A inspiração da vingança de Emily Thorne

Já dizia o Seu Madruga que “a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”, mas Amanda Clarke não acredita nessa regra.

Revenge season 2 cast poster 2

Revenge — como o nome sugere — é puramente uma história de vingança. David Clarke, preso injustamente por terrorismo, tem uma chance de dar o troco em quem lhe causou sofrimento através da filha.

Mas a vingança de Emily Thorne não é algo inédito. Não, não é de Avenida Brasil que irei falar.

Na sua concepção, Revenge mergulhou na literatura para arquitetar a trajetória de Amanda Clarke contra os Graysons. A inspiração veio do clássico do século XIX O Conde de Monte Cristo, e muito foi usado do romance na série. Seu autor é o francês Alexandre Dumas, também conhecido pelo célebre Os Três Mosqueteiros. A obra foi publicada em capítulos separados num jornal francês.

Na trama, acusado e vingador se somam na pessoa do marinheiro Edmond Dantes, um jovem honesto que foi acusado injustamente por causa de uma armação feita por Fernand Mondego e Danglars, em parceria com o Juiz de Villefort. O primeiro queria tomar dele sua amada, Mercedés, e o segundo desejava o seu posto.

Durante sua estadia na prisão, Edmond faz amizade com o abade Faria, um clérigo que lhe instrui e alimenta o sentimento de vingança no rapaz. Com a morte de Faria, Edmond planeja e realiza sua fuga, e adquire uma fortuna misteriosa.

Nesse processo de enriquecimento e planejamento da vingança, Edmond Dantés muda de identidade, se tornando no Conde de Monte Cristo. Durante dez anos, ele aprende cada detalhe da vida dos responsáveis pela sua prisão e reúne um grupo de pessoas que lhe devem favores para pôr em prática o que planejou.

E chega a hora da ação! O Conde de Monte Cristo se insere na sociedade parisiense através da amizade que estabelece com o filho do Conde de Morcerf, que é nada mais nada menos que Fernand Mondego, que se casou com Mercedés, a ex-noiva de Edmond. Daí talvez seja o melhor paralelo com o clã Grayson. Assim como o Conde de Monte Cristo, Emily se envolve com Daniel e começa a destruição da família por dentro, causando divisão e ruína.

Red Sharpie

Para, por fim, aplicar os castigos preparados para cada um, Edmond Dantés também utiliza outros disfarces, como o abade Busoni e o Lorde Wilmore. O primeiro a cair foi Fernand Mondego que, acusado de traição, se suicida após ser abandonado pela família. Ao juiz de Villefort, o Conde de Monte Cristo apresentou um filho indesejado que o juiz tinha enterrado vivo. Em um tribunal, Benedetto sob a identidade de Cavalcanti revela que é filho de Villefort e faz o juiz enlouquecer. E por último Danglars, agora banqueiro, entra em falência e foge para Roma. Aprisionado, ele é perdoado por Edmond.

Durante todo o processo — desde o planejamento até a ação — O Conde de Monte Cristo revê sua vingança e pensa em perdoar seus antigos inimigos, mas, assim como Emily Thorne, a dor é maior que a moral, tornando às vezes suas ações questionáveis e até mesmo condenáveis. Quando consegue saciar sua vingança, Edmond revela sua identidade ao pé do ouvido de cada inimigo.

No fim, Dantés deixa seus bens para um casal amigo e embarca num navio com seu novo amor, Haydeé. Mesmo com alguns erros no percurso, Emily certamente terá o que precisa, e fará de tudo para conseguir, mas será que no final de tudo, Amanda seguirá sua vida com seu verdadeiro amor? Aiden ou Jack?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER