A importância das séries adolescentes nos anos 90

Ah, os anos 90, grande década! Como se lembrar dos últimos anos do século XX? Diversos acontecimentos históricos no Brasil e no mundo, como o impeachment contra Fernando Collor, o plano Real, a ovelha Dolly, morte da Lady Di (a primeira, porque nossa grande musa do Box está bem viva), o tetra mundial, entre outros.

No entretenimento, os anos 90 também foram marcantes, tendo na música a explosão do grunge, a morte de Kurt Cobain, a geração pop, e por aí vai.

Como aqui não é um site de acontecimentos históricos em geral e sim sobre séries, por que não abordar um novo gênero de série na década de 90? O Manual Prático dessa semana vai exatamente falar de uma geração de adolescentes que marcou época, com o surgimento de produções do gênero.

Qual a importância dessas séries nos anos 90? É o que vamos descobrir agora!

ANOS_2

Anos Incríveis

A série surgiu no final dos anos 80 e foi ao ar até 1993, sendo uma das mais importantes do gênero. Apesar da história se ambientar entre as décadas de 60 e 70, a trama foi muito bem construída, abordando exatamente as experiências de um jovem quando entra na adolescência. As dúvidas, o primeiro amor, mudanças de pensamento, enfim, Anos Incríveis faz jus ao nome e é lembrada até hoje por ser uma das pioneiras.

barradosno_principal

Barrados no Baile

A série fez com que a temática juvenil explodisse no mundo todo e se tornasse popular. A história sobre um grupo de adolescentes da badalada Beverly Hills foi um sucesso tão grande que durou dez temporadas, encerrando-se em 2000.

Barrados no Baile criou tendência entre os jovens, as garotas queriam se vestir igual a Brenda, Kelly e Donna, enquanto os rapazes queriam ser estilosos que nem Brandon e Luke. Além de criar tendência, a série mostrou facetas bem realistas de estar na adolescência, com temas na época um tanto quanto polêmicos e que serviram para quebrar tabus, como gravidez na adolescência, o vício entre jovens, estupro. Com o certeza o CEP mais saudoso da California faz muita falta.

Melrose Place thumb

Melrose Place

Enquanto o CEP mais conhecido da California ganhava vida e fôlego, a FOX decidiu investir também em outra trama juvenil, mas algo mais maduro. Melrose Place, o condomínio mais agitado de Los Angeles, estreou em 1992 e durou ao todo sete temporadas.

A série tinha uma história complexa e bem envolvente, tendo ambição, sexo, traições e até mesmo assassinatos como grandes plots. Com esses elementos, a série conquistou o público, e durante muito tempo, ao lado de Barrados no Baile, foi a queridinha entre os adolescentes.

Confissões de Adolescente

Confissões de adolescente

No meio de uma explosão juvenil na TV mundial, por que não o Brasil também entrar na onda? Eis que surgiu o clássico Confissões de Adolescente, que se tornou um grande sucesso em sua primeira temporada, rendendo diversas reprises. Por mais que a série fosse protagonizada por quatro garotas, a trama agradou a todos sem exceção.

Com certeza a série agradou muito principalmente pela história ser cotidiana de jovens brasileiras, pois a realidade dos jovens no Brasil era totalmente diferente dos Estados Unidos. E os produtores fizeram questão de se atentar aos mínimos detalhes, que acabou resultando em uma das melhores produções que o nosso país já teve na TV.

Em breve esse quarteto estará de volta, mas como mães de quatro novas adolescentes na versão cinematográfica desse grande clássico.

Malhação 1995

Malhação

Com o sucesso de Confissões de Adolescente, nada melhor do que investir mais no gênero, e o tiro certeiro veio no ano seguinte, com a estreia de Malhação. A novela agradou ao público logo de cara, estando há quase vinte anos no ar, tendo diversas temporadas e personagens tendo passado por lá.

Malhação concluiu o incrível ciclo começado pela obra de Maria Mariana, se tornando uma febre mais alastrante entre os adolescentes. Nove entre 10 jovens assistia à produção e tinha muito orgulho de admitir que assistia. A história aborda diversos temas de forma bem profunda, e quando o formato estava prestes a desgastar, eis que os autores dão uma renovada em tudo no ano de 1999, dando uma nova cara à atração e trazendo com ela uma das melhores temporadas já existentes.

thumb_buffy2

Buffy, a Caça Vampiros

Quando as séries adolescentes estavam já em seu auge, por que não ousar e dar novos ares ao gênero? Em 1997 isso veio a acontecer, com a estreia de Buffy, a Caça Vampiros, que contava a história da jovem título da produção, tentando ter uma adolescência normal como qualquer outra garota. Como não podia ser perfeito, ela descobriu ser uma das escolhidas para lutar contra o mal, tendo um destino a cumprir: proteger o mundo de vampiros e monstros.

A série logo agradou à crítica e público, com seu jeito cult de ser, sendo nomeada a diversos prêmios e alavancando a audiência da saudosa The WB. No meio de uma trama sobrenatural, era óbvio que o lado adolescente normal de Buffy tinha que se aflorar e os produtores logo fizeram o favor de providenciar um par para a famosa caçadora. Para isso, a jovem foi se apaixonar pelo vampiro Angel, fazendo com que o relacionamento complicado entre eles fizessem dos personagens um dos casais mais emblemáticos na história dos seriados.

Dawsons-Creek

Dawson’s Creek

Em meio a luxúria de Barrados no Baile e de um embalo sobrenatural de Buffy, a Caça Vampiros, eis que em 1998 o brilhante Kevin Williamson (The Vampire Diaries e The Following) decidiu investir em uma história adolescente mais simples e cotidiana. Aí que nasce a épica Dawson’s Creek.

Com seis temporadas na bagagem, a série possuía diversos elementos, como as coisas simples da vida, a amizade e companheirismo, homossexualidade, transtornos bipolares como alguns dos principais pontos para atrair e conquistar o público. A produção quebrou diversos paradigmas, sendo uma delas que não é comum de acontecer como a de um jovem (Pacey) começa a se envolver com a ex-namorada (Joey) do seu melhor amigo (Dawson), mas que a amizade entre eles não acaba.

felicity

Felicity

Por que no meio disso tudo não abordar os dilemas de quando um adolescente termina o colégio rumo a Universidade? Nessa necessidade nasceu Felicity, que explorava exatamente esse tabu onde a personagem título encarava uma nova realidade ao entrar na faculdade e se mudar para outra cidade longe da família.

A série conquistou o público por conta de sua carga realista da transição da adolescência até a fase adulta, sendo o seu público-alvo principalmente garotas a partir dos seus 17 anos. Além disso, Felicity ficou marcada por conta de um dos mais emblemáticos triângulos amorosos da TV.

That70Show

That 70’s Show

E não foi só de dramas que os adolescentes ganharam espaço e vez na TV mundial, a comédia também fez muito bem o seu papel com a emblemática That 70’s Show. A série durou oito anos, girando sempre em torno da década de 70.

Apesar de seu clima retrô, a série mostrava como nossos pais viveram essa fase da vida deles também, adotando o clássico lema da época (sexo, drogas e rock n’ roll). Com esses elementos, a produção cativou o público, além de ser a grande porta de oportunidade principalmente aos astros Mila Kunis e Ashton Kutcher.

BH 90210

Com uma grande variedade de estilos, essas produções entraram para a história da década de 90 no mundo das séries. Por conta disso elas se tornaram tão essenciais que até hoje pelo menos uma delas são lembradas por 10 a cada 10 pessoas, além de serem modelos a diversas outras produções na década seguinte, mas isso será assunto para o futuro próximo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER