A misteriosa Archie Panjabi

Ficha Corrida

Nome completo: Archana Panjabi

Idade: 40 anos

Altura: 1,60m

Signo: Gêmeos

Estado civil: Casada

Prêmio: Em 2007, recebeu o prêmio Revelação no Festival de Cannes

Parte indiana, totalmente talentosa

Archie nasceu na cidade de Edgware, próxima a Londres, na Inglaterra, no dia 31 de maio de 1972, filha dos indianos Govind e Padma Panjabi, ambos professores. Ela passou parte de sua infância em Bombaim, na Índia, e tem muito orgulho de sua herança cultural, proclamando-se parte indiana e parte inglesa.

Apesar de afirmar que sempre quis se tornar atriz, quando foi para faculdade, ela escolheu algo mais conservador — talvez para agradar seus pais que não queriam que ela seguisse tal carreira — e se formou em Administração em 1996, na Universidade de Brunel, em Londres, dois anos depois de ter feito sua estreia na TV com a minissérie Siren Spirits.

Com uma grande facilidade para imitar sotaques, ela praticamente nunca soou nos filmes e na TV como é na vida real. Depois de alguns trabalhos desconhecidos, Archie fez sua estreia no cinema com a comédia britânica East is East, que recebeu 4 indicações ao BAFTA, o Oscar daquelas bandas.

Ela continuou, então, dividindo-se entre trabalhos na TV e no cinema, até que chamou a atenção de Hollywood com Driblando o Destino, em 2002, no qual contracenou com outra atriz de origem indiana que faz sucesso na TV, Parminder Nagra, que já trabalhou em Plantão Médico e, recentemente, fez parte do elenco de Alcatraz.

Uma curiosidade da carreira de Archie é que ela já fez parte da família Sharma antes de sua personagem em The Good Wife. Em 2004, ela viveu Megan Sharma, na série da BBC, Sea of Souls.

Eu amo papéis que me transformam.”

Nos anos seguintes, ela conquistou papéis pequenos em grandes filmes. Em 2005, apareceu ao lado de Ralph Fiennes no filme do brasileiro Fernando Meirelles, O Jardineiro Fiel; em 2006, contracenou com Russell Crowe em Um Bom Ano, filme de Ridley Scott; e em 2007, ela apareceu ao lado de Angelina Jolie em O Preço da Coragem.

A atriz, que também apareceu na série Life on Mars, que ganhou um remake nos Estados Unidos, já trabalhou como dubladora, emprestando sua voz para vários personagens da animação infantil Postman Pat e para o game Dead Space: Extraction.

Em 2009, ela interpretou uma agente do Serviço Secreto britânico no filme francês Espion(s), mesmo ano em que assumiu o posto de Kalinda Sharma, a misteriosa detetive da Lockhart/Gardner em The Good Wife. Pelo papel, Archie recebeu o Emmy de melhor atriz coadjuvante em 2010 e foi indicada novamente no ano seguinte.

Mas se você pensa que um papel de destaque em uma série premiada da TV americana era suficiente para Archie, está enganado. A atriz conseguiu tempo para atuar em The Fall, da BBC 2, série de 5 episódios que será estrelada por Gillian Anderson, a Scully de Arquivo X.

Tão misteriosa quanto sua personagem na TV, sobre sua vida pessoal, só sabemos que, aos 26 anos, ela se casou com Rajesh Nihalani, um alfaiate. Ela é também uma defensora dos direitos das mulheres, juntou-se a Organização Mundial de Saúde para erradicar a polio, desfilou em um evento que visava conscientizar as pessoas sobre problemas no coração e já foi até a Universidade de Harvard falar sobre sua experiência como atriz.

E a gente deseja que ela tenha cada vez mais histórias para contar!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER