagine as possibilidades! Abrir brechas para que os espectadores comandem uma novela, observar as movimentações de fandoms, com seus fanfics. Ponto para a Globo.

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER