A importância das séries adolescentes nos anos 2000

Bug do milênio, ataque às torres gêmeas, pentacampeonato na Copa do Mundo, a explosão do pop, a morte de grandes nomes como Michael Jackson, a eleição do primeiro Presidente negro dos Estados Unidos. Esses assuntos são apenas alguns dos muitos que estiveram evidência na década passada, nos anos 2000.

Após o sucesso da nossa matéria sobre a importância das séries adolescentes nos anos 90, o Manual Prático dessa semana abordará a geração dos primeiros anos do século 21. As produções do gênero com um grande legado como base, ganharam novos ares e sempre acompanhando a evolução que o mundo passara.

Vamos conferir?

Gilmore Girls thumb

Gilmore Girls

A série sobre mãe e filha caiu no gosto do público logo de cara. A história das garotas Gilmore agradou principalmente ao público adolescente, a maioria feminino, com o sua mistura com drama e comédia, algo não tão comum entre as séries.

Outro fator que levou Gilmore Girls ao êxito foi a incrível relação entre Lorelai e Rory, que pareciam mais irmãs do que mãe e filha. O relacionamento era o grande diferencial do seriado, tanto que no momento quando as duas se rompem entre o final da quinta e meados da sexta temporada, o público não aceitou nenhum pouco a ideia.

A produção durou sete temporadas, e seu último ano, já exibido pela CW e não mais pela saudosa The WB, demonstrava sinais de desgaste. Apesar desse fator, Gilmore Girls possui uma legião bem fiéis de fãs até hoje.

Smallville cast

Smallville

Outra produção da The WB que caiu logo de cara no gosto do público foi a jornada de Clark Kent até se tornar o tão icônico heroi conhecido por todos. Smallville era uma série que tinha tudo para agradar apenas aos nerds de plantão, fãs do mundo das HQs, mas a história foi mais além.

Os primeiros anos da série conquistou a todos pela narrativa leve, e que mostrava que apesar de ter vindo de outro planeta, o jovem Clark Kent tinha os seus descobrimentos, sentimentos e vulnerabilidades como qualquer outro adolescente na sua idade. Esses aspectos mais humanos do garoto de aço foi um dos grandes motivos para a série manter um ritmo surpreendente até a metade de seu tempo de vida.

The-OC

The O.C.

No meio da ascensão da The WB em cada vez mais produzir séries adolescentes que caiam no gosto do público, a FOX após o fim do grande sucesso que foi Barrados No Baile, estava na hora de se aproximar novamente desse perfil de espectador. O resultado disso veio em 2003 quando estreou um dos maiores sucessos dos anos 2000.

The OC estreou em 2003 e não fui uma apenas uma produção qualquer. A série era ousada, abordando temas polêmicos durante os seus quatro anos de vida, como bissexualismo, vício de álcool e drogas, um outro lado jamais mostrado da alta sociedade californiana.

O termo amizade e companheirismo foi um dos destaques do seriado. Quem nunca quis fazer parte do quarteto formado por Ryan, Marissa, Seth e Summer? Apesar de tanta polêmica que The OC apresentava às vezes, os laços formados por seus protagonistas era algo intenso e mostrava o verdadeiro sentido de viver a vida ao máximo na adolescência. Saudades apenas define a série adorada por 9 em cada 10 jovens na época, e que já entrava em êxtase ao ouvir o emblemático “California, California…”

one-tree-hill

One Tree Hill

Enquanto a FOX apostava na vida dos jovens ricaços da California, a The WB estreava na mesma época uma trama adolescente que também prendeu o público. A bola da vez na humilde emissora foi One Tree Hill, que ficou nove temporadas no ar.

A saga do jovem Lucas Scott abordava a batalha de ego entre dois irmãos por parte de pai, mostrando também os bastidores de um time de basquete de colégio. Com um roteiro simples, a série tinha uma carga dramática bastante intensa, por conta da questão de paternidade como um dos principais fatores.

Para dar uma leveza nesse drama todo, é claro que não podia faltar romantismo na história. O triângulo amoroso entre Lucas, Peyton e Brooke e o romance de altos e baixos entre Nathan e Haley caiu no gosto do público, que torcia pelos personagens.

A série começou a sofrer grandes mudanças a partir de sua quinta temporada como um avanço no tempo, a saída do casal principal de protagonistas, mas mesmo a série se transformando meio que um drama adulto, permaneceu com seu público fiel que cresceu junto com os personagens, e caindo no gosto de novos adolescentes.

veronica-mars-500996d027e99

Veronica Mars

Além das tramas adolescentes, outro gênero que começou a ficar em ascensão nos anos 2000 foram as séries investigativas. E por que não juntar esses dois temas em evidência? O resultado resultou em outro grande sucesso da década passada, Veronica Mars.

A série durou apenas três temporadas, após a produção ter sofrido com a transição dos canais The WB e UPN para a The CW. O seu fim precoce causou uma ira tão grande entre seus fãs, que graças a eles através de uma petição a atração vai virar filme no ano que vem.

Malhação 2004

Malhação

Sim, já abordamos Malhação no post anterior, foi relatado a importância dela na TV brasileira e tudo mais. Porém, uma coisa não podemos negar que foi nos anos 2000 que a atração teve três de suas melhores temporadas.

Quem não sofreu com o tumultuado romance entre Pedro e Julia? Quem não torcia para que as coisas entre Nanda, Gui e Leo entrasse nos eixos, não importa com quem a mocinha ficasse no final? Quem não queria ir a um show da Vagabanda e encher a Miss Gari de socos?

Supernatural thumb

Supernatural

Não foi apenas de tramas comuns que o público adolescente curtiu na década passada. Uma das últimas produções da The WB antes da sua desastrosa fusão com a UPN foi Supernatural.

Como o título já diz, a série sobre o combate a seres sobrenaturais tinha um intuito de atingir um público mais adulto, porém foram os jovens, grande parte homens, que acabaram fazendo da série um dos últimos sucessos da extinta emissora.

Qual garoto nunca quis ter a mesma bravura, coragem, determinação dos irmãos Winchester? Qual garota que nunca teve vontade de apresentar um deles à sua família? Apesar de seus momentos de altos e baixos constantes, Supernatural continua firme e forte no ar, vendo sua audiência crescer novamente no último ano e sendo fenômeno na internet. Não é a toa que a saga de Dean e Sam está indo para sua nona temporada.

everybody-hates-chris-cast

Everybody Hates Chris

É claro que a comédia ia ter vez aqui, e uma das boas. Everybody Hates Chris pode não ter sido sinônimo de sucesso, ainda mais que grande parte de seu tempo de vida foi exibido pela The CW, mas conquistou os adolescentes de plantão.

A narrativa sobre a infância do comediante Chris Rock no Brooklyn fez com que muitos jovens se identificassem com suas respectivas épocas de pivetes. Outro fator que conquistou o público foi o seu humor negro e ácido, que é algo muito comum entre os adolescentes.

Apesar da história se passar em meados dos anos 80, muita gente que passou boa parte da infância nos anos 90 se identificou com a produção por conta do toque realista que ela tinha, típico de qualquer época que seja. Além disso, quem não tem uma mãe que nem a Rochelle? Quais ameaças dela são iguais as que você ouvia quando mais novo?

Gossip-Girl-01

Gossip Girl

Após um desastroso erro, o produtor Josh Schwartz viu sua grande obra prima The OC se afogar até o cancelamento. Com o fim da série não demorou muito tempo para ele criar uma nova trama juvenil, e o resultado veio no mesmo ano com o nascimento de Gossip Girl.

A série mostrava o cotidiano da elite de Nova York e que logo se tornou sucesso, criando tendência entre as garotas, além da sua linguagem moderna, se encaixando perfeitamente com a frenética evolução tecnológica graças a internet. O resultado não poderia ter sido outro.

Apesar da qualidade da série ter decaído ao decorrer dos anos, ela conseguiu manter o seu público fiel até o fim, e com certeza ela será sempre lembrada por eles.

Skins thumb s2

Skins

Não foi apenas os Estados Unidos que produziu grandes séries adolescentes na década passada. A Inglaterra marcou território também no assunto ao produzir o drama juvenil Skins, em 2007.

O seriado acompanhava a vida de adolescentes na terra da Rainha, em seus últimos tempos de colégio. A trama sempre abordava diversos temas polêmicos como, por exemplo, famílias disfuncionais, transtorno mental , distúrbios alimentares), sexualidade na adolescência, abuso de drogas e morte.

O diferencial de Skins é que ela tem uma pitada de Malhação no sentido da renovação de elenco. A série foi dividida em em gerações, cada uma com duas temporadas cada. Apesar dessa renovação, cá entre nós nenhum geração foi melhor do que a primeira.

Skins fez tanto sucesso que em 2011 a MTV fez questão de produzir a versão norte americana, que não é a mesma coisa.

greeks

Greek

Numa época onde as produções dos canais fechados ganhavam cada vez mais destaque, eis que em 2007 no canal ABC Family a estreia de Greek agita ainda mais o público jovem.

Uma trama que girava em torno de uma república universitária, da rotina das irmandades gregas existentes por lá, regrada a festas e muita curtição, você acha que não seria sucesso? Uma pena que tenha durado apenas quatro temporadas.

The-Big-Bang-Theory

The Big Bang Theory

E a cereja do bolo não podia ser melhor do que uma das maiores comédias da TV americana. A premiada série está rumo a sua sétima temporada com um histórico impecável.

A trama do quarteto de amigos nerds e da bela Penny arrasta multidões pelo mundo e um dos primeiros e ainda atuais públicos que a série conquistou logo de cara foi sem dúvida dos jovens.

A série faz tanto sucesso, que hoje em dia ser nerd é o que há.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER