A mitológica trilha sonora de Arquivo X

Essa semana uma das séries mais famosas completa 20 anos de sua estreia: The X-Files ou Arquivo X. E a Trilha Sonora do Box de Séries não poderia ficar de fora da comemoração.

Arquivo X é daquele tipo de série que tem sua própria mitologia e um universo completamente peculiar. E sua trilha sonora não fica para trás. Cheia de rock em seus múltiplos subgêneros, as nove temporada da série tiveram vários momentos embalados pelo som de uma boa guitarra. Mas o rock não foi exclusividade. Algumas composições dos anos 50 e 60 também fizeram parte da soundtrack da atração.

Agora, coloque seu fone de ouvido e vem conferir algumas músicas que tocaram em Arquivo X!

All Along The Watchtower — Jimi Hendrix

A música toca no episódio Beyond The Sea, que também é intitulada sob inspiração de uma canção (composição de Bobby Darin, de 1959). Scully é posta frente ao seu ceticismo para encarar a morte de seu pai. A canção original de 1967, na voz de Bob Dylan, ganhou uma nova identidade com Hendrix. Entrou na lista das 500 melhores canções de todos os tempos da Billboard na 47ª posição.

Radar Love — Golden Earring

A canção fez parte da trilha Sonora do episódio Gender Bender, na primeira temporada. A dupla de agentes Scully e Mulder lida com uma série de assassinatos misteriosos que têm ligação com uma ramificação do grupo religiosos Amish, os Kindred. Radar Love fala de um homem apaixonado por um carro, e que se comunica com o automóvel por meio de cartas e telefonemas.

Come Out and Play — The Offspring

A canção da conhecida banda de punk rock The Offspring foi tocada no primeiro episódio da segunda temporada, The Little Green Men. Nele, Mulder consegue evidências da existência de vida extraterrestre, porém alguns acontecimentos o afasta das provas. Come Out and Play foi um dos sucessos instantâneos de The Offspring, em 1994.

The Night Chicago Died — Paper Lace

Um dos sucessos do grupo britânico Paper Lace, The Night Chicago Died fala de uma luta ficcional entre a gangue de Al Capone e a polícia de Chicago. Foi tocada no episódio Die Hand Die Verletzt, na segunda temporada, quando Scully e Mulder investigam casos estranhos relacionados com magia negra em uma escola em New Hampshire.

Hey Man, Nice Shot — Filter

A música, que é inspirada no suicídio do tesoureiro estadual da Pensilvânia R. Budd Dwyer, faz parte da trilha sonora de D.P.O, da terceira temporada de Arquivo X. No episódio, Mulder investiga mortes numa cidade de Oklahoma, causadas por um raio. Embora tenha sido escrita em 1991, a canção é comumente relacionada, e até mesmo popularizada, pela morte de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, que aconteceu em 1994.

Wonderful, Wonderful — Kenny James

Embora tenha uma melodia suave e letra doce, Wonderful, Wonderful! foi usada em um episódio muito assustador. Em Home, a dupla de agentes investiga a morte de uma criança com distúrbios congênitos, que os leva a uma família com mutações genéticas. Um episódio cheio de bizarrices! Os escritores Glen Morgan e James Wong justificaram a escolha da música por ser maravilhosa e assustadora ao mesmo tempo. Vai entender… É um dos melhores episódios na opinião de Gillian Anderson.

Theme from Shaft — Isaac Hayes

A música foi escrita para o filme Shaft — Máfia em Nova Iorque (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Canção Original. Em Arquivo X foi usada no episódio Bad Blood. Nele, Mulder assassina um menino erroneamente achando que ele era um vampiro. É um episódio cômico da série, mostrando Scully e Mulder contando o mesmo fato sob perspectivas diferentes.

Only Happy When It Rain — Garbage

Segundo a banda Americana de rock alternativo Garbage, a música fala de pessoas que curtem viver no lado obscuro da vida. E não é que se encaixa com Terms of Endearment? No episódio da sexta temporada, Mulder e Scully investigam uma mãe que assassinou seu feto, no entanto descobrem que o pai da criança morta tem um lado obscuro. Uma célebre mistura entre O Bebê de Rosemary (Roman Polanski) e Suspeita (Alfred Hitchcock).

The Sky is Broken — Moby

A música foi usada no episódio All Things, que foi dirigido pela atriz Gillian Anderson. Nele, Scully encontra coincidentemente com um antigo professor da faculdade com quem ela teve um caso. Esse fato a faz refletir sobre a vida que poderia ter tido, e sobre seu futuro.

Bad Boys — Inner Cicle

Usando uma tática similar à série Cops, X-Cops utiliza uma câmera comum para filmar a rotina de um policial, quando recebe uma chamada dizendo ter um monstro atacando. E ai o universo de COPS e Arquivo X se cruzam. Enquanto Mulder aproveita a câmera para se promover, Scully se sente incomodada. Bad Boys, da banda de reggae Inner Cicle, é nada mais nada menos que o tema de abertura de COPS, que é utilizada na trilha sonora do episódio.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER