A inconfundível Laura Linney

Ficha Corrida

Nome completo: Laura Leggett Linney

Idade: 48 anos

Signo: Aquário

Altura: 1,70m

Estado civil: Casada

Odeia… tirar fotos

Já foi… professora de crianças surdas e autistas

Uma colecionadora de sucessos

Numa daquelas coincidências entre vida e arte, a mãe de Laura Linney, que nasceu na cidade de Nova Iorque, no dia 5 de fevereiro de 1964, era enfermeira em um hospital do câncer e hoje ela interpreta uma mulher que está lutando contra a doença em The Big C.

Mas se hoje a atriz pode usar a experiência da mãe em seu trabalho, foi por conta de seu pai, o dramaturgo Romulus Linney que Laura se interessou pela atuação. E ela foi fisgada completamente aos 14 anos quando passou todo o verão em um programa de teatro.

Assim, ela tratou de estudar e, quando saiu do colégio, formou-se em Artes na Universidade de Brown e, depois, foi para a renomada escola Julliard ter aulas de atuação.

Sua carreira em grande estilo, com uma ponta do filme de Susan Sarandon, O Óleo de Lorenzo, de 1992. Um ano depois, ela trabalharia com outro grande nome, Kevin Kline, na dramédia Dave — Presidente por Um Dia, e chegou a atenção em sua estreia na TV com a minissérie Tales of the City.

A década de 90 ainda lhe reservaria grandes produções no cinema, como Uma Virada do Destino, com Steve Martin; As Duas Face de um Crime com Richard Gere; Poder Absoluto com Clint Eastwood e O Show de Truman com Jim Carrey; e mais elogios da crítica com a continuação da minissérie More Tales of the City.

Mas foi no começo da década passada que Laura começou a colher os louros de suas boas atuações. Logo em 2000, ela foi indicada pela 1ª vez ao Oscar por sua atuação no filme Conte Comigo, que também lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Atualmente, a atriz já tem 3 indicações ao Oscar (Kinsey em 2005 e A Família Savage em 2008) e é uma colecionadora de Emmys (3) e Globo de Ouros (2), o último recebido exatamente por seu trabalho em The Big C.

As pessoas não sabem quem eu sou. Às vezes, elas acham que sou Helen Hunt, outras que sou Laura Dern.”

Sua lista de sucessos no cinema ainda inclui A Ultima Profecia, A vida de David Gale, Sobre Meninos e Lobos, Simplesmente Amor, O Exorcismo de Emily Rose e Diário de uma Babá.

Engana-se quem pensa que seu trabalho na dramédia da Showtime (e as minisséries citadas anteriormente) foi seu primeiro sucesso na TV. Em 2003, ela fez um arco de 6 episódios em Frasier, pelo qual recebeu um de seus Emmys. Além disso, ela estava no elenco do drama histórico da HBO, John Adams, em 2008, que lhe rendeu um de seus Globos de Ouro.

Laura também tem uma carreira bastante extensa no teatro, especialmente na Broadway, onde já participou de, pelo menos, 7 espetáculos de renome. Ah, claro… Por lá, ela também teve seu talento reconhecido e já acumula três indicações ao Tony.

Se na vida profissional, Laura não para, na pessoal, a coisa é bem diferente. A atriz é conhecida por manter relacionamentos duradouros… Entre 1995 e 2000, ela foi casada com o ator David Adkins e, então, namorou com Eric Stoltz (Caprica) por cerca de um ano. Em 2007, ela ficou noiva do agente imobiliário Marc Schauer. Os dois se casaram em 2009.

E se você já está com saudades dessa grande atriz, pode comemorar: a nova temporada de The Big C começa nesta domingo, 8 de abril.

Alguém duvida que será mais uma performance digna de prêmio?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER