A habilidosa Sandra Oh

sandra_oh_profile

Ficha Corrida

Nome completo: Sandra Miju Oh

Idade: 42 anos

Altura: 1,65m

Signo: Câncer

Estado civil: Divorciada

Fascínio: É apaixonada pela Espanha, especialmente pela cidade de Barcelona

Uma das filhas de Shonda

Essa semana o Box de Séries anunciou a saída da atriz Sandra Oh do elenco da renomada Grey’s Anatomy. E nada melhor acompanhar a trajetória dessa talentosa mulher que fez história na TV interpretando a médica mais carismática que o Seatle Grace podia ter.

Sandra nasceu no dia 20 de julho de 1971, na cidade de Ottawa, subúrbio de Nepean, no Canadá. Filha de Joon-soo, um empresário, e Young-nam, uma bioquímica. Ambos imigrantes coreanos, ainda tiveram dois filhos depois de Sandra.

Cristã convicta, seu interesse pelas artes começou bem cedo com o balé. E com dez anos de idade ela já participava de seu primeiro musical. Anos depois, já no ensino médio, Sandra tornou-se uma defensora do meio ambiente.

Liderou uma campanha contra o uso de copos de isopor, e dividiu seu tempo de ativista com o balé e aulas de flauta. Segundo a própria atriz “ela não era boa o suficiente para ser uma bailarina profissional”, então o seu interesse partiu para as artes cênicas.

sandra_oh_golden

Juntou-se ao clube de teatro da escola, e participou de vários jogos de improviso. No fim do colégio, Sandra recusou uma bolsa para cursar Jornalismo, para terror de seus pais. E foi para Montreal estudar teatro. Tudo deu muito certo e Sandra conseguiu se formar.

Logo de início marcou presença em várias produções de teatro, e fez participações significativas em filmes biográficos chinês-canadenses. Seu estrelato no Canadá veio com o filme Double Happiness, pelo qual ganhou o prêmio Genie de Melhor Atriz. Seus outros filmes canadenses incluem Long Life, Happiness & Prosperity e Last Night.

Seu rosto começou a ser mais conhecido pelos americanos nos filme Under the Tuscan Sun e Sideways, sendo esse segundo um dos melhores filmes que ela já fez, segundo a própria Sandra. Depois veio Dancing at the Blue Iguana, no qual ela interpretou uma stripper que escrevia poesias e teve de realizar dezenas coregrafias nuas, aguçando mais ainda a crítica do filme.

Na TV, seu papel mais conhecido é como a doutra Cristina Yang em Grey’s Anatomy. Sandra faturou o Globo de Ouro de 2005 de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance na série. A atriz também participou por seis temporadas da série da HBO Arli$$, e também recebeu dois prêmios por sua atuação como Rita Wu.

sandra_oh_elenco

Sandra coleciona participações em série, além de aparecer na série Popular, Sandra deu as caras em: Kung Fu: The Legend Continues, Judging Amy, Six Feet Under, e Odd Job Jack. Em 2006, ela co-estrelou o filme Night Listener, ao lado de Robin Williams e Toni Collette. Emprestou também sua voz a algumas animações, como ao desenho animado American Dragon. Em 2010, durante o hiato de Grey’s, Sandra atuou no drama britânico Thorne.

Sandra foi casada com o cineasta Alexander Payne, com quem mantinha um relacionamento a mais de sete anos, mas se divorciaram e não revelaram o real motivo. Sandra é um partidão. Pegava fácil.

O que nos resta é acompanhar como dona Shonda fará o desfecho dessa personagem que tanto fará falta. Mas tenho certeza que em breve Sandra está estampando as telinhas de novo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER